Conteúdo de Agosto de 2013

Riseup e o fechamento recente de provedores de email

Nós recebemos os seus emails fazendo boas perguntas à respeito das notícias da semana passada sobre o fechamento de Lavabit e SilentCircle. Nós gostaríamos de dizer claramente que o Riseup nunca deu nenhuma informação das pessoas que usam nossos serviços a terceiros. Nós nunca permitimos a instalação de qualquer hardware ou software de monitoramento em nenhum sistema que controlamos.

Faremos tudo em nosso poder para proteger os dados de movimentos sociais e ativistas, menos períodos longos de prisão. Nós preferimos desligar tudo à nos submetermos a vigilância repressiva de nosso governo, ou de qualquer governo. Estamos fazendo tudo que podemos, o mais rápido possível, para forjar opções que impediriam termos fechar, caso nos depararmos com essa decisão. Em cooperação com outros grupos estamos trabalhando duro para desenvolver e implantar uma nova infra-estrutura radical que nos permitiria prover emails de uma forma que é mil vezes mais segura e que nos impediria de ter acesso aos dados de qualquer pessoa que usa nossos serviços. Temos trabalhado nisso por mais de um ano, mas ainda temos muito o que fazer antes de tudo estar finalizado.

Perguntas e Respostas sobre Riseup e governos

Espaço para a dissidência

É um erro enquadrar as revelações sobre a vigilância em massa dos EUA e da Europa em termos de privacidade de indivíduos. O que está em jogo não é a privacidade de forma alguma, mas o poder do estado sobre seus cidadãos.

A vigilância, em sua raíz, é uma forma altamente eficiente de controle social. Saber estar sempre sob vigilância muda nosso comportamento e reprime a dissidência. A inabilidade de nos associarmos em segredo significa que não há possibilidade alguma de livre-associação. A inabilidade de sussurrar significa que nenhuma expressão é livre de coerção, real ou implícita. Mais profundamente a vigilância generalizada ameaça eliminar o elemento mais vital de ambos a democracia e de movimentos sociais: o espaço mental para a formação de idéias dissidentes e impopulares.

Muitos comentaristas, incluindo o próprio Edward Snowden, têm notados que esse programas de vigilância representam uma ameaça a democracia. Isso subestima o problema. Os programas de vigilância universal em vigor atualmente não são simplesmente uma ameaça potencial, eles certamente destruirão a democracia se não forem controlados. A democracia, mesmo a sombra de democracia que praticamos atualmente, está alicerçada sobre a fundação de livre-associação, liberdade de expressão e dissidência. A conseqüência do poder coercitivo da vigilância é subverter essa fundação e minar tudo o que alicerça a democracia.

Dentro dos movimentos social há a tentação de dizer que nada mudou. Afinal os governos sempre submeteram os movimentos sociais a vigilância e a ruptura, especialmente os bem sucedidos.

Mas esta vigilância nova é diferente. O que o governo dos EUA e seus aliados europeus construíram é uma infra-estrutura perfeita de controle social. Ao automatizar o processo de vigilância eles criaram a habilidade de adentrar a vida de todos sem esforço algum, o tempo todo, criando assim um sistema com potencial sem precedentes para controlar como nos comportamos e pensamos.

É verdade que essa infra-estrutura não é usada atualmente desta forma, mas é uma caixa de ferramentas que pode ser facilmente utilizada para fins autoritários.

Aqueles que imaginam que um governo pode ser confiado a se policiar quando dados o poder avassalador de olhar o funcionamento interno da vida cotidiana estão apostando o futuro na habilidade de um governo secreto de mostrar comedimento no uso de seu poder sempre em expansão. Se a história nos mostrou algo é que os poderosos sempre utilizarão todo o seu poder a não ser que sejam forçados a parar.

Então como exatamente estamos planejando pará-los? Nós apoiamos as pessoas que estão lutando dentro do sistemas legal ou utilizando pressão política, mas nós sentimos que a nossa melhor esperança de parar a tecnologia de vigilância é a tecnologia de criptografia. Por que? Porque as forças que criaram esse bravo mundo novo provavelmente não serão extirpadas antes que seja tarde demais para pararmos o avanço da vigilância.

Infelizmente, a maioria da tecnologia de criptografia é contra producente. Muitas pessoas estão instigando o uso de tecnologias proprietárias, que se baseiam em uma autoridade central, ou que é irremediavelmente difícil para o pessoa comum. A única tecnologia que tem uma chance de resistir a vigilância será livre, federada e incrivelmente fácil de usar. A longo prazo ferramentas peer-to-peer decentralizadas podem satisfazer esses critérios, mas num futuro próximo essas ferramentas não terão os recursos ou a usabilidade aos quais a pessoas se acostumaram.

Nos próximos meses os pássaros do Riseup planejam começar a implementação de serviços radicalmente novos, começando com internet criptografada, e-mail criptografado e chat criptografado. Esses serviços serão baseados 100% em software livre e protocolos abertos, serão fáceis de usar e irão proteger os seus dados de todo mundo, inclusive do Riseup. Esta é uma grande empreitada, feita em conjunto ao longo do último ano com várias outras organizações, e só vai dar certo com o seu apoio. Precisamos de programadores, especialmente aqueles com experiência em Python, C, Ruby, e de desenvolvimento em Android, e administradores interessados em iniciar seus próprios provedores de serviços seguros.

Nós também precisamos de dinheiro. Doações de nossos incríveis usuários e usuárias nos mantêm funcionando em nossa infra-estrutura atual. Mas, a fim de ser capaz de mudar para uma nova geração de tecnologia de comunicação verdadeiramente segura e fácil de usar, vamos precisar de muito mais dinheiro do que os nossos usuários são capazes de doar. Se você tem bolsos profundos e um interesse na construção dessa nova geração de comunicação, então vamos conversar. Se você tem amigos ou familiares que se preocupam com o futuro da democracia e quem tem bolsos profundos, precisamos ouvi-los também.

No Riseup nós temos sentido nos últimos anos que a janela de oportunidade para combater o ascenso da vigilância universal está lentamente se fechando. Agora é a nossa chance de estabelecer uma nova realidade aonde um número massivo de pessoas usa criptografia diariamente.

Se você tem a habilidade ou o dinheiro agora é a hora de de ajudar a realização desse projeto.
Por favor entre em contato com waxwing@riseup.net.