Softwares livres para editoras independentes

Conjunto de softwares livres para LINUX usados na diagramação, OCR, impressão, etc.

Funcionam bem

Diagramação, texto

Imagens e design

  • Gimp: cria e edita imagens e fotos. Similar ao photoshop.
  • Inkscape é um ótimo editor de gráfico vetorial. Não tem o mundo de ferramentas que tem o Corel. Bom pra fazer flyers, cartazes, capas com facilidade. É multiplataforma (funciona no windows e mac também). Já vem instalado no Debian e instala facilmente no Ubuntu.
  • Xsane (escaneamento integrado com o gimp)
  • Krita é um software editor gráfico de bitmaps (imagens). Desenvolvido para ser uma aplicação para pintura e também um editor de fotos.

Scanner, digitalização, reconhecimento de caracteres

Impressão e ordenação de páginas

  • Ordenação das páginas para impressão de páginas A5 em folha A4: planilha
  • PDF Booklet é uma maravilha. Cria livretos a partir de PDF. Simples e direto, com diversas opções de formato, incluso imprimir diversos livretos por página (você não quer um monte de livrinhos de bolso?). O código é aberto, mas infelizmente só disponibilizam instalador para windows.

Em fase de teste

- KDE Service Menu (config. impressão)

.
Instalando pacotes .rpm: link
Instalando pacotes .deb: link
Instalando pacotes .tar.gz: link

 

putz, que legal… preciso instalar o linux no meu pc!
alguém tem sugestão de como faço?
brigada ;)

 
 

Eu uso o Ubuntu: www.ubuntu.com/download

 
 

Essa distribuição de Linux que o Marcelo sugeriu é bem boa mesmo. Tem alguns vídeos no youtube explicando com detalhes como fazer para instalar o Ubuntu.

O site ubuntu-br.org ensina como fazer em português, estava fora do ar, mas voltou ao ar.

Enfim, os primeiros passos são: baixar um arquivo de imagem do Ubuntu (um arquivo .iso); gravar esse arquivo de imagem do Ubuntu em um CD; e colocar o CD para rodar no computador, de modo que o computador seja ligado com o CD dentro dele. O resto dos passos os vídeos esclarecem. Eu também recomendaria desfragmentar o disco caso tenha alguma versão de ruindous©®™ já instalada.

 
 

puxão de oreia

 
 

s.o.s =)
que que é desfragmentar o disco?

 
 

O sistema de indexação de arquivos que o MSWindows usa (seja FAT-32 ou NTFS), à medida que você vai movendo ou deletando arquivos, ele vai bagunçando tudo, dificultando a localização e organização no HD. Se tu fores instalar um linux por cima de tudo, ele já vai formatar o disco com uma nova indexação (provavelmente a ext3) e não há necessidade de desfragmentação. Porém, se fores instalar sistemas operacionais paralelamente (MSwindows e linux), então é recomendável que uses o desfragmentador de disco do MSwindows (programas>acessórios>ferramentas de sistema>defrag) antes de instalar o linux.

 
 

blz, valeu!
vou fazer um back up do que eu tenho e aí vou tentar

 
 

Já testei algumas distros de LINUX aqui. Sugiro a versão 11.04 do UBUNTU. Nesse aí, os caras ainda não tinham inventado umas frescuras super modernas que travam todo o computador. A versão 12.04 já tá mais rápida que a 11.10, e bem bonita, mas isso tem um custo: eles estão direcionando o público do Ubuntu para o lado da beleza, dos efeitinhos lindinhos e facilidade burra de uso, o que tira do poder do usuário um monte de configurações.

A versão 11.04 é boa, leve e estável, não tem frescuras, e te dá liberdades acessíveis de alterações do sistema (isso não tem nada a ver com nerdices ou hackeagens, são coisas do dia a dia). Daqui a pouco vai ficar igual ao XP em relação às versões novas do MSWindows, haha.

 
 

Se você não gosta de ícones rebolantes e janelas que fazem plim-plim, eu sugiro usar o Debian (mãe do ubuntu). É mais seco, mais leve e bem estável. O único possível problema é que o Debian é mais fechado para softwares proprietários, ou seja, ele provavelmente não vai rodar alguns programas que o ubuntu roda (como skype e firefox), mas quase sempre tem alguma opção alternativa e, nesta lista de programas para edição de livros, não há restrição a nenhum deles.

Gosto muito do ubuntu também, mas as últimas atualizações me desgostaram pois estão pesadas e cheias de frescuras que para mim atrapalham. É claro que dá pra usar a versão 10.10 ou 11.04, mas uma hora elas ficarão desatualizadas demais e a pessoa vai ter que escolher entre mudar para uma outra distribuição ou usar o ubuntu desse novo jeito mesmo.

 
 

chuy ou muzi, roubaram um bolso meu e com ele minha agenda onde tinha anotada essas paradas…. queria saber qual impressora comprar a mais economica pra nao sair mais fazer FOTOCOPIAS malditas.

bjas!!!

 
 

A que tenho aqui é HP1018, deve sair uns 300pila e o toner 50.

 
 

Recebi uma sugestão outro dia de usar a HP 1320, pois ela imprime frente e verso automático. Isso ajuda MUITO!
O preço tá até melhor que a hp1018 por aqui.

 
 

valeu pela info! Vo comprar essa mesma uuu

 
 

a pena é o pdf booklet não funciona em ubuntu, e não consigo configurar o wine, por falar nisso, alguém daki sabe como configuro o wine no ubuntu 10 ?

 
 

Tentei usar o booklet um tempão no wine e sempre da uns erros(n0compreendo).
Ai hj fui passar esse programa pra uma amigue, ai vi que tem pra linux agora!
Hehe, agora largo o windows de vez! rsrs.

 
 

Usei Debian por um bom tempo, agora estou dando uma chance para o Ubuntu Studio.

ubuntustudio.org

Tem um software massa para desenho e imagem.

krita.org

 
 

PDFbooklet agora tem versão para linux.
quem usa debian e ubuntus tem pacote .DEB para baixar
sourceforge.net/projects/pdfbooklet/files/

ótimo para “montar” livros, zines, a partir de PDF

 
 

gente de editoras libertárias que precisarem de oficinas ou ajuda com programas INKSCAPE e GIMP:
eu posso ajudar.

 
 

uhuuuuuuuuuuuuu

 
   

:D que demais! era exatamente o que queria :)