(tradução e adaptação livre do que seria algo como ‘dicas para construir sororidade na vila’ em um relatório de sobreviventes do intercambio sexual)
- Empoderamento: quando uma irmã controla sua própria vida e toma responsabilidade por suas próprias decisões.
- Solidariedade de irmãs: As irmãs devem ter umas às outras mostrando apoio umas às outras e sendo aliadas umas das outras por meio de empoderar umas às outras a serem fortes e independentes.
- Páre com o ‘ele disse que ela disse…’ (a fofoca).
- Escute suas irmãs. Não rotule suas irmãs.
- Fale abertamente e não-julgamentalmente. Lembre-se de manter os segredos de sua irmã.
- Manifeste-se e tome liderança não deixe os garotos te guiarem.
- Rebele-se contra mensagens que tomamos sobre garotas no bairro.
- Pense antes de falar. O que você tem a dizer pode machucar a alguém.
- Questione o (a) (e) odiador (a) (e). Não espalhe o ódio.
- “Deixe o drama pra mamãe”* . Todes lidam com o drama. Vamos cortar o drama ao meio mostrando solidariedade ao não chamar nossas irmãs como Vadias e Piranhas. * Respeite a cada uma e mantenha os segredos de suas manas. Manifeste-se contra os julgamentos feitos sobre uma mana. PÁRE. ESCUTE. FALE. E vamos tomar passos para cuidar nossa sororidade e solidariedade mantendo-nos leais a nossas irmãs.
*(uma expressão que significa aquela galera que fica reclamando de tudo sem fazer nada a respeito: http://www.urbandictionary.com/define.php?term=save%20the%20drama%20for%20yo%20mama)retirado de ywepchicago.files.wordpress.com/2011/06...
“Não comece rumores sobre outra mulher. Se você ouvir um rumor, não o repasse adiante. Deixe que fique com você… Não é muito legal punir e sabotar outra mulher que você inveja ou teme caluniando ela ou tornando outras mulheres contra ela”
Phyllis Chesler