Rolou nessa segunda uma reunião dos coletivos para construir o ato do “dia internacional de luta contra a copa do mundo” em Recife.
A reunião aconteceu no DCE da católica e contou com a participação de algumas moradoras desapropriadas do lot são francisco comitê junto com o comitê popular da copa, FIP, SINTRACI, frente de luta pelo transporte, coletivo zoada, pstu e psol.
Ficou decidido que o ato terá concentração a partir das 15h na estação/terminal integrado de Camaragibe, onde será feita uma panfletagem entre os passageiros do terminal (ato que pode gerar fato político devido a repressão a esse tipo de atividade nos terminais); depois seguirá junto com carro de som para a Av. Belmino Gouveia, que será fechada (provavelmente com pneus queimados), e se encerrará por volta das 18h com um ato simbólico no terreno onde foram demolidas as casas, onde serão colocadas faixas e cruzes simbolizando as mortas em decorrência da depressão e estresse advindos do processo de desapropriação.
O protesto terá como pautas: 1- A questão da moradia para os desapropriados do Lot. São Francisco. 2- A exposição das mentiras do governo (federal/estadual) em relação as obras de mobilidade no estado. 3- A higienização que vem sendo feita na cidade com a remoção e proibição do comércio e dos trabalhadores informais.
No dia 16 haverá uma intervenção durante o seminário “Diálogos Governo-Sociedade civil: Copa 2014 – O que o Brasil já ganhou com a copa”, que acontecerá as 14h no Centro Paulo Freire, na madalena.
Ficou marcada uma plenária para a próxima segunda (19), para avaliar as ações e planejar as próximas.
Observações:
Galerinha do psol e pstu já pensando na imprensa e nas entrevistas que eles vão dar para a televisão.
Pensei em fazer um video no metrô no horário de pico para divulgar o ato. Pretendia gravar imagens da superlotação e alguns depoimentos, mas precisaria de ajuda para editar. Alguém instiga?