Lisboa 17 & 21 fevereiro
no espaço de GAIA, convite foi enviado por varias pessoas e pelas canais de GAIA para gente conhecida que podia ser interessada em organizar um encontro como na proposta.

Porto 24 fevereiro
No Rés da Rua, convite foi enviado por algumas pessoas pelo email e um cartaz no Rés da Rua

Eu tento aqui fazer um resume destes reuniões juntos, para resumir os opiniões em temas práticas para a organização. Assim gente que não participou pode entender melhor onde estamos no processo de organização. Os 3 reuniões foram tipo momentos do primeiro encontro da gente interessada em forma de brainstorm total.

Proposta inicial, antes de reunião, foi ainda muita aberta, para poder ainda reformular e decidir com um grupo maior qual é o conceito e os objetivos para este encontro. Isto fez gerir muitas perguntas, vê embaixo.

Ao mesmo tempo tínhamos uma proposta de Reclaim the Fields, rede internacional de gente e projetos dispostos a voltar à terra e reassumir o controlo da produção alimentar. reclaimthefields
Eles falaram numa reunião do rede sobre ideia de organizar um acampamento de ação em Portugal Em Lisboa discutimos sobre isto e parecia fixe organizar, mas isto é um outro encontro, talvez para próximo ano. Possivelmente vêm na mesma gente de RtF ao “encontro das lutas” (ainda titulo de trabalho) e dá para começar planear este acampamento do futuro durante este encontro.

O que queremos organizar: objetivo(s)?

Um evento com acento nas presentações de diversos grupos ou/e na formação de ligações e redes ou/e vamos fazer uma ação juntos?
Parecia que toda gente vê a necessidade para ver este evento como um momento de nos conhecer-nos, apresentar e formar conceções. Em segundo lugar podia ser interessante ter uma abertura para organizar uma ação juntos. È precisa de discutir isto mais e ver as capacidades, energias e necessidades locais (ação em favor de criar um novo sitio?/suporte para um grupo especifico? Vai haver continuação depois esta acampada?

Com quem?

Com quais pessoas e grupos organizamos?
Qual é o público? Amplio: toda gente – a massa / especifico para ativistas – gente que já estão ativo em movimentos/lutas/ações.
Queremos chegar a/informar pessoas o que está acontecer no mundo/Portugal? Ou queremos concentrar-nos em criar redes de confiança, profundar e ligar diversas lutas/movimentos e ter espaço e tempo para aprender e discutir sobre ferramentas que usamos. Isto ainda precisa mais clarificação, mas já parecia em estas reuniões que a gente vê claro que isto são 2 eventos diferente. No Porto me lembro claro que gente dizia que tudo há o seu tempo. Neste momento há necessidade para partilhar, criar redes, aprender e motivar-nos, para depois chegar a um público maior. Partilhar ferramentas pode ser uma maneira de “(auto-) empoderamento”, reforçar os ações e movimentos.

Qual forma de evento?

Havia ideias para um fim de semana, tipo jornadas/acampada. Há gente que acha que faz sentido de haver um pre-evento(s) dum dia com apresentações dos grupos internacionais, por exemplo no Porto (norte), se o evento principal vai ser perto de Lisboa, e ter um período (mais ou menos semana) de preparações para o acampamento incluindo gente de fora de Portugal e toda gente que querem ajudar. Durante esta semana de preparações já podia haver uma oficina ou debate por dia sobre temas especificas (e gente perto podia aparecer por estes sessões).
O evento principal era presentações de diferentes grupos ativos que podia usar este momento para mobilizar por um evento/ação no futuro, debates e oficinas para grupos maiores.

Onde?

Há diversas ideias concretas, um deles é utilizar espaços que já existem (significa espelhado pelo Portugal ou numa cidade, então diversos momentos e espaços, sem ter um acampamento).
Durante os reuniões em Lisboa e no Porto havia preferência dum acampamento mesmo, um espaço onde organizamos nos juntos, para criar melhores ligações pessoais.
O acampamento pode ser mesmo criar de nada um espaço juntos: (re-)ocupar um sitio (combinar este evento & ação) ou pode ser em sítios que já existem e têm espaço, por exemplo “A da Machada” – Setubal. Há também um espaço privado em Bucelas que podia ser disponível para um acampamento maior, 6 hectares… (ainda esperamos de mais informação)

Quando?

Em lisboa toda gente concordo com proposta que podia ser o fim de semana 26-28 Maio com preferência e segunda opção era o fim de semana depois 2-4 junho.
Temos que confirmar estas datas pragmaticamente (confirmar em breve disponibilidade de espaço onde vai ser & escrever um apelo concreto para convidar gente)

Como formamos um programa?

É importante agora escrever um texto mais concreto para convidar gente e grupos para participar, organizar e propor sessões para a programa. Era bom ter um deadline para inscrever para ter tempo suficiente para ter uma programa com antecedência e assim espelhar informação sobre os sessões. Era bom não ter muitos sessões simultaneamente e para ter uma vaga por dia para sessões espontâneos. Para ter espaço máximo para grupos poder apresentar-se podemos organizar um espaço e tempo para ter bancas com informação. Já há propostas para oficinas pela gente conectado com o jornal MAPA:
- Segurança informática para ativistas e projectos de informação (workshop de ferramentas cripto, tor, etc)
- Uma discussão sobre que tipo de jornalismo/media as lutas e os movimentos necessitam?

Como organizamos? Como comunicamos?

Estas primeiras reuniões eram muito importante para encontrar gente, ver caras, ouvir ideias e opiniões. Agora como continuamos? Em Lisboa a gente está agora a procurar espaços para o evento, havia proposta para enviar uma lista de pontos o que a gente acha importante para o texto de base. No há ainda data para próxima reunião…
No Porto há uma pessoa que quer formular uma proposta/um conceito dum texto que podia ser o texto de base com informação concreto sobre o evento, para convidar gente. Sexta 3 Março há uma próxima reunião no Rés da Rua, as 18h para discutir e reformular esta proposta.

Entretanto vamos comunicar pelo lista dos emails. A proposta do texto vai ser também enviada para esta lista, para gente poder reagir/adicionar/reformular.
Para inscrever na lista: encontro_de_xadrez-subscribe@lists.riseup.net
Duas pessoas de organização fazem agora moderação, quem quer ajudar bem vindo! (importante é estar online regularmente!). Para escrever para lista ou perguntas sobre moderação: encontro_de_xadrez@lists.riseup.net

Há um pad onde podemos guardar e reler textos, onde há também uma possibilidade do chat…
https://pad.riseup.net/p/xadrez2017

Existe já um inicio de um arquivo com resume do processo de organização para gente novo ou para reler. Yo pode publicar isto em breve.

Vamos precisar financiamento?

Possivelmente sim, para imprimir cartazes, para apoiar gente com custos de transporte. Há já um contacto com EYFA e ideia para escrever uma aplicação para XminY. Alguém interessada formar grupo trabalho para dividir tarefas de financiamento?
Info: eyfa xminy

Qual são os próximos passos? Que posso fazer?

Depois disto:

obrigadix para ler tudo… :)