glossário de termos da teoria lésbica

do livro dykes loving dykes, dyke separatist politics for lesbians only. Bev Jo e Linda Strega. retirado do blog lesbianseparatist.tumblr.com

Glossário Lésbicas Radicais
Rita Vlinder·Quinta, 14 de abril de 2016

  • Privilégio Heterossexual: O poder e privilégio da “normalidade” que as mulheres recebem por fazerem sexo com homens, casarem, reproduzirem e criarem famílias. Privilégio heterossexual é tudo o que mulheres ganham ao pertencerem a homens e ao mundo heterossexual, e tudo o que as Lésbicas perdem por serem Lésbicas. Mas Lésbicas que foram heterossexuais no passado, continuam a ter algum tipo de privilégio, principalmente quando se identificam com mulheres heterossexuais e têm valores heterossexuais.
  • Lésbica ou Sapatão-identificadas: Sapatão-identificadas identificam-se como e com as Sapatão, não com mulheres heterossexuais. Apesar de muitas Lésbicas serem hétero-identificadas, nenhuma mulher hétero pode ser Lésbica-identificada a não ser que se torne Lésbica. Sapatão-identificadas agem e parecem-se com Sapatão. Quanto mais Sapatão-identificadas nós somos, maior é a nossa opressão lésbica.
  • Patriarcado e Sexismo: O sistema social em que os machos têm poder sobre as fêmeas, e a crença masculina de que os machos são superiores às fêmeas. Técnicas usadas para impor o poder masculino incluem: assassínio em massa ou genocídio (tal como a queima das bruxas europeia), mutilações em massa (tal como mastectomias, histerectomias e clitoritomias desnecessárias), dietas forçadas, assassinato, violência e tortura, violação (incluindo abuso familiar), estereótipos, insultos, restrição física (incluindo feminilidade) e todos os outros tipos de ódio à fêmea.
  • Macho-Identificada: Este termo é erroneamente usado contra Lésbicas, Butches em particular, que recusam se conformar aos padrões masculinos de feminilidade.
    Identificação masculina é na verdade uma medida de quão pessoalmente dedicada a fêmea é aos machos, e quanto a sua realidade está ligada às versões masculinas da “realidade”. Cultura masculina internalizada, que todas as fêmeas no patriarcado inevitavelmente têm, não deveriam ser confundidas com “identificações masculinas”. Nós usamos o termo “macho-identificada” para descrever mulheres hétero e os exemplos mais extremos de identificação hétero e feminilidade entre Lésbicas.
  • Fêmea-Identificada: Lésbicas são as fêmeas mais fêmeas-identificadas, pois heterossexualidade envolve rejeitar e trair fêmeas.
    Quanto mais Lésbicas-identificadas nós somos, mais fêmeas-identificadas seremos.

Fonte: Jo, Bev., Strega, Linda. “Dyke Loving Dykes. Dykes separatista politics for lesbians only (1990).