As estratégias e táticas que escolhemos devem ser parte de uma estratégia maior. Isto não é o mesmo que a construção do movimento; derrubar a civilização não requer uma maioria ou um único movimento coerente. Uma grande estratégia é necessariamente diversificada e descentralizada, e irá incluir vários tipos de ações.

Uma ação eficaz muitas vezes requer um alto grau de risco ou sacrifício pessoal, de modo que a ausência de uma grande estratégia plausível desencoraja muitas pessoas genuinamente radicais de agir. Por que eu deveria correr riscos à minha própria segurança em atos simbólicos ou inúteis?

Quando buscamos estratégias e táticas eficazes, temos que estudar milhões de ações passadas e ações potenciais, a maioria dos quais são ou fracassos históricos ou becos sem saída. Podemos evitar gastar um monte de tempo e um monte de angústia recorrendo a uma taxonomia de resistência simples e rápida. Ao olhar ramos inteiros de ação de uma só vez podemos rapidamente julgar quais táticas são realmente adequadas e eficazes para salvar o planeta (e para muitos tipos específicos de ativismo de justiça social e ecológica). A taxonomia de ação também pode sugerir táticas que nós poderíamos ignorar.

De um modo geral, podemos dividir todas as nossas táticas e projetos em atos de omissão ou atos de comissão.

Claro que, às vezes, essas categorias se sobrepõem. Um protesto pode ser um meio para pressionar um governo, uma forma de sensibilizar a opinião pública, uma tática direcionada de perturbações econômicas, ou todos os três, dependendo da intenção e organização. E às vezes uma tática pode apoiar a outra; um ato de omissão como uma greve de trabalho tem muito mais probabilidade de ser eficaz quando combinada com propaganda e protesto.

Em um momento nós iremos fazer um rápido passeio de nossas opções taxonômicos para a resistência. Mas, primeiro, um aviso. Aprender as lições da história vai oferecer-nos muitos presentes, mas estes presentes não são livres. Eles vêm com um fardo. Sim, as histórias de quem revida estão cheias de coragem, brilho e drama. E sim, podemos encontrar discernimento e inspiração em ambos os seus triunfos e suas tragédias. Mas o peso da história é a seguinte: não existe uma maneira mais fácil.

Em Star Trek, todos os problemas podem ser resolvidos na cena final, invertendo a polaridade da matriz defletora. Mas isso não é a realidade, e isso não é o nosso futuro. Cada vitória da resistência foi vencida por sangue e lágrimas, com angústia e sacrifício. Nossa fardo é o conhecimento de que existem contudo tantas maneiras de resistir, que essas formas já foram inventadas, e todas elas envolvem profunda e perigosa luta. Quando os resistentes ganham, é porque eles lutam mais do que pensavam ser possível.

E esta é a segunda parte do nosso fardo. Uma vez que aprendemos as histórias de quem revida – uma vez que nós realmente as aprendemos, uma vez que choramos por eles, uma vez que as inscrevemos em nossos corações, uma vez que as carregamos em nossos corpos como um veterano de guerra carrega estilhaços dolorosos – não temos escolha, mas revidar nós mesmos. Só fazendo isso podemos esperar viver de acordo com o seu exemplo. As pessoas têm lutado sob as condições mais adversas e terríveis que se possa imaginar; essas pessoas são nossos parentes na luta pela justiça e por um futuro habitável. E nós encontramos essas pessoas – nossa coragem – não apenas na história, mas agora. As encontramos não apenas entre os seres humanos, mas em todos aqueles que revidam.

Devemos revidar, porque se não o fizermos, vamos morrer. Isto é certamente verdade no sentido físico, mas também é verdade em outro nível. Uma vez que você sabe realmente o auto-sacrifício e infatigabilidade e bravura que nossos parentes têm mostrado nos tempos mais sombrios, você deve agir ou morrer como uma pessoa. Temos que revidar não só para ganhar, mas para mostrar que estamos ambos vivos e dignos dessa vida.