A CryptoRave preza pela inclusão e pela diversidade no debate da segurança, da privacidade e da criptografia. É fundamental que todas as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seu trabalho, opiniões e perspectivas. O ambiente da CryptoRave deve promover o respeito, a inclusão, o diálogo, a escuta, a aprendizagem compartilhada e a colaboração.

Para tanto, a CryptoRave mantém um Código de Conduta que rejeita todos os tipos de práticas e comportamentos lgbtqiap+ fóbicos, racistas, sexistas ou excludentes de alguma forma.

A organização da CryptoRave está comprometida com este Código de Conduta que visa proporcionar uma experiência segura e agradável que garanta ampla e diversa participação, independentemente de gênero, condição física ou socio-econômica, orientação sexual, aparência, raça, etnicidade e religião. Qualquer forma de assédio, racismo, preconceito ou desrespeito a participantes do evento não serão toleradas. A violação deste Código de Conduta resultará na retirada do evento.

São consideradas assédio práticas como comentários ofensivos – relacionados com gênero, orientação sexual, aparência física, deficiências, etnicidade, religião e status sócio-econômico –, criação, exibição e compartilhamento de imagens ofensivas, intimidação, perseguição (inclusive com câmeras fotográficas e/ou com câmeras de vídeo), impedimento de diálogo e contato físico sem consentimento.

As pessoas cujo comportamento infrinja essas regras de conduta serão advertidas uma única vez e devem imediatamente cessar os comportamentos ofensivos e se retratarem. A organização da CryptoRave tomará as medidas necessárias para impedir que práticas de assédio aconteçam e/ou sejam repetidas durante o evento.

Caso você passe ou passou por alguma situação de assédio ou discriminação, entre em contato com a organização e exponha o ocorrido. Pessoas envolvidas na organização poderão ser identificadas através da camiseta do evento. A organização tomará as medidas necessárias para impedir que as práticas de assédio ou discriminação se repitam.

A organização do evento deseja que cada participante tenha um excelente evento, independente das diferenças que possuímos, que não devem de forma alguma nos dividir.

1. Recomendações

- Use linguagem acolhedora e inclusiva. Comentários exclusivos, piadas ofensivas e ameaças não são aceitáveis.
- Não se dirija a outras pessoas de forma intimidante ou degradante.
- Atente às maneiras como as palavras que você escolhe podem afetar as outras pessoas.
- Assédio não será tolerado. Por assédio compreendemos contato físico indesejado, atenção sexual ou contato social ininterrupto.
- Toda interação deve ocorrer a partir de consentimento das partes. Saiba que o consentimento é explícito, consciente e contínuo – não está implícito. Se você não tem certeza se o seu comportamento em relação a outra pessoa é bem-vindo, pergunte-lhe. Se alguém lhe disser para parar, pare!
- Respeite a privacidade e a segurança de terceiros. Não tire fotografias ou filme outras pessoas ou suas telas de computadores e/ou celular sem a sua permissão. Tenha em mente que publicar (ou ameaçar publicar) a identidade pessoal de outras pessoas sem o seu consentimento é uma forma de assédio.
- Atente à participação de outras pessoas, incluindo o uso do horário da conferência. Todas as pessoas devem ter a oportunidade de serem ouvidas. Em sessões em grupo, mantenha os comentários sucintos de modo a permitir o máximo envolvimento de todas as pessoas participantes. Não interrompa as outras pessoas se não estiver de acordo.
- Se você ver algo inapropriado, fale. Se você não se sentir à vontade, procure uma pessoa da equipe da CryptoRave para obter suporte.
- Como uma regra geral imperativa, seja intencional em suas ações e humilde em seus erros.

2. Quando o Código de Conduta se aplica?

Este Código aplica-se a todas as pessoas participantes da CryptoRave em todas as sessões, nos espaços de convivência e na festa.

As pessoas que violarem este Código de Conduta podem ser convidadas a não participar desta edição do evento, dos espaços de convivência e da festa, assim como em edições futuras.

3. Como posso relatar um problema?

Fale com alguém da organização se você encontrar algum problema – seja relacionado a uma situação específica ou a um aspecto mais geral da CryptoRave. Você pode relatar o problema à equipe da CryptoRave pessoalmente ou por e-mail – contato em cryptorave.org. Garantimos a sua confidencialidade.

Você também pode reportar anonimamente problemas para a equipe da CryptoRave – mas use um endereço de e-mail onde você poderá receber respostas.

3.1 O que acontece quando relato um problema?

Todos os relatos serão ouvidos, lidos e revistos pela equipe da CryptoRave. Você pode aprender sobre como denunciar um problema e encontrar o processo que seguimos ao relato do Código de Conduta e no processo de resposta abaixo.

Se você não tem certeza se um incidente é uma violação do Código de Conduta, ou se o espaço onde aconteceu está coberto por este Código, nós encorajamos a mesmo assim denunciá-lo. Preferimos ter alguns relatos extras onde podemos eventualmente não tomar nenhuma ação, em vez de perder um relato que estamos preparados/as para abordar. Nós não olhamos negativamente para você se acharmos que o incidente não é uma violação. Conhecendo incidentes que aconteceram fora de nossos espaços ou que não foram violações diretas de nosso Código, mas ainda o fizeram sentir desconfortável também pode nos ajudar a melhorar a CryptoRave e o Código de Conduta.

Também recebemos comentários gerais ou sugestões sobre como fazer da CryptoRave um evento mais inclusivo. Para compartilhar seus pensamentos, nos escreva no contato em cryptorave.org.

3.2 O relato do Código de Conduta e processo de resposta

Todos os relatos serão ouvidos, lidos e revistos pela equipe da CryptoRave. O processo que seguimos quando um relato de problemas é feito é detalhado abaixo.

3.3 A resposta inicial

Uma pessoa da equipe da CryptoRave vai ler ou ouvir com atenção, empatia e respeito pela questão. Se o problema for relatado por e-mail, uma resposta inicial para confirmar o recebimento será fornecida sem demora.

As pessoas que relatarem um problema podem retirar seu relato e participação a qualquer momento, por qualquer motivo.

3.4 O resumo do problema

Se for informar um problema por email, descreva:
A natureza da questão, queixa ou preocupação;
Uma descrição do(s) incidente(s) sendo o mais específico possível;
A(s) pessoa(s) envolvida(s) e, se aplicável, as que testemunharam o(s) incidente(s);
Se você acredita que o(s) incidente(s) está(estão) em andamento;
O tipo de resolução, informação ou suporte que você está procurando;
Se você acredita que qualquer pessoa da equipe da CryptoRave pode estar em conflito, ao responder ao seu problema.

Se for reportar um problema pessoalmente, a pessoa da equipe da CryptoRave com quem você conversar, pedirá sua permissão para escrever um breve resumo do problema que inclua as informações listadas acima. Você é bem-vinda/o (mas não é obrigada/o) a participar desse processo.
O objetivo do resumo da questão é fornecer um quadro consistente para a coleta de informações, garantir que as experiências sejam entendidas de forma precisa e consistente por quem for lidar com o problema e para minimizar o peso sobre aquelas pessoas que fizeram a denúncia. Quando surgirem novas informações, o resumo da questão pode ser atualizado. Não é necessário redigir um resumo de problemas para acessar orientações, informações, referências ou suporte.

3.5 Conflitos de interesse

Se a questão, queixa ou preocupação envolve uma pessoa da equipe da CryptoRave, essa pessoa será removida do processo de resposta à questão e não terá acesso à documentação relacionada à questão.

3.5 Respostas apropriadas

Com base na natureza da questão, a equipe da CryptoRave proporá um caminho de ação para a pessoa que fez o relatório e trabalhará com este para determinar se essa proposta é uma resposta adequada antes de agir.

Uma resposta adequada é aquela que:
Procura garantir a dignidade e a segurança de todas as pessoas participantes da CryptoRave;
Respeita a autonomia, experiência e julgamento daquelas pessoas que decidem relatar um problema;
Pretende fornecer uma resolução que seja significativa e justa para todas as pessoas participantes afetadas;
Incentiva a responsabilização, responsabilidade, cooperação, honestidade, crescimento pessoal e respeito por parte de todas as pessoas participantes afetadas;
É específica do contexto e visa “fazer as coisas certas”, reparando danos específicos às pessoas afetadas;
Trabalha para maior inclusão na CryptoRave;

Aqui estão alguns exemplos de respostas que podem ser apropriadas, dependendo do contexto e da natureza do problema: Uma conversa ou acordo mediado entre as pessoas participantes afetadas da CryptoRave; Um pedido de desculpa verbal ou escrita, pública ou privada, de uma pessoa participante da CryptoRave; Um anúncio público que esclareça as responsabilidades das pessoas participantes nos termos do Código de Conduta; Nada, se a questão relatada não for uma violação ou fora do escopo deste Código de Conduta; Alterações de políticas abrangentes da CryptoRave para evitar a repetição de incidentes prejudiciais; Um aviso escrito para uma pessoa participante da CryptoRave e/ou condições sobre sua participação futura; A remoção temporária ou permanente da pessoa participante da CryptoRave, com ou sem aviso prévio.

3.6 Confidencialidade

As informações compartilhadas com a equipe da CryptoRave devem ser tratadas de forma confidencial e não serão mantidas após o fechamento da CryptoRave do ano em questão.

Em alguns casos, as informações precisarão ser compartilhadas para fins de implementação de uma resposta ao acolhimento deste Código de Conduta. Por exemplo, se uma pessoa que relata um problema está buscando uma desculpa de outra pessoa participante da CryptoRave, a equidade requer que a outra pessoa participante seja informada da questão que foi relatada e da identidade da pessoa que faz o relatório. No entanto, a informação nunca será compartilhada com outras pessoas participantes da CryptoRave sem o conhecimento e o consentimento da pessoa denunciante.

A informação não pode ser mantida em sigilo quando a segurança de outras pessoas participantes da CryptoRave estão em risco, ou quando existe a obrigação legal de denunciar (por exemplo, em determinadas situações envolvendo menores de idade).

Este Código de Conduta não se encerra aqui, estamos sempre trabalhando para melhorá-la. Envie comentários ou preocupações para contato em cryptorave.org

4. Atribuição e créditos

Este Código de Conduta foi inspirado e modificado a partir do Código de Conduta do Citizen Lab.