Problemas comuns de saúde masculina com os quais você deve se preocupar

É bem conhecido que os homens são muito menos propensos do que as mulheres a procurar cuidados médicos preventivos básicos ou de rotina.

No entanto, existem certos problemas de saúde masculinos comuns que são tratáveis ​​se detectados cedo o suficiente, mas podem ser permanentemente debilitantes ou até fatais se não forem detectados até que os sintomas se manifestem.

Gota Prost: Efeitos na Próstata e no Trato Urinário, Como Funciona e Como Tomar

Problemas comuns desse tipo incluem doenças cardíacas, problemas de próstata e hipertensão. Todos esses são assassinos potencialmente silenciosos que podem ser prevenidos ou tratados se detectados precocemente.

A doença cardíaca é a causa de morte mais comum de homens e mulheres no Brasil. No Brasil, estima-se que 61,8 milhões de pessoas convivam com doenças cardiovasculares. O fato triste é que a maioria dos americanos come dietas ricas em gordura e não se exercita muito ou nada.

Isso leva a níveis elevados de colesterol que podem bloquear as artérias cardíacas cruciais, causando insuficiência do músculo cardíaco ou podem levar a coágulos sanguíneos em outras partes do corpo que podem progredir para o coração e causar um ataque cardíaco. Felizmente, se a doença cardíaca for detectada antes de ocorrerem grandes danos ao músculo cardíaco, os tratamentos estarão disponíveis. As mudanças no estilo de vida são a primeira linha de defesa na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

As intervenções médicas variam de medicamentos a cirurgias. Tomar medicamentos e seguir um programa de ervas e exercícios aprovado por médicos significa que os homens podem viver uma vida longa e plena, mesmo com doenças cardíacas.

As estatísticas sobre o câncer de próstata são sombrias. O câncer de próstata é o câncer mais comum, excluindo os cânceres de pele, em homens americanos.

A American Cancer Society (ACS) estima que em 2006 cerca de 234.460 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados nos Estados Unidos. Estima-se que oitenta por cento dos homens que chegam aos oitenta anos serão diagnosticados com câncer de próstata.

À medida que os americanos continuam a viver vidas mais longas, o impacto geral do câncer de próstata está se tornando mais prevalente. Felizmente, o câncer de próstata é facilmente tratado se for detectado precocemente na progressão da doença. Por isso, é muito importante que homens com mais de quarenta anos façam exames anuais de próstata. Normalmente, a progressão do câncer de próstata é bastante lenta e muitas pessoas podem viver com a doença por anos sem apresentar nenhum sintoma.

Alguns sintomas do câncer de próstata:



  1. Aumento da frequência de micção, especialmente à noite.

  2. Dificuldade em iniciar a micção com dor ou sensação de queimação

  3. Ejaculação dolorosa

  4. Sangue na urina ou sêmen

  5. Dor ou rigidez nas costas, quadris ou coxas

A hipertensão, ou pressão alta, é frequentemente chamada de “assassina silenciosa” porque geralmente é assintomática até que ocorra um ataque cardíaco ou derrame. Por esse motivo, todos devem fazer exames regulares de pressão arterial, independentemente da idade ou sexo. Se pego precocemente, a hipertensão pode ser tratada por meio de medicamentos e/ou por uma mudança no estilo de vida….