Nesta página temos um roteiro do espaço Install Fest da CryptoRave, com algumas informações sobre como o espaço funciona e algumas dicas que compilamos para as pessoas que forem se voluntariar no Install.

Dinâmica geral do espaço

A ideia do espaço é auxiliarmos as pessoas a libertarem seus computadores do software proprietário, através da instalação de um sistema operacional livre.Tradicionalmente, no Install da CR instalamos dois sistemas operacionais: Debian (por sua flexibilidade, e por ser considerada uma das distribuções Linux mais comprometidas com a filosofia do software livre), e Tails (por ser baseado em Debian, e pelo seu foco em privacidade e resistência a vigilância).

A dinâmica do espaço é simples: ficamos à disposição e conforme as pessoas forem chegando, explicamos como funciona o Install. Caso a pessoa se interesse e queira instalar um dos sistemas agimos da seguinte forma:

Caso queria instalar Debian

Antes mesmo da instalação começar

O processo de instalação própriamente dito

Caso queira instalar Tails

Antes mesmo da instalação começar

O processo de instalação própriamente dito

O processo de instalação consistirá em gravarmos a imagem de Tails na mídia de instalação da pessoa. Já teremos imagens verificadas para isso. Caso você não se sinta confortável em espetar um pendrive de uma pessoa estranha em sua máquina pode utilizar o computador de demonstração rodando debian que estará no espaço, citado anteriormente. Use e abuse desse notebook ;)

A documentação oficial do Tails recomenda o uso do gnome-disks para uma instalação através de uma interface gráfica, e este notebook já terá essa ferramenta instalada para este propósito. Para um tutorial detalhado de como utilizá-la, dê uma olhada na documentação oficial do Tails

Métodos hackudões avançados

Interfaces gráficas são lindas, mas se você gosta de uma linha de comando como a gente, existem formas bem simples de fazer essa instalação via CLI. Detalhamos os passos a seguir:

1. É preciso verificar qual arquivo será assinalado para corresponder à sua mídia (com qual nome o Linux identificou ele). Isso pode ser feito de diversas formas. Duas delas são usando os comandos ls e lsblk antes e depois de inserir o pendrive, como no exemplo a seguir:

Antes:

$ ls /dev/sd*
/dev/sda

$ lsblk
NAME               MAJ:MIN RM   SIZE RO TYPE  MOUNTPOINTS
sda                  8:0    0  120G  0 disk  

Depois:

$ ls /dev/sd*
/dev/sda
/dev/sdb

$ lsblk
NAME               MAJ:MIN RM   SIZE RO TYPE  MOUNTPOINTS
sda                  8:0    0  120G  0 disk  
sdb                  8:16   0    8G  0 disk 

Neste exemplo observamos que foi assinalado so pendrive o caminho /dev/sdb. Para o restante do exemplo consideraremos também que a imagem de Tails a ser utilizada enta em /home/user/tails-amd64-6.15.img.
(Os caminhos são exemplos, os nomes podem variar.)

2. Identificado o dispositivo, é possível fazer a gravação de todo o conteúdo da imagem nele utilizando dd ou cat:

IMPORTANTE: Em ambas as opções, os comandos não fazem nenhum tipo de verificação antes de começarem a gravar os dados, por isso é fundamental identificar o dispositivo correto, pois a instalação do Tails vai sobreescrever os dados do dispositivo e não queremos fazer isso naquele em que está instalado o sistema, por exemplo. Se você não tem certeza se o dispositivo que você identificou é o pendrive, não prossiga! Peça uma força para alguém, ou tente utilizando a interface gráfica!

Curiosidade: Como o Linux trabalha com a associação de dispositivos em arquivos no sistema é possível usar basicamente qualquer forma de redirecionamento de dados da imagem para o arquivo correspondente ao dispositivo ;)

Instalação read only

O processo acima é suficiente para a maioria dos casos, e utiliza a imagem .img do Tails, que permite modificações no sistema de arquivos e a criação de um espaço de armazenamento persistente no pendrive. Entretanto, podem existir casos em que pessoas tenham preocupações maiores com sua privacidade e queiram ter certeza de que o pendrive no qual elas instalarão o Tails não seja alterado. Nesses casos é possível utilizar a imagem .iso do Tails. Esse tipo de imagem é usado geralmente para criar CDs e DVDs, mas também pode ser usado para criar uma instalação read only, onde não há possibilidade persistir dados da sessão no pendrive. Essa imagem também estará disponível e verificada, e o processo de instalação é o mesmo descrito acima.

Grupo de Signal

Pontos importantes a serem lembrados

Dúvidas recorrentes sobre o Install

“A pessoa quer instalar mas não fez backup. Temos como fazer backup?”

Não! Não temos HDs ou qualquer mídia para que façam backup e não podemos nos responsabilizar pelos dados de outras pessoas. Sempre comunicamos para que façam seus backups em casa antes de trazerem suas máquinas para o evento. Lançamos inclusive comunicações específicas sobre isso. Se a pessoa insistir, peça para que ela faça o backup em casa e retorne mais tarde para realizar a instalação, lembrando que o Install rola sem interrupções durante todas as 24 horas de evento.

“Fazemos dualboot?”

Como a ideia é libertar a maquina de software proprietário, a rigor não oferecemos fazer dual boot. Caso a pessoa peça, ofereça alternativas e explique as vantagens.

“Preciso levar mídia com os SOs?”

Não! A CR providenciará diversos pendrives com as imagens mais atuais de Debian já verificadas para que as pessoas voluntárias possam realizar as instalações. Levaremos imagens para as arquiteturas amd64 e i386 (em menor quantidade). Além disso, nos preocupamos com a integridade das imagens que estamos utilizando: todos os pendrives fornecidos pela CR possuem imagens verificadas para garantir que estaremos instalando a versão oficial dos sistemas operacionais, e não alguma imagem modificada cheia de virus cabuloso rouba dado minerador de shitcoin.

“Posso instalar a distro XYZ?”

Como cada distro Linux tem “seu jeitinho”, não podemos pedir que as pessoas voluntárias saibam instalar qualquer distro em qualquer computador. Por isso na install da CR nos focamos em Debian para computadores, por ser uma distro muito flexível, e por sua preocupação em utilizar ao máximo software livre, e Tails para uma distro live, por ser baseado em Debian, por seu foco em privacidade, segurança e resistência a vigilância digital.

Além disso, nos preocupamos bastante com a integridade das imagens. As imagens que a CR estará utilizando para a instalação são verificadas para garantir que são realmente as versões oficiais do Debian. Não teremos mídias de outras distros disponíveis para uso, e não oferecemos para as pessoas que elas instalem outras distros sem ser essas também por esse motivo. Caso ela peça para instalar uma distro diferente, veja a dúvida a seguir.

“A pessoa apareceu me pedindo para fazer algo que não sei fazer. O que faço?”

Acontece bastante de pessoas chegarem com algum hardware diferentão pedindo para instalar Linux, ou perguntando sobre alguma coisa muito específica, ou pedindo para instalar uma distro XPTO, ou querendo fazer coisas diferentonas. Quanto a instalar outras distros, geralmente negamos, pelos motivos citados anteriormente, mas sempre analisamos caso a caso. Em casos complexos, se você tiver o conhecimento (ou não tiver, mas estiver disposto a tentar resolver com a pessoa), lembre-se que você tem autonomia para isso. Mas se você não se sentir confortável, saiba que é totalmente aceitável nos negarmos a realizar instalações ou qualquer outro tipo de auxílio.

Dicas marotas

Sobre instalar software proprietário

Dicas de instalação de Tails

Dicas de instalação de Debian

Deu ruim na instalação de Debian?

O sistema gráfico não está subindo? A placa de rede não está funcionando?

Primeira coisa é ter calma. Se aconteceu alguma coisa que você não consegue
resolver de primeira, tente identificar o erro e pesquisar a respeito. Para
isso as mensagens do kernel podem ser muito úteis!

Para acessar as mensagens em um formato colorido e de leitura “amigável”
(procure por mensagens em vermelho e/ou destacadas):

# dmesg -H

Mesmo que a instalação pareça estar perfeita é bom dar uma olhada nestas
mensagens para ver se não deixamos passar nada ;)

Se, mesmo pesquisando, não conseguiu resolver o problema, tente perguntar para
as outras pessoas que estão no Install.

Recomendações de software

Dicas de programas livres que podemos instalar:

Alguns programas que não estão nos repositórios do Debian, mas que podem ser
legais de instalar
(todos os arquivos descritos aqui terão uma cópia no
notebook de demonstração):

Instruções de instalação

Instruções de instalação (em inglês)

Instruções de instalação

Programas que já estão nos repositórios padrão do Debian:

Para instalar esses programas basta utilizar o apt!

Atualize os repositórios:

# apt update

Instale o(s) programa(s) desejado(s):

# apt install programa1 programa2