texto em inglês: communitywiki.org/DoOcracy

Fazer(o)cracia

Uma fazer-cracia (em inglês, do-cracy) é uma estrutura organizacional na qual indivíduos escolhem funções e tarefas para si mesmos e executam-nas. As responsabilidades se vinculam à pessoa que faz o trabalho, ao invés de aos oficiais eleitos ou selecionados.

O termo é popular entre os libertários aficionados por gerência e os participantes do BurningMan (festa de música eletrônica nos EUA). Ele também possui uma natureza Zen que pode ser muito difícil para algumas pessoas compreenderem. “Por que o Leão é quem posta tantas boas ideias na CommunityWiki?” “Porque o Leão posta boas ideias na CommunityWiki.” Fazer uma tarefa é em si mesmo uma justificação para você ser a pessoa que realiza aquele trabalho.

Um exemplo de fazerocracia: 30 pessoas querem ir ao Burning Man e acampar lá juntas. Maria pergunta na lista de email, “E se a gente organizasse uma vaquinha para a comida e assim cozinhamos e comemos junto?” Outras respondem, “Claro, quero fazer parte,” ou “Posso fazer um bolo na sexta de noite.” (Ou, mais comumente, ninguém responde!) Em breve, Maria estará ligando para os amigos que vão acampar para emprestar potes, panelas, utensílios, postará semanalmente os menus na lista de email, comparará as diferentes restrições alimentares das pessoas, coletará dinheiro para a comida, e organizará idas ao mercado para comprar os suprimentos. No acampamento, ela colará folhas para que as pessoas se voluntariem para os trabalhos de cozinha e limpeza, responderá perguntas, e irá se enfiando onde outras pessoas não podem fazer (ou não estão fazendo) seus turnos.

Um novo acampante pode resmungar, “Credo, por que a Maria tem que decidir o que todo mundo come e quando tem que trabalhar? Quem disse que ela manda?” Pessoas mais velhas e sábias dirão, “Isso é uma fazerocracia. Se você acha que pode fazer o trabalho de Maria, e você quer fazê-lo, então vai lá e faz. Provavelmente ela ficará aliviada. Se não quer, então não seja um idiota e pare de fazer alarde, senão ela deixará de trabalhar tão duro e nós não teremos mais o que comer!”

Um segundo exemplo: numa corporação de tamanho médio, o grupo de TI se tornou rígido e indiferente às necessidades dos seus usuários. Requisições vindas de outras partes da empresa pedindo software ou hardware são cumpridas com atitudes condescendentes, procedimentos super formais, possibilidade de estorno, orçamento excessivo e longos atrasos.

Enquanto isso, uma dupla de designers gráficos no departamento de marketing aprendem por conta própria PHP durante um final de semana para poder colocar no ar o site de enquetes de um cliente na segunda de manhã (um trabalho que a TI disse que faria em 14 meses). Em breve, outras pessoas do departamento de marketing estarão pedindo às designers aplicativos web para compartilhar ideias com os clientes, controlar horas dos contratantes, e organizar o campeonato de futebol da empresa. A notícia se espalha: “aquelas minas que se vestem de preto no Marketing” farão todo tipo de aplicativos web pra quem estiver precisando. O gerente dos designers contrata outro “designer” para lidar com o aumento do número de pedidos.

As coisas vêm a tona quando um dos maravilhosos projetos de 36 meses da TI é cancelado porque “o aplicativo que a galera do Marketing fez está bom o suficiente.” O departamento de TI lança um decreto no email da companhia dizendo que softwares “piratas” “não terão suporte” da equipe de TI e que eles são uma forma inapropriada de usar a propriedade da empresa (a rede). Numa reunião executiva, o gerente decide separar “as minas do Marketing” e formar uma nova “força tarefa experimental para aplicativos”, relegando a IT à manutenção de rede e suporte de mesa.

Condições necessárias

A fazerocracia aparece espontaneamente em grupos onde:

Contraste

Democracia. Numa democracia, todo mundo tem algo a dizer sobre o que for feito. Numa fazerocracia, todo mundo realiza os trabalhos que acha que precisam ser feitos sem que ninguém precise dar pitaco (mas pode dar).

Meritocracia. Numa meritocracia, as pessoas mais qualificadas são selecionadas para fazer um trabalho. Numa fazerocracia, quem quer que faça o trabalho, faz o trabalho, não importando o quão qualificada ela seja.

Perigos

Exemplos

Software de Código Aberto. Tipicamente, os grupos de Código Aberto se importam menos com qualificações, idade, e localização, e mais com quanto e qual a qualidade do trabalho que as pessoas produzem.

IETF. Os padrões da internet são escritos por… pelas pessoas que escrevem os padrões. Uma das mais famosas citações sobre a internet é de David Clark: “Nós recusamos os reis, presidentes, e as votações. Acreditamos no consenso e em rodar os códigos”.

A BitchunSociety? de CoryDoctorow?’s DownAndOutInTheMagicKingdom. Provavelmente uma forma extrema de fazerocracia.
Wiki.