APRESENTAÇÃO

Por mais de 20 anos a casa situada na Avenida Bias Fortes, nº 1034 no centro de Belo Horizonte ficou abandonada. Construída em 1938 em estilo art-decó, o imóvel ainda que em processo de tombamento pelo seu valor histórico e arquitetônico sofreu diversos danos pela ação do tempo e pelo descaso.

Em 2013, a casa foi ocupada por um coletivo anticapitalista, autônomo e horizontal disposto a mudar esse cenário. O espaço foi nomeado como Kasa Invisível e além de ser um ponto de resistência no centro da cidade serve de moradia, promove exibições de filmes, feiras, oficinas, palestras, apresentações artísticas. Conta ainda com uma Biblioteca e uma Loja Grátis, onde é possível pegar e doar roupas, sapatos, eletrodomésticos, etc. Realizamos a Feira Okupa Skina, um evento aberto onde feirantes locais podem expor artesanato, pães, sabonetes, literatura, além de música e apresentações.Todas as atividades são abertas e gratuitas.

A Kasa Invisível pretende ser um catalisador de lutas e de experiências libertárias na cidade e região, servindo de ponto de encontro, confabulação e propagação de políticas radicais e antiautoritárias, sem ligação com partidos ou instituições estatais. O coletivo que gere o espaço segue os seguintes princípios: anticapitalismo/antiestado, autonomia, autogestão, apartidarismo (com tendências antipartidárias), horizontalidade, ação direta e pluralismo.

O espaço carrega a proposta de ser um ponto de resistência no centro da cidade, abrigando cursos, debates, gráfica popular, oficinas, reuniões de coletivos, cinema, biblioteca, espaço de encontro e conhecimento, eventos beneficentes, horta urbana. É muito importante um espaço como este no centro de uma das maiores cidades brasileiras. Existem poucas ocupações como essa no país e nenhuma na cidade com essa mesma estrutura e proposta de propagar políticas radicais e antiautoritárias, sem ligação com partidos ou instituições estatais na cidade.

Pretendemos ser um catalisador e lutas experiências libertárias na cidade, servindo de ponto de encontro, confabulação e propagação de informação. Além de ser inspiração e referência para outras ocupações no futuro. Portanto, é fundamental a solidariedade, o apoio mútuo, a troca de experiências e qualquer suporte que queiram nos dar.

Coletivo Kasa Invisível

we.riseup.net/kasainvisivel
instagram.com/kasainvisivel/
twitter.com/kasainvisivel
facebook.com/kasainvisivel