Escolarizando o Mundo (legendas em português)

documentário Schooling the world

Disponível para baixar (1 gb, áudio em inglês, sem legenda): aqui
Disponível para baixar (1,9 gb, áudio em inglês, legendas em português): aqui
Trailer Legendado: aqui
Filme completo legendado no Youtube: aqui

Tradução da apresentação filme:
schoolingtheworld.org/film

“Se você quisesse transformar uma antiga cultura numa geração, como você faria isso?
Você mudaria o jeito de educar as crianças.

O governo estadunidense sabia disso quando, no século 19, forçou as crianças americanas nativas a entrarem nas escolas governamentais. Hoje, voluntários constroem escolas em sociedades tradicionais pelo mundo afora, convencidos que a escola é o único caminho para uma vida “melhor” para crianças indígenas.

Mas isso é verdade? O que realmente acontece quando nós trocamos um conhecimento canônico de uma cultura tradicional pelo nosso? A vida realmente fica melhor para essas pessoas?

ESCOLARIZANDO O MUNDO aceita um desafio, às vezes engraçado, mas ao final profundo, de olhar, problematizando, o papel da moderna educação na destruição das últimas culturas sustentáveis do mundo.

Lindamente gravado no local da cultura budista de Ladakh, no extremo norte dos Himalaias indianos, o filme entrelaça as vozes das pessoas de Ladakh com conversas entre quatro pensadores originais cuidadosamente escolhidos; o antropólogo e etnobotânico Wave Davis, um explorador da revista National Geografic; Helena Norberg-Hodge e Vandana Shiva, ambas ganhadoras do Prêmio Right Livehood pelos seus trabalhos com povos tradicionais na Índia; e Manish Jain, arquiteto de programas de educação da UNESCO, USAID, e do Banco Mundial.

O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a “escapar” para uma vida “melhor”.

Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza – tanto aqui nos Estados Unidos quanto no chamado mundo “em desenvolvimento”.

E questiona nossas definições de riqueza e pobreza – e de conhecimento e ignorância – quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agroecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais.

Finalmente, ESCOLARIZANDO O MUNDO faz um chamado por um “diálogo profundo” entre as culturas, sugerindo que nós temos, ao menos, tanto a aprender quanto a ensinar, e que essas sociedades sustentáveis ancestrais podem ser portadoras do conhecimento que é vital para nossa própria sobrevivência no próximo milênio."

 

Posso prover a versão legendada! Só acho que minha internet não vai conseguir fazer o upload.

 
 

não tens a legenda separada?
Acho que tem software que “extrai”/lê a legenda de um vídeo.
Tem que procurar.

 
 

A legenda foi feita em Advanced Subtitle e não é lida por qualquer “tocador de mídia”. Pra legendar o filme foi um processo bem complicado (começando por ser um arquivo .mov).
Enfim, a legenda teve que ser “colada” ao filme. Teria que fazer o upload do filme com a legenda colada já.

 
 

Caio, vc conseguiu subir o filme legendado? to acabando de baixar ele em inglês, mas queria ter legendado pra passar pra uns educandos… valeu!

 
 

Salve meu querido Caio. Qual o tamanho do arquivo? Vê se consegui subir aqui mega.co.nz
Como não sabe quem eu sou vou lhe dizer… “sou daqui de Salvador” hahha Róbson Abraços e saudades!

 
 

Vou ver isso assim que chegar em casa. Tou fazendo pedagogia comecei este ano e cheio de planos hahha depois de baixar eu disponibilizo aqui

 
 

caio já subiu o filme todo pois o link não está abrindo aqui não

 
 

bota o link de novo a´i irmão

 
 

caio o link tá aparecendo aqui com um sinal de imagem entre o # e J pode ser isto que tá dando pau.Tou abrindo e vai pra pagina inicial.
manda por e-mail pra mim depois no kilombozalute@gmail.com
valeus

 
 

sobe no we, na tua conta e compartilha com o video_docs

 
 

Tá pronto pra divulgar galera!

 
   

Lindo !!! Vou baixar aqui e divulgar . valeu mesmo