Onde estão as políticas no Sexo?

Por: Julie Bindel

Tradução de Jéssica Ribeiro

O que faz algumas de nós desconfortáveis com mulheres bissexuais? É porque nós pensamos que elas são tanto lésbicas tendo sexo heterossexual ou mulheres heterossexuais testando as fantasias delas em nós antes de retornarem aos homens?

Na pós modernidade atual, o mundo focado ao queer, a bissexualidade tem sido estimulada às lésbicas como a última tendência fashion. Isso resultou nas políticas lésbicas, ou seja, o feminismo, superando o hedonismo sexual, onde a única coisa que importa é o prazer e desejo sexual. Similarmente, a bissexualidade é vendida às mulheres heterossexuais como algum tipo de atividade recreativa longe do ‘’lar natural’’ do sexo heterossexual. Isso é visto como ‘’lesbianismo temporário’’.

É mais à la mode1 transar com um homem se você é uma lésbica do que se você é uma mulher heterossexual, que é meramente fazendo o que é esperado ser feito ‘’naturalmente’’. Lésbicas tendo sexo heterossexual são vistas como transgressivas, quando na verdade estão simplesmente revertendo ao jeito tradicional de ser uma mulher. Para uma mulher heterossexual, ter uma namorada ao lado é quase como ter a última bolsa Prada.

Camille Paglia, a mais famosa ‘’lésbica anti-lésbica’’ escreveu resmas sobre como ela adora o pênis e não pode entender aquelas que não o adoram. De fato, Paglia, tal como muitas turistas lésbicas que dormem com mulheres no fim de semana e voltam para o marido na segunda-feira de manhã, pensam que o sexo lésbico precisa ser ‘’temperado’’ com a ímpar transa heterossexual:

As mulheres, eu penso, são naturalmente bissexuais. Você sabe que eu não estou dizendo para as lésbicas pararem de dormir com mulheres, mas para deixar aberta uma parte do cérebro em direção aos homens e aceitar o desejo masculino e encontrar homens extremamente atraentes e ficarem excitadas em relação aos homens e desejar o corpo deles e fazer algo com eles, então o sexo com as mulheres será mais quente.

A Paglia internalizou tanto a opressão anti-lésbica que ela, também, pensa que todas as lésbicas precisam de um pouco da transa no estilo heterossexual?

Mas muitas lésbicas, e mesmo mulheres bissexuais, desconfiam do conceito de oscilar entre ambos os modos. Uma estudante americana da bissexualidade que traça entrevistas com 400 lésbicas assumidas e mulheres bissexuais encontrou que um número substancial de bissexuais preferem sair com lésbicas ao invés de outras mulheres bissexuais em situações sociais, e têm maior confiança política em lésbicas do que em outras mulheres bissexuais. Também foi encontrado que ‘’algumas mulheres bissexuais atualmente duvidam que mulheres bissexuais existam de fato’’.

Independente de quais sejam nossas visões e políticas sobre lesbianismo, nós não podemos negar que as mulheres encaram a heterossexualidade compulsória desde o nascimento. Apesar do grande progresso desde que eu me assumi em 1977, continua não realmente aceitável rejeitar homens e escolher não viver sob a custódia deles, estando você na Arábia Saudita ou no Reino Unido.

Quando eu escrevi sobre fazer uma escolha positiva de ser uma lésbica, e que eu acredito que não há ‘’gene’’ gay (ou nesse caso, bissexual), eu sou acusada de ser um robô ideológico e portanto não genuinamente atraída por mulheres. Isso não faz sentido, eu sinto pessoalmente que as mulheres heterossexuais estão perdendo o melhor sexo do planeta, mas isso é a escolha delas.

Se nós colocamos de lado o feminismo lésbico, o modo que a maioria das pessoas aborda a sexualidade é que elas pensam que são heterossexuais, gays ou atraídas por ambos os sexos. Para as mulheres bissexuais vivendo sob a tirania do sexismo, escolhendo serem lésbicas como um ato liberatório.

Aquelas que crescem em uma época e contexto onde há uma análise política da sexualidade são capazes de fazer uma escolha positiva de ser uma lésbica. Eu acreditei, então, e agora eu acredito, que se as mulheres bissexuais tivessem um ounce2de políticas sexuais, elas parariam de dormir com homens.

1 Do francês, elegante, na moda.

2 Aproximadamente 28 gramas.