jornal-eco

 Jornal Ecologia Doméstica 

Aprenda a reciclar, reaproveitar, plantar, economizar e facilmente

1. Economizando Água

Você pode economizar água aproveitando a canalização de água de todas as pias e tanques de sua casa retirando o sifão (em muitos alguns casos apenas retirando o copo que fica embaixo do cano de escoamento) e colocando embaixo do cano um balde para coletar a água. No chuveiro também é possível tomar banho com os pés dentro de uma bacia grande comum (do tipo em que se lava roupas), desse modo você pode reaproveitar esta água (que vai estar com resíduos de sabão, sabonete, detergente) nos vasos sanitários de sua casa. Canalizar a água da chuva através das calhas direcionadas para reservatórios como cisternas e caixas d’agua soluciona muitos problemas relativos à limpeza de casa. Estes reservatórios devem permanecer limpos e tampados, e preferencialmente devem ser clorados principalmente se você for demorar a usar esta água. Independentemente de ser uma alternativa diária para economia e reciclagem que economiza rios de água e de dinheiro, esta ainda pode ser excelente solução para qualquer caso de racionamento.

2. Reaproveitando Luz Solar e Economizando Energia Elétrica

Para reaproveitar a luz solar você pode colocar telhas de vidro no seu telhado, dessa forma vai iluminar a casa sem precisar gastar luz elétrica (de dia) você pode também comprar uma placa de Energia Solar (Parecida com a energia elétrica, só que usa energia solar e funciona da mesma forma).

3. Reaproveitando Sementes de Frutas (Plante apenas enterrando-as ao invés de jogar uma eternidade de árvores e frutos no lixo)

Você também pode enterrar sementes dos frutos que comer em áreas de terra próximas de sua casa, dessa forma isso irá fazer com que seu bairro região, a cidade se transforme num imenso pomar de flores, frutos e oxigênio o que passado par seus filhos será interminável pois todo árvore deixa suas frutas cairem, comemos e nascem cada vez mais frutos e assim teremos a nossa cidade, bairro e residência florida e frutificada. Plante encostada nos seus muros e paredes a Ficus Pumilla também conhecida como Unha de Gato ela irá chupar todo o gás carbônico da cidade devolvendo todo o oxigênio de que precisamos. Plantar grama nas calçadas também ajuda a reforçar esta solução. É possível que venhamos a obter sucesso com um projeto de 3000 páginas que temos a este respeito que pode ser uma solução para qualquer cidade do mundo, aliviar custos da CETESB e aumentar sua eficiência, o que no futuro pode nos resultar também em descontos no IPTU, além dos benefícios imediatos tanto na saúde e educação ambiental como no paisagismo e beleza das cidades.

4. Enterrando Lixo Orgânico:

Se você quiser, pode enterrar também o lixo orgânico que ajuda a nascer plantações e a umedecer o solo e prepará-lo para o plantio. Para isso, separe um balde reservado e toda vez em que comer, jogue os restos de comida (menos plásticos, vidro, latas e papéis que devem ser ensacados de modo conveniente para os lixeiros) lá dentro e, quando encher um pouquinho, você enterra o lixo que servirá de adubo para suas plantações nascerem. Bem enterrado, purifica melhor o ambiente e evita também a aparição de insetos, animais e roedores.

teleporte@riseup.net

tecnologiaereciclagem@gmail.com

saberlivre@riseup.net.com.br

saberlivre@gmail.com.

rawenalima.organiza@gmail.com

Por Hórus Zênite Malaquias de Lima (nasc:04/02/1995)

e André Malaquias de Lima (nasc: 03/08/1968)