geral

encadernação

vídeos, dicas e tutoriais:

Costura: É possível cozer as páginas, podem ser dobradas (suponha, a4 dobrada ao meio) e juntadas várias, só que isso é um porre na hora da edição. Tem que organizar a impressão em grupos de folhas. Mas é legal também. Podem ser costuradas por dentro, depois pegadas com esse processo. Também me falaram que está bom pôr uma fitinha de tecido por cima antes de pegar a capa mas também já me falaram o contrário, que isso é pro caso de ser cosida.

Furar as folhas: dá pra usar agulha de couro para máquina de costura e criatividade. Também tem um lance que criaram pra facilitar empurrar a agulha nas folhas que é uma agulha colada com superbonder ou mesmo com silicone, bem firme, na parte onde se pega o carimbo, assim você empurra com a parte onde há o selo do carimbo. Outra opção é usar uma furadeira com broca bem fina (0,5mm).

edição:

paginação
ordenamento de páginas:

número de páginas:

tamanho da página: para quem quer fazer um fanzine por exemplo, sempre lembrem de escrever livre por exemplo no libre office ou word, mas escolher o formato do documento como A5, que é metade da A4, gravar em pdf, na hora de imprimir como folheto (exemplo, nas propriedades de impressão do pdf) as letras não serão reduzidas. senão, em A6, cabem em cada folha A4 4 páginas de um livro ou fanzine, podem fazer livretitos e imprimir, e assim economizam papel e é mais difusão. :)

escaneamento

softwares para OCR (reconhecimento de texto para imagens digitalizadas): KBookOCR (linux), FreeOCR, ABBY Finefinder e o Scansoft Textbridge.

manutenção de impressoras e cartuchos (tinta e toner): we.riseup.net/subta/manuten%C3%A7%C3%A3...

Sites úteis:

help.libreoffice.org/Writer/Page_Number...
www.ubuntero.com.br

manual da editora subta

Manual Subta para fazer livros