Sinopse:
Londres, dezembro de 1851, numa casa em Chelsea às margens do Tâmisa, morria Joseph Mallard Willian Turner aos 76 anos de idade, o pintor britânico mais famoso de sua época… assim começa este filme extraordinário de Alain Jaubert baseado na vida e obra do pintor. Nascido em 1775 no seio de uma família humilde, nunca poderia ter aspirado a muito não fosse seu indiscutível talento. Foi um pintor precoce e aos 13 anos fazia esboços dos edifícios para os arquitetos da cidade. Seu talento singular para o desenho fez com que fosse aceito aos 14 anos nos cursos da Royal Academy of Art.

Desde o início trabalha com aquarelas, inventando novas técnicas até conseguir dar mais expressividade aos quadros. Sobressai-se tanto neste estilo que logo fez a aquarela, até então considerada um gênero menor, alcançar a importância das pinturas a óleo. Viaja pela Europa buscando inspiração, era fundamentalmente um paisagista.

Seus últimos trabalhos são imagens de incompletude, de dissolução de formas, intrigantes, a busca pelo abstrato lírico que continuam sendo um mistério até hoje. Um crítico escreveu: “O artista se apraz no caos, no momento em que as águas foram separadas da terra e a luz da escuridão, quando nenhuma pessoa vivia, nenhuma árvore dava frutos na face da Terra. Tudo é sem forma e vazio.” Suas paisagens eram imagens do Nada, mas um Nada verdadeiro.

Informações sobre o filme

Gênero: Documentário
Diretor: Alain Jaubert
Duração: 54 minutos
Ano de Lançamento: 2010
País de Origem: França
Idioma do Áudio: Francês

Download Torrent

agradecimentos: Xara
Fonte: makingoff.org