Notas de Suporte: Recomendação técnica sobre clientes de email

Queridas pessoas de Riseup,

Socorro! Eu estou com o Riseup mesmo e quero apoiar vocês de todas as maneiras que eu puder. Minha galera me convenceu a voltar a usar Riseup depois de ter me acostumado com o Gmail.

Vocês têm alguma recomendação para pessoas que querem deixar de usar Gmail? É uma transição difícil. Os filtros e o jeito de vizualizar a conversação do Gmail é muito bom para auto-organização. Vocês podem sugerir algumas maneiras de fazer isto usando Riseup ou usando programas de e-mail?

Olá gente querida que usa os serviços Riseup,

Se você tem seu próprio computador, você pode usar sua conta de e-mail Riseup através de um cliente de e-mail. Existe informações sobre clientes de e-mail em nossas páginas de ajuda em help.riseup.net/pt/pt-clientes-de-email. Recomendamos que você use o Thunderbird da Mozilla, e você pode aprender como configurar o Thunderbird em help.riseup.net/en/thunderbird. Neste programa, você pode criar pastas, visualizar as mensagens por tópico, criar filtros automáticos, como no Gmail.

Usa coisa a decidir é se quer POP ou IMAP. Se você configura um cliente de e-mail para usar POP, isto significa vai baixar todo seu e-mail para o computador e tirar de nossos servidores. Isto significa mais controle sobre seus dados. Se você usa IMAP, então seus e-mails são guardados em nossos servidor, de forma que seu e-mail é sincronizado se você acessa através do site ou usando um cliente de e-mail em outros computadores.

Com o e-mail Riseup você pode usar a visualização das mensagens em tópicos o tempo todo para acompanhar o que está acontecendo em uma conversação. Você pode também usar filtros automáticos de forma que as mensagens que chegam sejam colocadas nas pastas certas rapidamente.

Você pode configurar filtros no sistema de administração da usuária Riseup. Com filtros, você pode direcionar mensagens para uma pasta específica baseada nos critérios que você definir. Por exemplo, pode ser super útil ter um filtro que move todas as mensagens de uma lista de e-mails específica para uma pasta específica. Quando você configura seus filtros através da administração de usuária, suas mensagens são filtradas não importa como você acessar seu e-mail. (Você também pode configurar filtros através de seu cliente de e-mail, mas então este filtro só se aplicará àquela instalação daquele cliente de e-mail.)

Aqui estão indicações de como configurar filtros de mensagens através do sistema de administração de usuária Riseup:
help.riseup.net/pt/pt-filtros-de-email#...

Spam! Spam! Spam!

Porque tanto spam? Isto é tão irritante! Você não deve imiginar, mas nós estamos trabalhando furiosamente para tapar os buracos que estão deixando os spam entrarem. Houveram muitas melhorias nos ultimos meses, e algumas coisas não funcionaram tão bem… nós não vamos lhe aborrecer com os detalhes.

De qualquer jeito, nós vamos lhe contar o que você pode fazer para melhorar a situação. Primeiro de tudo, verifique suas configurações de spam, e considere aumentar a sensibilidade do filtro e alterar outras opções. Isto é explicado em help.riseup.net/spam. Segundo, se você receber um spam em sua Caixa de Entrada, pode ajudar nossos filtros a aprenderem simplesmente movendo a mensagem para sua pasta Spam (somente se você usa IMAP). De forma parecida, se uma mensagem foi incorretamente colocada em sua pasta Spam, mova para sua Caixa de Entrada e nosso sistema vai aprender que foi um erro. Nem todas as mensagem que você não quer são spam, por isto mora somente mensagens de spam. Nós tínhamos uma pasta “Enganos” para isto, mas não temos mais. Se você é o tipo de gente que usa Riseup há muitos anos, pode excluir esta pasta porque nós não processamos mais as mensagens que ficam ali.

Gente que traduz o Boletim Riseup voluntariamente

A cada mês um grupo dedicado de pessoas voluntárias ajudam a traduzir o boletim Riseup a uma variedade de idiomas. Nós gostaríamos de aproveitar o momento para agradecer essa gente fina espalhada pelo globo por ajudar a fazer que as notícias e informações de Riseup sejam mais acessíveis a todas as pessoas que usam nosso serviço.

Nós estamos sempre buscando mais ajuda com as traduções do boletim. Estamos precisando, particularmente, de ajuda nos seguintes idiomas:

Árabe, Catalão, Holandês, Dinamarquês, Francês, Grego, Italiano, Suaíli/Kiswahili, Turco

Se você deseja ajudar, por favor contate gadfly@riseup.net