O fumante masculino médio morrerá antes de atingir a idade de 62 anos, a idade de aposentadoria antecipada para ser elegível para receber a previdência social. A taxa de mortalidade dos fumantes que consomem dois ou mais maços de cigarros diariamente é 12 a 25 vezes maior do que os não fumantes. Fumar causa aproximadamente 30% de todas as mortes por câncer e está associado a 87% dos cânceres de pulmão.

Fumar também contribui para câncer de boca, garganta, esôfago, pâncreas, útero, colo do útero, rim e bexiga. Estes são apenas alguns dos efeitos nocivos do tabagismo excessivo e prolongado. Apesar dos riscos à saúde, milhões de pessoas ainda compram cigarros para satisfazer seus desejos de nicotina.

De acordo com o urologista de Denver Lawrence Karsh, MD, fumar é uma das piores coisas que um jovem pode fazer ao seu corpo. Já sabemos sobre a relação do tabagismo com câncer de pulmão e doenças cardíacas. Mas fumar, se feito ao longo de muitos anos, também pode danificar e bloquear os vasos sanguíneos dentro do pênis, resultando na incapacidade de manter uma ereção normal. Na maioria dos casos, o dano não será visto até que seja tarde demais.

Um novo estudo confirmou que os homens que fumam têm um risco maior de impotência sexual. A impotência sexual é a incapacidade consistente de alcançar ou manter uma ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Em um estudo com quase 5.000 homens chineses com idades entre 35 e 74 anos que estavam livres de doenças dos vasos sanguíneos e que relataram ter sido sexualmente ativos nos últimos 6 meses, os pesquisadores encontraram uma ligação significativa entre o número de cigarros fumados e a probabilidade de impotência sexual.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, descobriram que a associação entre o tabagismo e a impotência sexual já havia sido estabelecida em estudos anteriores. No entanto, a maioria desses estudos foi realizada em pacientes com hipertensão ou pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares. Com base na pesquisa, os homens que fumavam tinham um risco 41% maior de impotência sexual do que os homens que não fumavam.

Além disso, havia uma clara “relação dose-resposta, o que significa que quanto mais os homens fumavam, maior o risco de impotência sexual. Comparados com não fumantes, homens que fumavam até 10 cigarros por dia tinham 27% mais chance de impotência sexual, e aqueles que fumavam de 11 a 20 cigarros por dia tinham 45% mais chance de impotência sexual, enquanto aqueles que fumavam mais. mais de 20 tinham 65% de chance de sofrer de impotência sexual.

Os pesquisadores descobriram que, mesmo quando os fumantes param de fumar, o risco de desenvolver impotência sexual não diminui. O risco de impotência sexual foi aproximadamente o mesmo para ex-fumantes de cigarros e para fumantes atuais. De acordo com um estudo divulgado pela Universidade de Tulane, a prevenção do tabagismo deve implicar uma mensagem forte para os homens jovens que chame a atenção deles. Essa mensagem deve incluir informações claras sobre as ligações entre tabagismo e impotência sexual - um problema que pode ser encontrado até mesmo por indivíduos saudáveis. Mas outra mensagem clara e simples sobre fumar deveria ser - nem comece.

Impotência – Solução de disfunção erétil


Considerada uma condição médica, a impotência ou disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade do órgão masculino de ficar totalmente ereto. Cerca de 50 por cento de toda a população masculina já experimentou. Muitas vezes embaraçosa, esta condição pode ser tratada se a causa for determinada. Geralmente, existem duas causas de impotência: fisiológicas e psicológicas.

Como o órgão masculino fica ingurgitado quando ereto, a impotência pode ser causada por um bloqueio no fluxo sanguíneo. Um médico qualificado provavelmente o submeteria a vários testes de diagnóstico para identificar exatamente onde está o bloqueio. Há também casos em que a impotência é causada por um problema de saúde mais grave, como diabetes ou até mesmo uma lesão não detectada. Sabe-se que doenças como o alcoolismo e a esclerose múltipla podem causar impotência. Os tratamentos possíveis incluem medicação ou cirurgia.

Quando um homem tem baixa auto-estima ou ansiedade, pode se manifestar como impotência. Outras causas possíveis incluem estar estressado, pressionado ou frustrado na vida pessoal ou profissional. Como o corpo se sente cansado ou tenso, o desempenho sexual é afetado. Alguns homens levariam isso de ânimo leve, enquanto outros o considerariam humilhante e, portanto, piorariam a condição.

A impotência causada por razões psicológicas pode ser tratada eficazmente por psicoterapia ou hipnoterapia. A psicoterapia envolveria aconselhamento para descobrir a razão por trás da
incapacidade de realizar sexualmente. Se o homem ficar deprimido por causa dessa condição, ele também receberá antidepressivos. Este tratamento é eficaz se o paciente realmente se comprometer a comparecer a cada sessão. Compreensivelmente, a psicoterapia pode ser um pouco mais cara.

A hipnoterapia, embora seja um método relativamente novo, mostrou-se eficaz no tratamento de ansiedade, fobias e vícios. Basicamente, uma pessoa seria hipnotizada para ter acesso ao seu subconsciente. O hipnotizador faria então sugestões que visam a ansiedade. É possível que, após uma sessão, você recupere sua ereção. Em média, são necessárias cerca de três a cinco sessões para que a terapia seja eficaz.

A impotência não é algo que você deve se envergonhar. É normal, especialmente se você estiver muito cansado ou pensando em muitas coisas. Alguns homens são duros consigo mesmos e perdem completamente o interesse pelo sexo para evitar repetir tais situações. Isso é ainda mais insalubre do que ignorar o problema. Nenhum deles o ajudaria a recuperar uma vida normal e poderia até levá-lo à depressão.