Com Vandalismo

Documentário sobre os protestos em junho de 2013 em Fortaleza

www.youtube.com/watch?v=KktR7Xvo09s

SEM VANDALISMO!” repetiam gritando parte dos manifestantes que ocuparam as ruas de Fortaleza. Mas na multidão das manifestações, que explodiram no Brasil em junho de 2013, outros grupos empregaram métodos mais diretos. Tachados de “vândalos”, foram criminalizados por parte da grande mídia, antes mesmo de serem ouvidos. Este documentário vai à “linha de frente” para registrar os confrontos e entrevistar os manifestantes para mostrar as motivações dos atos de desobediência civil.

=]

 

Eh o primeiro doc de manifestacoes que vejo que enfoca no vandalismo.
Alem de ser novidade (e mostrar a falta de debate sobre o tema no lado pacifista), parece que, junto com outros textos que circularam, ha um novo olhar sobre o vandalismo.
Massa!

 
 

Pois é, por isso achei bem interessante. Aliás, não tive contato com nenhum outro documentário sobre as manifestações recentes – se tiver algum link, divulga aê.
Só acho que, da mesma forma que há falta de debate do lado pacifista, há falta de debate do lado “vândalo”; e não estou dizendo isso no sentido senso-comum “tem gente que quebra mas nem saber o porque” ou “tem gente que vai pela bagunça”. Mas acho mesmo que os grupos que se propõe a uma ação direta violenta carecem de preparação, tanto material quanto teórica. Acho que agora, com a arrefecida dos protestos, é uma boa hora para cuidarmos dessa preparação, através de grupos de estudos e discussões sobre os temas levantados, e oficinas e treinos das carências percebidas.

=]

 
 

Tb acho

 
 

Super relevante o que o Marcus fala. Recomendo esse mini-documentário: www.youtube.com/watch?v=JGTxt-IQxqQ “O Dia Que Não Acabou”
Sobre manifestações em brasília no ano 1986, que resultaram em confrontos violentos com a polícia e o exército; apresentam vários aspectos semelhantes aos que ocorreram nas manifestações de junho de 2013.

 
 

O doc de brasilia eh todo bom-cidadao.
Sempre tem aquela historia dos vandalos e dos infiltrados. Acho que numa manifestacao de sindicato, infiltrado eh sempre ruim. Mas no caso de protesto geral, ou com anarquistas, acho que ajuda a estimular quem ta indeciso.
O problema dos infiltrados de junho/2013 foi que estavam levando gente. Aih eh outra coisa.

Pra somar aqui, entao, um curta bem ruim sobre a Novembrada, revolta contra a visita do presidente Figueredo em floripa, 1979:
www.youtube.com/watch?v=8QyKS6ZTlZg

tem umas fotos aqui

 
 

massa

 
 

Aqui no ES saiu um doc bastante interessante sobre o tema, só que não sei como faço pra upar ele na pagina
www.youtube.com/watch?v=6sRTm-mAnhs

Casagrande e as ruas e o medo

 
   

Fui abrir esse doc “Casagrande e as ruas do medo” e o youtube tirou do ar. Tem em outro lugar?