Estágio de vivências editoriais

Olá amizades, depois que houver vacina e imunização em massa. Estamos considerando abrir um estágio de vivências editoriais aqui na monstro dos mares. Abro este tópico exclusivo no We para coletar ideias das amizades sobre este tema. A ideia é pensar um programa de aproximadamente 4 dias, para pegar um feriadão ou coisa do gênero e poder receber pessoas que desejam aprender os processos de fazer livros em casa. Quem tiver ideias e sugestões para compartilhar aqui. Valeu
 

Maravilhosa ideia! Vou jogar aqui alguns dos temas que me parecem mais complexos e/ou centrais de entender momento, tipo pontapé inicial pra um roteiro. Tem alguma ideia de roteiro já?

  • Como piratear um texto: se tenho aqui um livro físico com um trecho artigo capítulo ou até o livro inteiro que gostaria muito fazer editável, diagramável e zineficável; quais são os passos? Especialmente como passar de um scan pra um ODT ou semelhante editável, tipo uma intro ao mundo de OCR
  • Qual o equilíbrio entre complexidade de software e resultado editorial: Libreoffice dá conta de um material mais extenso? Scribus é complexo emais para diagramar um ensaio de 8 páginas?
  • A questão da impressão: Que tipos/modelos/tintas são mais interessantes? Por quê? Como cuidar e dar manutenção
  • A questão da montagem: Quais técnicas, táticas, gambiarras e truques são usados pra fazer as montagens e encadernações? Tanto grampo quanto lombada quadrada.

Por hora é isso! Ósculos e amplexos

 
 

Essa questão de aquisição do texto é realmente bem interessante, vai levar uma tarde inteira de tanto macete que tem. hahahaha.

 
   

Quão bem o Libreoffice lida com materiais mais substanciais em termos de compensação entre a complexidade do software e o resultado editorial? Um ensaio padrão de 8 páginas não pode ser formatado com o Scribus funny shooter 2.