Infraestrutura alternativa para emails seguros

Há um problema com emails. O governo estadounidense pratica um “monitoramento total dos tubos”(1) e mapeamento por associação, o que dá-lhes a habilidade para construir um mapa detalhado de como nossos movimentos sociais são organizados. Para mais informações sobre privacidade de email, conferir nossa cartilha de segurança para ativistas (está sendo traduzida ao português pelo Coletivo Protopia).

Nós acreditamos que é vital que infraestruturas de comunicações essenciais sejam controladas pelas organizações de movimentos e não por corporações ou pelo governo. Por essa razão, fornecemos um serviço de emails com um nível de privacidade e segurança únicos. Diferente de quase todos os outros provedores de emails, nossos registros e cabeçalhos de emails não contém informações identificávels. Além disso, todos os emails são armazenados em partições encriptadas e transmitidos por conexões encriptadas sempre que possível.

Atualmente, o riseup possui dezenas de milhares de pessoas usuárias de emails.

Listas de email do movimento

Até onde podemos saber, o riseup.net fornece o maior serviço de lista de emails não-lucrativo, fora de universidades públicas. Nós hospedamos mais de 14,000 listas de emails, suportando mais de quatro milhões de inscritos.

Projeto de Incubação de Coletivos Técnicos

Com o intuito de ajudar outros coletivos de tecnologia a se criarem, nós fornecemos servidores gratuitos, banda, e suporte técnico para mais de 10 grupos espalhados pelo mundo.

Projeto Colocation comunitário de Seattle

Riseup fornece colocation de servidor muito acessível, seguro e confiável, com custos que variam de acordo com a necessidade. Nós hospedamos uns 30 servidores, incluindo servidores de organizações do movimento por justiça social nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, México, Brasil e Canadá. Veja seaccp.org para mais informações.

Apoio ao TOR

Tor é um sistema desenhado para habilidar anonimato online através de uma rede de servidores que podem esconder informações sobre usuáros que poderiam identificá-lo. Quando tu usas o tor, é muito mais difícil traçar o tráfego de internet a um usuário em particular. Se sabe que o Tor fornece um importante serviço a muitos, sejam eles ativistas sob vigilância, delatores, jornalistas, dissidentes encarando a repressão estatal, aqueles desejando escapar da censura, vítimas de abuso, ou apenas pessoas normais médias que apenas não querem sua privacidade violada por entidades corporativas sem vergonha traindo a confiança do comum vendendo informações pessoais.

Na medida que a lista de benefícios que o Tor possui é inumerável, isso não seria possível sem os nodes de saída e relays do Tor. O riseup contribui para a rede Tor fornecendo nodes de largura de banda qualitativa. Rodamos nodes que estão no top 30 em relação a contribuição em largura de banda à rede Tor.

Googlesharing

Googlesharing é um plugin para firefox fácil de usar, grátis, livre e código-aberto, que torna suas pesquisas via google anônimas. Quando você faze uma pesquisa google, a Google Inc. coleta informações sobre sua identidade gravando o endereço web por onde estava pesquisando e o conteúdo de suas pesquisas. A Google provavelmente sabe mais de suas pesquisas web do que você!

Googlesharing funciona enviando todo seu tráfego relacionado ao google que não requer autenticação (i.e., não o gmail) através de servidores separados completamente transparentes (você não precisa fazer nada). Como resultado, sua atividade online é amontoada com a de todas as pessoas que usam googlesharing.

Serviços VPN

VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual). Geralmente, as pessoas usam VPNs para se conectar à rede do local onde trabalham a partir de suas casas. A Riseup VPN é diferente: ela envia todo o seu tráfego na internet através de uma conexão encriptada para riseup.net, onde então sai para a internet pública. Este tipo de VPN às vezes é chamada de “VPN pessoal”.

Software Livre

Nosso laboratório, Riseup Labs, contribui ativamente para o movimento de Software Livre. Software Livre é parte de um bem comum digital, para todo mundo usar.

Nossas contribuições para o Software Livre incluem:

Referências

1. Em inglês, “full pipe monitoring” (total monitoramento dos tubos), se referindo ao estúpido entendimento do então senador dos Estados Unidos Ted Steves, que descreveu a internet como uma “série de tubos”. Ver artigo sobre o assunto na wikipedia anglófona: “Series of tubes”