PROJETO P.R.O.V.E.R.D.E.S

MÓDULO 14: Conclusão

Porque implantar uma célula ecológica do sistema S (parceria entre Sebrae, Sesc, Senai, Sesi, Sest, Senat, Senac )?

1- Todos os projetos que essas organizações do sistema S já realizam na área de sustentabilidade socioambiental podem ser realizados a partir de alguns imóveis pré-existentes, estratégica e tradicionalmente posicionados na Serra da Cantareira, adaptados e compatibilizados criteriosamente para a preservação do bioma e ecossistema local, atendendo a população da Zona Norte de São Paulo (que só possui o Sesc Santana atualmente), de Mairiporã e cidades do entorno, funcionando como células multiplicadoras da ecoeducação e permacultura.

2- Implantação da primeira unidade distribuída em módulos independentes e permeados por outros empreendimentos e em parceria com todas as demais organizações do sistema S.

4- Amplas áreas cultiváveis, ar mais puro e água fornecida pelos lençóis freáticos da região, garantindo maior qualidade de vida por parte dos frequentadores.

5- Possibilidade de parceria com empresas, clubes e ONGs locais para aproveitamento de infra já existente criando estruturas anexas e conexões que fortaleçam a preservação da saúde socioambiental, desenvolvendo projetos personalizados de adaptação e adequação, com a contrapartida da abertura desses espaços para matriculados e sorteados do sistema S.

6- A sede principal do Sesc Cantareira pode ser uma chácara com espaço e infraestrutura maiores que a já utilizada pelo Sesc de Santo André por exemplo.

7- Capacidade que o maior Sesc já existente hoje possui, o Sesc Cantareira passa.

8- A região vem sofrendo com turismo predatório, queimadas, abandono de animais, e problemas de segurança causados pela falta de fiscalização e investimentos por parte da prefeitura, tentativas de mobilização entre os moradores resultaram em uma associação que merece ser retomada: http://amcorem.blogspot.com/

9- Reativação do posto policial para fiscalização, com investimento em equipamento de bases de transição de monitoramento socioambiental.

10- Criação de uma rota ecológica entre as cidades entre as capitais do estado de São Paulo até a capital do estado de Minas.

Esse projeto em contante aprimoramento visa orientar e criar ações que contribuam, prioritariamente, para a redução dos impactos negativos no meio ambiente e na sociedade, relacionados à operacionalização das entidades do sistema S e demais organizações interessadas ajudando a recuperar e manter uma área serrana de grande importância nacional e socioabiental, podendo servir como modelo para expansão em outras áreas dentro e fora do país.