Edições Multimeios e Engenharia Transmídia para Sustentabilidade
Ministrado através da metodologia didático-pedagógica de aprendizagem por projeto, este Curso de Edições Multimeios e
Engenharia Transmídia para Sustentabilidade tem foco na experimentação criativa da ficção documental em contexto transmidiático demonstrando possibilidades de engenharia ecológica, de vertentes socioambientais sustentáveis e de suas compilações em sistemas interativos de informação e produção ecoeducativa com recursos de animações, realidade aumentada entre outros.
com André Malaquias
Aulas de________ e de _________________ de 20__ às ___________ das __h às __h e às ____ das __ às _h, exceto nos feriados.
O curso se divide nas três vertentes temáticas anuais ou semestrais abaixo:
Engenharia Transmídia : Roteiros Não-Lineares – Desenvolvimento de Enredos, Narrativas e Roteiros Não-Lineares
Sinopse:
O curso segue as atuais tendências e é ministrado por profissionais atuantes na área. Ensinando como elaborar uma redação de 30 linhas aos moldes da escrita transmídia e audiovisual estruturadas em linguagem dialogada e facilmente convertidas em legendas para TV, Teatro, Jogos, Revistas, Roteiros de Publicidade, quadrinhos, institucionais, de produções da internet e de animação, e demais veículos e meios midiáticos, dividindo-o entre texto e imagem.
Conhecendo a pŕatica da produção para cada um dos diversos gêneros audiovisuais, tendo habilidade para diferenciar construir e adaptar roteiros ficcionais e não ficcionais para diferentes formatos.
Ao longo do curso os participantes receberão noções de plano e enquadramento, descobrindo seu estilo como roteirista. elaboração de sinopse e argumento, criação de personagens, desenvolvimento de introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. Visando estimular a criatividade e criticidade por meio por meio da teoria e prática.
Produção Artística Alternativa Agregada Física ou Digital: Revista Impressa – Caderno Graficamente Engendrado de Contos Não-Lineares
Produção Tecnológica Alternativa Agregada Física ou Digital: Interface Digital para Criação, Registro, Leitura e Interação com Enredos ao Estilo MMRPG (rpg para múltiplos e massivos participantes não exclusivamente conectados via internet e por esta razão não foi usado MMORPG onde a letra O significa on-line)
Engenharia Multimeios : Arte Multiplataformas – Personalização, Design e Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos
Produção Artística Alternativa Agregada Física ou Digital: – Criação de Mini Dispositivo Portátil para Acoplagem em Hardware Livre ou Hackeável
Introdução à Computação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Matemática Computacional.Fundamentos de Computação Gráfica, Apresentação de PROJETO DE SISTEMA REPLICÁVEL. Aplicações práticas de conceitos sobre engenharia de software e programação. Desenvolvimento de um protótipo de sistema operacional, em estudo de caso envolvendo problema real e necessidades atuais do mercado. Aplicação de um método de desenvolvimento rápido livre e eficiente para produção, instalação e atualização de sistema operacional Manifesto ágil e suas aplicações.
Princípios ágeis para o desenvolvimento de protótipo de sistema computadorizado com suporte a microprocessadores, sensores, plataformas de coletas de dados, salas de controles e seus bancos de dados associados.
Fundamentos de linguagens de sistema operacional de tempo real e suas interfaces com sistemas analógicos e digitais.
Utilização prática de arquiteturas distintas para sistemas, suas diferenças e implicações, configuração de ferramentas automatizadas em um ambiente integrado de engenharia de software ajudada por computador, para geração de código e de teste de software. Exemplos de implementações do software para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android, IOS, Windows Mobile, Java ME e outros.
Bibliografia: WHITE, E. Making Embedded Systems: Design Patterns for Great Software, O’Reilly, 2012; JUHOLA, T. Customized Agile Development Process for Embedded Software Development: A Study of Special Characteristics of Embedded Software and Agile Development, VDM Verlag Dr. Müller GmbH & Co. KG and Licensors, 2010; STOBER, T., HANSMANN, U. Agile Software Development: Best Practices for Large Software Development Projects, Springer, 2010; KNIBERG, H., SKARIN M. Kanban e Scrum: Obtendo o Melhor de Ambos, C4Media, Editora InfoQ.com, 2009.
Produção Tecnológica Alternativa Agregada Física ou Digital: Sistema Digital Personalizado e Portátil para Tratamento e Armazenamento de Criações.
Engenharia Sustentável: Criando Um Jogo Ecológico / Ecoeducativo – Desenvolvimento de Jogos, Ambientes e Simuladores Multiplataformas
Produção Artística Alternativa Agregada Física ou Digital: Revista Impressa – Portfólio de Desenhos e Fotografias para o Jogos.
Sinopse: Por meio de jogo educativo e serious game, o curso visa mostrar a aplicação prática de Educação Ambiental e Ecologia com o uso ferramentas de reconstrução de ecossistemas virtuais degradados. Tendo como bases a aplicação de conceitos do desenvolvimento de game como: produção de GDD, física para jogos, inteligência artificial para personagens controlados por computador, arquitetura de cenários/ fases, programação orientada a objetos, modelagem de interfaces interativas e objetos 3D e animação, COMPUTAÇÃO GRÁFICA, DESENHO E EXPRESSÃO GRÁFICA,, HISTÓRIA E PRINCÍPIOS DO JOGO, FUNDAMENTOS DO DESIGN, ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE, DESIGN DE GAMES: CRIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO, DESIGN DE PERSONAGENS, DESIGN DE SOM, INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA GAMES
PRINCÍPIOS DA ANIMAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
DESIGN DE GAMES: JOGOS 2D
ILUSTRAÇÃO DIGITAL
LEVEL DESIGN
PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS 2D
NARRATIVA PARA JOGOS
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
DESIGN DE GAMES: SERIOUS GAMES
DESIGN DE INTERFACE E INTERAÇÃO
JOGOS E DESAFIOS: CONCEPÇÃO E BALANCEAMENTO
MODELAGEM E TEXTURARIZAÇÃO
PROGRAMAÇÃO APLICADA
DESIGN DE GAMES: AMBIENTES 3D
DIREÇÃO DE ARTE PARA GAMES
HISTÓRIA DO DESIGN
PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS 3D
RIGGING
ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS (3D)
CULTURA DOS GAMES
DESENVOLVIMENTO PARA GAMES 3D
DESIGN DE GAMES: TRANSMÍDIA
DESIGN E SOCIEDADE
GESTÃO DO DESIGN
PROJETO FINAL DE GAMES: CONCEPÇÃO
ERGONOMIA
MARKETING DE GAMES
Para desenvolvimento do game serão usados softwares audiovisuais livres e gratuitos como Blender, UE4, GIMP entre outros.
Visando desenvolver nos alunos games designer e jogadores, o espírito crítico para análise da questão ambiental, sobretudo no que diz respeito à atuação prática e coletiva.
Produção Tecnológica Alternativa Agregada Física ou Digital: Jogo Digital Hackeável e Estrutura para Realidade Virtual
Referências Bibliográficas:
Escrevendo Cenários – Roteiro Linear e Não-Linear
mundotentacular.blogspot.com.br/2010/12...
10 filmes que usam a narrativa não-linear de modo incrível
www.cantodosclassicos.com/10-filmes-que.../
Experiência de Projeto Internacional de Engenharia Colaborativa como atividade de Ensino de Graduação
paceepusp.files.wordpress.com/2012/08/p...
Tempo de mudanças desafia engenharia a ser mais colaborativa, afirma presidente da Anpei em evento na UFMG
anpei.org.br/destaques/tempo-de-mudanca.../
Transmídia:
Definição de narrativa transmídia, origem e exemplos:
pt.wikipedia.org/wiki/Narrativa_transm%...
Transmídia: A Narrativa da atualidade, por Marcus Tavares
revistapontocom.org.br/edicoes-anterior...
Entendendo o conceito de transmídia – por Internet Innovation
www.internetinnovation.com.br/blog/ente.../
Midiatismo – A diferença entre transmídia e crossmídia
www.midiatismo.com.br/vamos-entender-a-...
Multimeios:
Comunicação e Multimeios: Definição, Origem e Exemplos
pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3...
Comunicação e Multimeios: Contextualização geral e graduação – PUCSP
www.pucsp.br/graduacao/comunicacao-e-mu...