Acesse: www.catarse.me/pt/rebrotandovida

O QUE?

Rebrotando Olhos D´agua é um projeto da criação de um aquífero artificial com a finalidade de reter água no solo, a fase piloto será realizada em Pentecostes – CE.

COMO?

Artiquifero ou sistema cisterraneo tem a proposta de construir 15 cacimbas de água preenchidas de areia e matéria orgânica com comunicação entre si por meio de vasos comunicantes que respeitem as curvas de nível e o fluxo das águas.

Nessa cacimba, cisterna aterrada, seriam produzidas frutíferas e plantas para alimentação e, em suas bordas, árvores nativas de grande porte. As raízes dessas plantas vão entrelaçar e quebrar as barreiras, vão entrar, rachar o solo argiloso e trazer vida para o solo.

“Esse sistema de buracos vão quebrar o cristalino, algumas raízes vão morrendo com o tempo, as árvores morrem tem seu tempo de vida, e num futuro assim sei lá, pras gerações futuras, a gente estará se resolvendo um pouco com a questão da água, criando aqui olhos d`agua. Essas eram as vertentes naturais que tinham no subsolo que alimentava de água, mas, com o desmatamento e as queimadas, as raízes foram sendo soterradas a terra vai entrando, os assoreamentos vão acontecendo e isso compacta o solo impedindo o armazenamento da água. Queremos testar essa modelo de convivência com o semi arido e deixar registrado todo esse processo para a comunidade interessada no assunto.”

(Inácio, idealizador do projeto)

POR QUE?

O cenário desolador dos últimos quatro anos de seca nestes sertões nordestinos trouxe a partir das reflexões coletivas, do aprendizado acumulado na convivência com o bioma caatinga e seus habitantes, uma nova possibilidade de autonomia.

Esse projeto surge das resistências de um grupo de agricultores e agricultoras do Assentamento Barra do Leme organizados em torno do Ciclovida, uma rede sociocultural ambientalista de resgate de sementes crioulas, que também entende a bicicleta como meio de transporte ecológico.

A ideia é concretizar um projeto piloto para recuperação do bioma que será compartilhado com outras comunidades e assentamentos no semiárido por meio da bicicleta.

QUEM?

Ivania e Inacio atravessaram a América do Sul pedalando por mais de dez mil km na campanha de resgate das sementes naturais. Os viajantes documentaram a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas. Ao voltar ao Ceará com sementes de 10 estados e 3 paises vizinhos, eles se deparam com o desafio da seca no semiárido. Através da observação do bioma e do assentamento onde vivem, idealizaram o projeto Rebrotando Olhos D´agua.