Tutorial - Como administrar o conteúdo de um grupo no WE

O exemplo que segue é do coletivo Ativismo ABC. Boa sorte e aproveitem as ferramentas do WE!

Tutorial WeRiseup (Como administrar o conteúdo do grupo Ativismo ABC)

As discussões e informações do grupo estão organizadas da seguinte forma (do mais geral, ao mais específico): Categorias, Sub-Categorias e Contribuições (Esses não são os nomes oficiais. Nem sei se tem. Escolhi esses apenas para facilitar o aprendizado).
Quando acessar a página inicial do grupo Ativismo ABC, é essa a janela que irá visualizar:

As contribuições só podem ser visualizadas ao clicar em uma sub-categoria.
Abaixo, segue a visualização dos assuntos de uma sub-categoria (no caso, a “WeRiseup”):

Para participar da discussão, basta clicar na contribuição desejada. Aparecerá a seguinte tela:

Para contribuir, basta escrever sua mensagem no “Espaço para Mensagem”, depois clique em “Publicar Mensagem”. Pronto! Você acaba de fazer uma contribuição.
Já aproveito pra explicar algumas ferramentas da coluna da direita.
Marcadores: O marcador é a sub-categoria à qual a contribuição vai ficar. No caso, clique em editar, depois escreve o nome da sub-categoria onde quer que essa contribuição fique. É possível colocar mais de um marcador, mas para não virar bagunça, usemos apenas UM marcador para que vá para uma única sub-categoria. Caso escreva algo diferente de alguma sub-categoria, essa contribuição ficará perdida. Lembrem-se: marcadores não são palavras-chave! É a ferramenta de colocar uma contribuição na sub-categoria desejada.
Arquivos anexados: É possível anexar arquivos ao assunto além de publicar mensagens. Basta clicar no editar e procurar o que você quer que fique anexado a esse assunto.
Grupos: É a lista dos grupos que estão participando desse assunto.
Pessoas: São as pessoas que já contribuíram nesse assunto. Então, são os que estão “participando” desse assunto.
Muito bem. Agora que já sabemos como o grupo é organizado, precisamos saber como adicionar uma nova categoria, sub-categoria e assuntos.
Comecemos pela categoria e sub-categoria.
Na tela inicial, onde tem todas as categorias e sub-categorias (de início, não há nenhuma..hehe) há também um botão “editar”. Ele fica no fim da lista de categorias e sub-categorias. Ele fica bem aqui:

Para adicionar, remover ou editar as categorias e sub-categorias, basta clicar nesse botão. Aparecerá uma tela assim:

Usando a primeira categoria como exemplo, temos lá algo assim:

Caso queira remover algo, basta apagar e depois clicar em salvar. Se quiser editar algo, basta editar e depois clicar em salvar.
Agora, vamos aprender a fazer uma contribuição.
Na coluna do lado esquerdo, tem sempre um menu. A primeira opção é “Contribuir”. Clique nessa opção. Da seguinte maneira:

Ao clicar nesse botão, aparecerá a seguinte tela:

Aí, você tem várias opções de wikis para criar. As explicações estão em baixo de cada item. Só para vocês saberem:
Wiki: As atas estão em tipo “Wiki”. Que tem uma parte de texto editável, e em baixo dá pra comentar.
Discussão em grupo: A maioria das contribuições são desse tipo. Só tem a parte de comentar.
Lista de Tarefas: É que nem aquele da “Pizzada de Dezembro – Master Plan”.
Etc, etc, etc.
Ao clicar em um deles, aparecerá a seguinte tela:

Nessa tela, você tem que colocar o Título, que é o assunto da contribuição que você quer criar.
Resumo: Vai aparecer como um “sub-título”. Você pode usar isso pra especificar mais um pouco (se quiser).
Marcadores: MUITO IMPORTANTE! Lembre-se que é ele que vai encaixar a contribuição a uma das sub-categorias para que ela não fique perdida no grupo Ativismo ABC. Coloque o nome da sub-categoria que você quer que ela pertença.
Depois disso, basta clicar em Criar página ali no canto inferior direito.

 

Galera, criei esse tutorial devido às dúvidas que a galera disse que tem. E também para alguns que já estão mexendo, mas que acabam deixando passar alguma coisinha importante. Tentei fazer de uma maneira que fosse fácil (ou, pelo menos, não tão difícil) de entender. Eu sugiro que vocês testem as funcionalidades do WeRiseup, mesmo que não tenha nada para contribuir ainda. Só pra aprender a mexer. Criem algumas categorias, sub-categorias, assuntos. Só pra ver como funciona. E depois deleta. Eu ainda não sei mexer em tudo. Sei alguma coisa. Também to aprendendo. Sugiro que vocês mexam, testem, experimentem. Coloquem a pedagogia libertária que a gente tanto fala em prática. Não tenham medo de errar. Se errar alguma coisa, a gente arruma juntos (se não conseguir fazer sozinho). Foi assim que eu aprendi a mexer aqui no We, no site do ativismo, no Mapa Mental e agora, aprendendo violão! rs. Enfim… se mesmo assim, ainda tiverem dúvidas ou qualquer dificuldade, entrem em contato comigo. Estou realmente disposto a auxiliar quem precisar. Abraços!

 
 

do caralho Marco!!!

 
 

Muito bom Marcão, ficou bem explicativo, tipo uma mini apostila! e uma dúvida: como crio subgrupos dentro do grupo aabc? (pq talvez nos seja útil para esse lance dos mini coletivos que citei na carta da casa coletiva gogo!).

 
 

Cara, agora o Ativismo ABC já pode se internacionalizar. Mas não vai ser na base da bolha de sabão da privataria, não!

 
 

Rafa, na tela inicial, em baixo da lista de “membros”, tem “Comitê”. Clica em “Criar”. A partir dali, é auto-explicativo.

Gui, eu não entendi o que você quis dizer com a sua mensagem.

 
 

Marcolino, mas só quem está aqui no grupo do AABC pode ver né? Será que dá pra disponibilizar pra geral?

 
 

Waslala, vê se agora rolou.

bjs

 
 

Além dessa estrutura tão completa também temos uma interface simples que creio nunca terá bugs e estará sempre funcionando perfeitamente.

Eu amei essa rede, e é para aqui que recomendaria os ativistas vierem caso houver uma debandada do Fakenoob, ou podemos nos organizar também para fazermos um fórum legal, mas essa rede é show de bola!

Há braços na luta!

 
 

A minha dúvida e acho que é a dificuldade de outras pessoas também está em fazer com que o texto inicial fique separado por parágrafos, como nesse texto da Carta Aberta:
we.riseup.net/multidao/carta-aberta

É preciso frisar que a parte de “fundo azul” é Apenas Resumo, enquanto o texto deve ser colocado na primeira postagem de “fundo Branco”.

Atenciosamente,
Mutantez

 
 

PRA QUEM AINDA TEM DIFICULDADE NO USO DO WE DÁ UMA OLHADA QUE ESSE WIKI AQUIFOI USADO E MELHORADO POR UMA GALERA.

 
 

Valeu Marco!

 
 

INCRIVEL!

 
 

Tiozão, usei esse tutorial pra criar os tópicos de 2017. Não sei se fiz certo, dá uma olhada…

O botão “Editar” agora fica oculto e aparece se vc passar o cursor sobre determinadas partes da página inicial, como o título “Wiki pública”.

 
 

Vc é o cara Taruga! hehe :D

 
 

Criei um novo tutorial – We e RiseupMail para iniciantes, que fiz para o curso livre “Anarquismo, Organização e Interseccionalidade” em junho de 2017. Está anexado em outra página: we.riseup.net/aabc/tutorial-we-e-riseup...

 
   

tens como botar esse tutorial público?