“O ideal sustentado pela civilização era algo deslumbrante, gigantesco e avassalador, um mundo de ferro e cimento, de máquinas monstruosas e armas aterradoras; um povo de fanaticxs avançando na direção dos seus objetivos com perfeita coesão, animadxs todxs por pensamentos identicxs e todxs cantando o mesmo refrão… Em soma, trezentos milhões de habitantes, todxs com a mesma cara…” (1984, Orwell)

Enxergamos o “Progresso”, o “desenvolvimento”, o Estado, a devastação da terra como parte de um mesmo projeto civilizatório que há mais de 500 anos tenta dominar todo território e xs seres que a habitam. A terra está sendo engolida pelas empresas nacionais e multinacionais de mineração, energia e do agronegócio… A produção da comida está nas mãos dxs nossxs piores inimigxs, nas mãos dxs mesmxs que nos expropriaram nossa saúde e lucram com ela. Vivemos num contexto que, para manter os interesses dxs seus privilegiadxs, nos agride e escraviza. Nos últimos anos, o projeto civilizatório busca não só a destruição de todas as outras formas de viver e se relacionar com o mundo, mas também a reapropriação de lutas e processos de resistências contra o Estado (seu braço administrativo).

No mês de julho, a biblioteca Kaos abre debates ao redor das lutas multiformes contra os avances da civilização. Buscamos nos problematizar conceitos como colonização e civilização apresentando formas e estratégias de luta pela terra desde vários pontos de partida, particularmente num contexto latino-americano. Buscamos tencionar perspectivas e experiências esperando assim gerar um aporte à luta anti-civilização desde a reflexão apontando à ação…

Convidamos a todxs xs inconformadxs e interessadxs, a compartilhar suas perspectivas e experiências…

Com rebeldia

Biblioteca Anárquica Kaos

Calendário julho Anticivilização

Segundas:farmácia natural e autônoma, 15 Hrs. OFICINA DE FITOTERAPIA (conhecimento das plantas locais e suas propriedades curativas. Elaboração de um botequim natural)

Sábado 9: Okupa o mundo, Foda-se as nações. Okupas em conflito com o domínio existente…

Sábado 16: Anti-civilização, colonização e lutas pela terra

Quinta 21: Combate a civilização. Experiências de luta anticivilização.

Todo o mês: Material à disposição, exposição de livros e zines sobre o tema.

Todas as atividades são livres de álcool e fumo

Biblioteca Kaos; Rua Alberto Torres, 185. Cidade Baixa. Porto Alegre