Oficina de Energia Solar - 10/10/2016

Oficina de Energia Solar

Energia fotovoltáica significa energia gerada pela luz.
todos os cabos devem estar bem feitos e chegados antes de começar.
Vamos trabalhar com energia alternada ou seja as baterias tem o negativo e positivo.
Como vamos usar bateria para equalizar a carga de dia, manter carga durante a noite quando não tem luz.
controlador de voltagem – controla a energia gerada pla laca solar, e distribui essa energia conforme a carga das baterias, para mandar para a bateria ou para mandar direto para a antena.
Controla o que vai na bateria e o que vai para a antena. ele tem um sistema de proteção que desliga o controlador. Em hipotese alguma ligar a placa direto na bateria. Pode esquentar, pode explodir a bateria.
Corrente contínua – tem positivo e negativo, a eletricidade corre só para um lado, do negativo para o positivo. Se ligar invertido ele queima. Muito cuidado. Sempre identifica como cabo de chupeta, o negativo é sempre preto e o positivo vermelho. Ligar com calma, olhar, ter certeza. Corrente contínua DC
corrente alternada – nao tem polaridade, é a tomada normal, você não escolhe o lado para ligar os aparelhos na tomada. 60x por segundo 60 hertz é a frequencia que ela alterna, 60x por segundo. Já olhou a iluminação da rua bem de longe, ela oscila, e de longe a sua retina consegue perceber a oscilação e perto a retina não deixa perceber, porque é muito rápido. ALternada porque ela se alterna,
Temos a placa fotovoltáica, baterias que armazenam energia que ela conduz, temos o contolador de carga e regulador de voltagem que é a mesma coisa. Vamos aprender como liga esses equipamentos.
Temos um problema com essa energia, que é a conexão que vamos usar nas baterias em qualquer lugar que tiver terminal, vamos lixar, com o tempo sempre alguém vai ter queir nas torres, lixar, reapertar o sistema todo. Isso é uma manutenção comum que vai ter que ser feito, com isso temos perda de energia, a voltagem é muito baixa, 12 ou 24 volts. Então um cabo desses, cada metro de cabo oferece uma resistência ou seja uma dificuldade para a energia passar dentro, quanto mais fino maior a reresistência. Uma analogia simples é a água. Se a gente pegar 2 caixas dágua de 1000lts numa delas ligamos com cano de 2 polegadas e na outra de 1/4 se abrirmos as 2 mangueiras a de 2 polegada vai esvaziar mais rápido. Isso porque a de 2 polegada oferece menos dificuldade para água passar. A mangueira pequena oferece maior resistencia.
Fio de 6mm posso ligar até chuveiro elétrico que tem 6000 wats de potência no inverno. Assim le não via esquentar esse fio. passa tranquilaemente. Mas se pego um fio de 2 e 1/2 e pegar um chuveiro de 6000 wats e ligar o chuveiro vai esquentar, porque esse fio oferece muita resitência, não dá a energia fica uma brigando da outra para passar e esquenta. O atrito da energia que passa (muito) esquenta o fio e pode derreter.
Energia elétrica é matemática. Se eu tiver 240 watts (ex:antena) é a potencia do aparelho que ele vai ligar no 220 volts, vai dividir, vai dar 1,09 amperes, pego meu aparelho que consome 240 watts e vou ligar ele no 12 volts, liga direto na bateria, divido por 12, vai dar 20 amperes, então eu provo para vocês que quando ligar o aparelho dele e colocar o alicate o amperímetro aqui, vai dar 20 amperes, então o cabo que vai levar energia para um equipamento de 240 watts tem que ser grosso, vcoê calcula com base na corrente que vai passar. Não vamos usar o inversor. então vamos trabalhar com 12v
voltagem – velocidade da água dentro do cano.
amperagem – quantidade de água.
watt – potência – furadeira pequena barata é 300 watts, queima para furar coluna de concreto. Uma furadeira boa é de 800 watts mais pontee fura concreto sem queimar.
Moto 125 cilindradas e a moto de 400 cilindradas. Acelero a moto 400 ela consome mais, quando acelero a 125 consome menos.

Voltagem x amperagem = watt (potencia)
dividir voltagem pela potencia = amperagem

Nosso sistema vai
uma das nossas antena é por volta de 80 watts antena liga para cavalvante e a que vai mandar para o vão das almas. E vamos ligar a 24 volts, duas baterias ligaas em série,
80 divido por 24 (voltagem) = 3,3 amperes
Essas baterias tem a capacidade de armazenar 220 amperes por hora. Ela tem 220 amperes em 2h, tem 2 bateria temos 220 amperes por hora (porque está em paralelo), se as duas baterias tiverem carregadas, se nós consumirmos (com uma perda de 15% de perda), temos 375 amperes em 1h, se dividirmso 374 amperes, divido por 3,3 que é o consumo de amperes… tem autonomia de 60h sem sol. Se a noite tivesse 60h essa bateria daria conta.
Tem um detalhe que você pode ligar a bateria em série e paralelo,
Ligando em paralelo como os aparelhos om 3 pilhas que ligam bundinha com cabeça.
12 volts é uma média sempre vem um pouco mais. Ligamos em paralelo e deu 25,4. Ao invés do 24.
Ligando positivo ocm negativo soma a voltamgem
qunado liga positivo com positivo e negativo com negativo, mantém a voltagem mas soma a amperagem.
Qual a vantagem de ligar em série ou paralelo.
SE usasse 12 volts no final das contas dá na mesma, quando pego 80 wats e divido por 12 volts tenho 6,6 amperes.
Eu ganho que quanto maior a voltagem melhor para que a energia passae para meus fios, meu condutor, pode ser um pouco mais fino. SE fosse trabalhar com 12volts teria que ser mais grosso. como vou trabalhar com 24 volts pode ser um fio mais fino. Acaba sendo vantajoso trabalhar com 24 volts, e é legal ver que todos os aparelhos tem voltagem, amperagem. Não pode ligar a geladeira 110 na rede 220. Senão queima.
TEmos 3,3 ou seja 6 antenas vão puxar do controlador de carga 3,3.
Com energia solar não dá choque, mas se inverter um fio desses positivos, negativos você queima a bateria ou o controlador. não dá choque, na bateria, no inversor sim.
Quando vai ligar bateria de carro para chupeta não pode inverter senão queima. Agora vamos estar lá em cima do morro com tudo para funcionar e queima o controlador de energia, você tá ferrado.
Quando vamos ligar esses equipamentos tem que tomar cuidado nao pode ligar o positivo e negativo direto um no outro, pois essa bateria não aguenta, uma amperagem curta e rápida que nem o do carro dá. Não pode distrair e baeter um chave ligando os polos senão dá curto, a pancada é grande, e danifica a bateria.São 220 amperes. A de máquina de solda é 200 amperes, você consegue soldar portão com uma bateria. ENtão vamos cuidar dessa bateria que tem muita qualidade e tá novinha.
Quando vamos instarlar uma placa fotovoltáica temos que por ela voltada para o norte e a inclinação para que ela fique inclinada certinha para melhor aproveitamento da luz. Fica voltada no norte porque o sol nasce no leste para o oeste e a placa fica voltada para pegar sol durante todo o dia.
Aqui a inclinação deve ficar em 14 15 graus, isso tem uma tabela.
Nas placas mais modernas elas viram, com a mesma energia da placa, das baterias, o que ele ganha faznedo esse movimento vale a pena pois gera muito mais energia. Como um girassol. Isso para sistemas bem sofisticados, lugares sem luz, ou que fica muito nublado, qualquer coisa que ganhar faz a diferença e muito.
Pode aumentar a bitola do cabo para diminuir a resistência. Virar a placa para o sul é como dar as costas para o sol. Ou se colocar ela virado para cima. deixa tombado para ele ficar de frente para o sol. Aqui em Cavalcante geralmente meio dia já carregou todas as baterias.
O ângulo vamos fazer para o suporte da placa, tem inclinometro.
Essa inclinação é uma tabela de acordo com latitude e longitude. Tem na internet. A altura também influencia. Você sente também o calor na mão, até achar a inclinação que pega a mão luz solar na mão toda.
Não desconsiderar os profissionais que passaram anos e anos para descobrir e montar um equipamento, o angulo ideal, tudo tem um porque, parou de funcionar tem alguma coisa, um fio soltou, oxidoualgo.
É importante saber separar as informações úteis que devemos aproveitar, das armadilhas da indústria que querem nos tornar dependente, alheios dos processos.
Vamos com calma.
A placa funciona com pocesso químico, muito quente produz menos energia.
Colocamos as placas para fora para teste. Posicionou as baterias uma ao lado da outra.
TEm uma ordem na ligação, a primeira coisa que liga no controlador de placa é a bateria, senão pode danificar o sistema dele. A bateria nunca descarrega totalmente nunca zera, para não queimar a bateria, ela nunca vai zerar, o que estraga é quando ela zera.
A primeira coisa que vamos fazer é ligar em série
LIga o positivo de uma bateria para o negativo, tem uma ruela, que passou uma lima (porque tem um verniz de proteção nos contatos. Tem a ruela e ruela de pressão. Para fazer essa ligação vamos usar um fio de 35, colocar um cabo maior do que a necessidade do sistema não é um problema, só é mais custoso.
Ligação em série ligar positivo no negativo. Assim somamos voltagem, 2 baterias de 12 volts teremos 24 volts.
Se tiver placas pares compre inversor de 24 volts.
Quase sempre usamos inversos pra transformas o 12 volts ou 24 volts para 110 ou 220 volts.
Mas não vamos usar pois vamos trabalhar só em 24volts.
Agora vamos ligar aqui o controlador de carga o positivo de uma bateria com o negativo da outra bateria.
Fio preto, negativo. coloca a isolantes na ponta do cabo negativo para ifcar indentificado. Não pode gerar dúvida.
Use sempre o padrão, fio preto negativo, fio vermelho positivo. Cuidado para não encostar positivo no negativo na hora de fazer as ligações.
O controlador de carga liga primeiro a baterial do que a placa? pq o controlador é automatico poisele vai se posicionar para ocntrolar a placa de acordo com a bateria. Ele identifica a carga, no caso 24 volts.
Quando se liga solar e rede eletríca o controlador é outro e faz essa identificação da energia.
OLha no controlador onde vai o cabo de energia negativo e faz a ligação.
E faz a mesma coisa com o fio saindo do positivo e ligou no controlador.
Já vai ligar, e marcou 25,5 volts, e marca amperagem de saída no caso tá dando 0. Esse arma sozinho quando dá sobrecarga não precisa religar.
Agora podemo ligar as Placas.
Posicionou para o norte. As duas vão estar apontadas para a mesma direção, apontar igual. Não tem diferença e pé ou deitado,Geralmente deixa de pé para não ocupar tnato espaço. Colocaram apoiado sobre o tijolo na borda pois as placas são de viro.
Vamos fazer o teste com uma placa só.
Pegamos o multímetro, que mede várias coisas.
Voltagem corrente contínua – linha e tracejado DC – bateria placa solar
voltagem alternada – ondinha
amperagem
resistencia
Eu uso praticament só volt. Vou colcar 200 pois sei que aqui já tem mais do que 20. 200 VOLTS Corrente contínua, eu coloca aqui, vermelho no vermelho, preto no preto. Dá 31.9.
Aquelas placas menores de 150 wats chega a 19 volts quando aberta.
Essa grande dá 32 mais ou menos pode ligar em sério mas vai dar 62 volts, não precisa pode ligar em paralelo dá 32 wolts.
Ao virar para o sol já dá 34 volts.
Isso é convertido para a tensão do carregador de carga que abastece a bateria para o que precisa, ele regula, ele transforma voltagem e amperagem e o que sobra ele dissipa em calor.
As placas são como bateria ligando o positivo de um no negativo de outro dá 68 volts.
Essa placa normalmente já produz a carga para uma bateria dessa de 24 volts. Os caras d aloja falaram para fazer em sério em vez de paralelo, não faz diferença nenhuma para o sistema, mas vai ter 68 volts jogando ali e o controlador vai trabalhar mais.
Já está ligado as placas em paralelos, o controlador aguenta/seguro até 100 volts, então tudo bem ligar as 2 placas em sequparalelo.
Cada placa dessa custa 900,00 reais. Uma bateria essa é R$ 1.200,00.
O terminal dá mal contato com o tempo, oxida e dá prolema, então o ideal para essas condições é soldar e passar fita de alto fusão.
Para testar o multimetro avisa dá menos. Deu menos 67 aqui. O multimetro tem que estar na posição certo.
Colocou o fio vermelho saindo da placa no controlador de carga, e o fio negativo também, já ligou o painel do controlador.
Pegou o amperimetro da corrente contínua. tá entrando 5,7 amperes, por isso o ideal é ligar em paralelo, isso é 6 a 60 volts. significa 360 wats. Tá vindo a 60. Então por isso é legal ligar em paralelo. Ou diminui a voltagem e aumenta amperagem.
Agora em sequencia tá indo em 8 para a bateria. Vai 10,5 amperes, em paralelo deve ir para 20.
Se soltar a placa não tem problema, o problema seria tirar a bateria.
A voltagem a mais ele regula e dissipa em calor para a atmosfera. Então a decisão deve ser em função do controlador. porque jogar fora tanta energia. Ela sozinha gera 34.
Sempre calcular bateria a mais que a placa, aqui tem sol muito abundante.
Voltamos para ligar a placa em paralelo. negativo com negativo, positivo com positivo. Voltamos para medir. Deu 33 volts. E a amperagem vai ser o dobro, agora a amperagem dá dando 12, chegando mais amperagem, mas menor voltagem e a voltagem já um pouco a mais do que precisa. O que interessa aqui é a amperagem. A quantidade de água é maior, a amperagem é maior. Enchendo de carga maior. Tá dando 27,7, daqui a pouco a bateria vai começar a flutuar. VOltagem de flutuação. A bateria é 24 por convenção. Agora vamos ligar o equipamento, que tá bombado. QUand formos montar a torre, vai ser assim a montagem. Deixa as baterias em baixo com uma casinha de madeira, vai ser embaixo com a placa solar servindo de proteção também para as baterias..
O aterramento que vamos fazer será de 5 mts. então essa é a distância que estará o equipamento.
A antena aguenta de 12 até 30volts, tá saindo 27, se der algum problema colocamos um regulador na saída, vai perder um pouco de calor, porque vai de 27 a 24.