Porque a segurança é importante

A crescente importância da informação e comunicação trouxe com sigo um outro fenômeno: a ascensão de uma sociedade vigilante. Tu podes pensar a vigilância como uma tentativa dos poderosos em manter sua dominação reinvidicando controle sobre a comunicação.

Estados nacionais tem respondido à novas tecnologias de comunicação buscando uma infra-estrutura que pode ser facilmente desviada para total controle social. Diferente de anteriores eras de comunicação, a natureza da tecnologia corrente requer que nossa informação seja ou segura de forma que frustre os governos, ou totalmente insegura de forma que torne possível o monitoramento generalizado e detalhado de uma inteira população.

Corporações tem descoberto que a coleta e análise de massivos montes de dados pessoais é necessária se eles quiserem manter-se competitivos em um mundo rico em informação. Em particular, quase todas as propagandas estão migrando para um rastreamento vigilante de nosso comportamento pessoal.

Nesse contexto, comunicação segura tem se tornado de importância vital.

Quando pessoas começam a aprender sobre o surgimento da vigilâncias, elas começam a sentir-se oprimidas. Alguns resolvem que é impossível estar em segurança, então estes se resignam para viver sob perpétua vigilância ou abandonam todas as formas de comunicação digital. No Riseup, nós acreditamos que há uma terceira via: nossa meta é fazer de um alto de segurança algo fácil e acessível para todos.

Muito da luta contra a vigilância toma lugar nos sistemas legais e nós aplaudimos aqueles que trabalham nessa arena. Em contraste, o foco do Riseup está na tecnologia. Quando as leis são injustas, acreditamos que uma nova realidade técnica é necessária afim de alterar as possibilidade legais e políticas.

Visão geral sobre segurança

Tipo de segurança O que é? Quando é útil?
Humana Mudanças simples que você pode fazer no seu “comportamento”. Ajuda a prevenir que erros humanos sejam o “elo fraco” de qualquer sistema de segurança.
Dispositivo Passos para deixar o seu computador ou telefone menos vulneráveis à ataques. Útil toda vez que o seu aparelho/dispositivo venha a fisicamente cair nas mãos de um invasor.
Mensagem Formas de criptografar mensagens individuais que você envia ou recebe. Necessário caso você queira assegurar a confidencialidade de uma mensagem particular quando armazenada e transmitida.
Rede Bloqueando sites que rastreiam-te, e encriptando teu tráfego na internet. Ajuda a proteger-se contra rastreadores comportamentais, roubo de conta, censura, mapeamento de rede social, grampos (eavesdropping), e propaganda.

O riseup fornece sobretudo serviços direcionados à segurança de rede porque:

Tendo dito isso, é importante para pessoas encarando a possibilidade de repressão direcionada, empregar segurança de mensagem e de dispositivo, embora isso possa levar um tempo a aprender. Essas páginas de ajuda irão apoiá-lo nessa jornada.