É uma terapia criada nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista.

A terapia floral pretende contribuir para o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o stress, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.

Dr. Edward Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula.

Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor.

E o seu conceito de saúde seria: harmonia, integração, individualidade e integridade.

O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratariam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.

O uso de flores e plantas no tratamento humano é muito antigo. Pesquisas indicam que as flores já eram utilizadas com este objetivo antes de Cristo. Os aborígines australianos comiam a flor inteira para obter os seus efeitos, e tanto os egípcios, como os africanos e os malaios já faziam uso delas para tratar dos desequilíbrios emocionais. Há registros de que no século XVI Paracelso já utilizava as essências florais para tratar de desequilíbrios emocionais em seus pacientes. No entanto, a utilização de essências florais ultradiluídas foi introduzida por Bach.

Para o Dr. Edward Bach, deve ser tratada a personalidade da pessoa e não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do SA Terapia Floral – assim como a Homeopatia, a Acupunctura, a Cromoterapia, o Shiatsu, a Aromaterapia, a Crístaloterapia e outras – faz parte do que se conhece como Terapias Vibracionais, que buscam actuar em todas as dimensões do Ser.

A Terapia Floral é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o Corpo Físico, mas também campos energéticos subtis simultâneos a este corpo, conhecidos como Corpo Emocional, Corpo Astral, Corpo Etérico, Corpo Mental, Corpo Espiritual e para Além destes. Aqui o ser humano é visto de forma integral nos seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual, interligados e interdependentes, funcionando como um sistema onde o desequilíbrio de um dos aspectos afectará todos os outros.

Devido à interacção dos diferentes corpos que compõem o organismo, tudo leva a crer que é ao nível da nossa anatomia energética subtil que muitas doenças se originam; antes de se manifestar no corpo físico, a doença passa pelas diferentes dimensões dos corpos subtis, podendo então ser considerada uma somatização de desequilíbrios ocorridos nalgum nível energético. A cura, então, deriva da harmonização das vibrações dos nossos corpos subtis.

Define-se Essência Vibracionalcomo um preparado natural, artesanal, que contem imbuído no seu conteúdo o padrão vibracional de uma ou mais manifestações da Consciência original da Natureza, com a capacidade intrínseca de entrar em ressonância com o campo de Consciência de pessoas, grupos, colectividades, animais, ambientes e ecossistemas; ao actuar como um princípio catalisador, activa processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes; como resultado, restaura-se a paz, a harmonia e o equilíbrio.

Pela sua própria natureza vibracional, as Essências Vibracionais não têm impacto directo sobre a bioquímica do corpo, como os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Não são medicamentos, não os pretendem substituir e não interferem na sua acção, pois não possuem princípios activos de natureza material. Actuam por ressonância vibratória entre campos mórficos. Apesar de serem utilizadas prioritariamente na forma de gotas a serem ingeridas, a sua indicação a terceiros não se configura como prescrição de medicamentos.

As flores, consideradas a parte mais evoluída das plantas, têm na sua essência vibrações correspondentes aos sentimentos humanos.

As essências de flores são preparados vibracionais criados a partir de extractos diluídos, concentrados de consciência líquida que contém as vibrações típicas de vida, da energia ou “poder” da planta, animal ou mineral de onde provém, os padrões evolutivos da própria força vital. Tocam o organismo humano de forma subtil, no nível vibratório. Ao ser ingerida, a frequência energética elevada da essência, entra em ressonância com a frequência energética do paciente, induzindo o processo de cura. São similares aos remédios homeopáticos, diluídos e potencializados para se tornarem mais efectivos.

Não são drogas terapêuticas, são absolutamente naturais e trabalham com a mente, o corpo e o espírito para harmonizar sentimentos, emoções e padrões de crença negativos, contidos no subconsciente. São absolutamente seguras e ajustadas ás necessidades de quem as toma; não existe a possibilidade de “overdose”. Tem um efeito de reequilíbrio energético de tudo aquilo que está desestabilizado, desarmonioso e vibrando a baixa frequência.

Criada na década de 30 (século XX), por Edward Bach, seguidor de Samuel Hannemann (século XVIII), o pai da homeopatia, a Terapia Floral segue a homeopatia no objectivo de tratar as doenças pelas suas causas e não pelos sintomas. Vendo a doença como consequência de um desequilíbrio tanto emocional como mental, Bach considerou que não deve ser tratada apenas com a medicina tradicional.

Expressões divinas de criatividade, manifestadas através de aromas maravilhosos e de uma ampla variedade de cores, flores são a coroa de glória do reino vegetal. A divina criatividade expressa-se também no nível vibracional subtil, onde cada flor incorpora padrões de consciência energética que afirmam a vida, padrões esses que se originam nas dimensões mais elevadas e se manifestam fisicamente através da particularidade de cada planta.

Essências florais/vibracionais, são a transferência destes padrões positivos de energia para uma meio líquido. Como é que isso se processa?

O processo harmonioso de alquimia natural envolve os 4 elementos:
a terra e o ar trouxeram a planta ao ponto de maturação, o sol ou os outros elementos do fogo liberam a alma da planta do seu corpo e a água é o veículo para um propósito mais elevado
Por isso é um medicamento que é elaborado com base na moderna física quântica.

A capacidade de acção do floral é devida à informação electromagnética e fotónica que é recolhida da flor e depositada na essência através de um processo de elaboração especial. Isso vem a dar-lhe a qualidade da actuar no campo electromagnético do ser humano e não no corpo físico.

São conhecidos 5 formas básicas de elaborar fórmulas:

O Alquímico tradicional de dissolver para reconstruir na sua expressão mais sublime," o solve e coagula " que vem dar origem à quinta-essência. A Espargiria, ou alquimia vegetal em que Paracelso utilizou a água do orvalho sobre as plantas, mas sem a força do elemento fogo (o Sol) O Método de Bach, em que as flores são maceradas e solarizadas em água de nascente dando origem à tintura mãe. O 2º método de Bach, supostamente utilizado em países de pouco sol, como a Inglaterra, por cocção durante cerca de 30 minutos de flores, folhas e talos. O Método de Andreas Korte, do geodo / quartzo de Cristal, para a elaboração de essências de Orquídeas Amazónicas, que vem revolucionar as anteriores formas de elaboração, em que as plantas se libertam do trauma do corte: a sua energia, intacta, sem memória de sofrimento, é transmitida para a essência.

A Terapia Floral tem a capacidade de reorganizar as emoções que, ignoradas e não expressas, podem desencadear doenças. Sendo uma preciosa ajuda no campo da psicologia e da psicoterapia transpessoal, esta forma de terapia, cada vez mais utilizada no mundo todo, é simples de entender e sem contra indicações, permitindo ao usuário a auto medicação sob a orientação de um Terapeuta, levando a um entendimento mais profundo dos sintomas. Permite o entendimento dos estados de ânimo ao auxiliar a compreensão das emoções e dos padrões de comportamento, apontando uma via para o equilíbrio e a cura.

Os florais actuam aos níveis mental e emocional, agindo como catalizadores da cura que se reflecte na harmonia do corpo físico, dado ser na mente que se acumulam os pensamentos negativos que por sua vez provocam uma variedade de emoções desequilibradas, tais como ansiedade, tristeza, mágoa, dor, baixa auto-estima, medo, sentimento de culpa, depressões, fobias, raiva, e tantas outras…

A emoção negativa ancorada na alma por um longo período influencia e altera e a maneira de viver do indivíduo, podendo vir a manifestar-se no corpo físico. O sentimento não expresso através do choro ou da palavra, conserva-se nas células do corpo e este passa a ser o veículo de sustentação dessas dores e conflitos. A dor sentida na alma expressa-se através do organismo físico. Valores e Princípios básicos, tão essenciais como o Ser, tão intemporais como a Alma são recordados e reintegrados, para o fluir harmonioso da natureza humana… Transformar os conflitos e dificuldades através da ampliação da consciência que leva à auto-realização e ao crescimento, é objectivo da terapia floral.

As essências florais são únicas na medida em que são uma fonte de energia curadora inteligente, passíveis de serem incluídas em qualquer programa de saúde e, não interferem nem são afectadas desfavoravelmente por outras formas de tratamento, tais como remédios homeopáticos ou remédios que exijam prescrição médica. Elas podem ser usadas com segurança por pessoas de qualquer idade, e podem também ser uma dádiva de cura para os membros do reino animal e vegetal.

A utilização das essências florais é reconhecida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976.

ao lado em “arquivos anexados”, os arquivos para baixar.