videos/palestras

Alguns videos/palestras de feministas,feministas radicais e feministas lésbicas radicais e criticas do feminismo.

Julie Bindel: “The De-Radicalization of Lesbianism

Bev JoStrange Conversations

Ti-Grace Atkinson, Kathy Scarbrough e Carol HanischHow to Defang a Movement: Replacing the Political with the Personal

Monique Wittig “Reading from The Straight Mind” Partes 1-2

Sheila Jeffreys “On Kate Millett” Partes 1-2

Sheila Jeffreys on Kenny Live www.youtube.com/watch?v=bNOF8z6O5i0&list=WL&index=39

Lierre Keith “Liberal x Radical” Partes 123 (ativar legendas em português)

Lierre Keith “Patriarcado e Planeta Terra” Partes 1 e 2

Rachel Ivy "The End of Gender: Revolution, Not Reform | Deep Green Resistance" (ative as legendas em português ou espanhol)

Gail Dines "Neoliberalism and the Defanging of Feminism"

Terri Strange Radical Feminist Philosophy and Choice

Sonia Johnson Going Farther in our Minds parte 1 e parte 2 Uma pensadora meio desconhecida mas ela é brilhante em como traz reflexões bem diferenciais em relação à outras radfems, principalmente neste vídeo ela fala o quanto a estratégia de atacar o sistema acaba fortalecendo ele, faz reflexões sobre as estratégias convencionais do mov. de mulheres e o assimilacionismo, meio na tendência do feminismo da diferença rejeita a reivindicação de ‘direitos’.

Ochy CurielEstados patriarcales y heteronormativos en los que participan las mujeres

Ochy Curiel "Feminismo Descolonial"

Camille PagliaRoda Viva

Profa. Dra. Renata GonçalvesMarxismo e Feminismo: contribuições de Heleieth Saffioti

Profa. Dra. Renata GonçalvesA MULHER NA SOCIEDADE DE CLASSES HOJE: Redescobrindo Heleieth Saffioti

Marcia TiburiReflexões sobre cultura do estupro - Feminismo e Direitos Humanos

Edda GaviolaEntrevista sobre Margarita Pisano, história e pensamento da filósofa

Djamila Ribeiro e Rosane BorgesA mulher negra e a renovação da esquerda

Djamila Ribeiro e Rosane BorgesAngela Davis e a revolução da mulher negra

Djamila Ribeiro Sobre o livro Gênero, Raça e Classe da Angela Davis

Lúcia Soares "Políticas Identitárias: linguagens e resistências" - Conversação Libertária na Somaterapia

Núbia MoreiraMovimento feminista negro no Brasil

Margareth RagoDa insubmissão feminista na atualidade

Margareth RagoMadame Bovary e as Tiranias da Intimidade

Sirin Adlbi Sibai La cárcel del feminismo: patriarcado e islamofobia a debate
La imagen del islam en occidente se construyó en muchos casos mediante categorías conceptuales que terminaron por aplicar un abismo de inferioridad hacia el Otro: lo que en el Corán es nombrado como un «orden de valores», se tradujo como «una religión primitiva», y el papel de una estratega política como Sherezade fue reducido al de una contadora de historias. Para romper con esta inercia hay que crear un nuevo pensamiento islámico que reinterprete y cuestione conceptos fundamentales, para así poder desmantelar los discursos sobre feminismo islámico sometidos a la lente impuesta por la colonialidad. Con motivo de la publicación del libro La cárcel del feminismo, la autora y dos expertos conversan sobre esta temática. El acto contó con las intervenciones de Sirin Adlbi Sibai, arabista, politóloga y autora del libro La cárcel del feminismo"; Juan Carlos Gimeno Martín, profesor de Antropología Social en la Universidad Autónoma de Madrid; y Maria Caterina La Barbera, experta de estudios de género y feministas. Fue moderado por Jesús Espino, subdirector de Edición de Ediciones Akal.

Magdalen Berns Não precisamos de pornografia lésbica de verdade (em português)

Gail Dines Marx: o sistema é o problema e parte 2 (em português)

Rita Segato www.youtube.com/watch?v=prUqWHKnUd4&feature=share "Rita Segato explica que a solução punitivista é absurda já que a prisão é uma verdadeira escola de estupro. Isso aplica tanto para as prisões de homens como as de mulheres, inclusive as junvenis. Em suas palavras: ‘Não somente se estupra ao estuprador para castigá-lo porque estuprou, isso todo mundo sabe, senão que essa instituição é um espaço de reconversão, de reprocessamento de identidades de gênero’ ".

Documentário Lefties: Angry Wimmin www.youtube.com/watch?v=G0sDUvrAUi4 Documentário da BBC que entrevista várias feministas radicais, lésbicas e separatistas do contexto britânico, retomando a história do movimento. (Legendado)

Viviane Mosé Viviane Mosé analisa os Linchamentos Virtuais "É preciso ensinar as pessoas a consumir mídia, ter senso crítico, questionar os boatos e os linchamentos, se não queremos pôr em risco a pouca Democracia que ainda nos resta. Todos estamos errados. O Linchador, o Linchado. Nos tornamos vigilantes do erro do outro para mitigar o nosso. Todos precisamos pensar. Porque pensamento leva a Ética. Ética não é para ser “bonzinho” com o outro, mas sim uma questão de Inteligência, de não ter Preguiça Intelectual. Usamos um raciocínio velho, de Bem e Mal, herdado do judaico-cristianismo. Somos produto de um modelo polarizado, de amor-ódio, mocinho/as-e-bandidos/as, demonização do outro e desresponsabilização histérica coletiva, “O problema é o outro” ou alguma coisa externa que não Eu, ou uma Maldade que também me habita tanto quanto ao outro mas da qual julgo estar isenta, por comodamente afirmar que o Outro é quem a porta. Por trás de um avatar há uma pessoa, linchamos mais facilmente aqueles que não reconhecemos como humano. No Mundo Real se tacamos pedra o outro espirra sangue, na Virtualidade sequer consideramos que o outro tenha sangue, que seja um semelhante da condição humana. Viemos de uma educação que ensinou a Autoridade, a repetir o professor, o líder, e os outros, e não pensar quais são nossas ações singulares, o que genuinamente escolho sob a marca do Eu, para além de seguir as hordas e as curtidas. Pensar leva à angústia, e as vezes pode tomar uma outra temporalidade, mais lenta que a da curtida imediata e a temporalidade da rede social, que não dá espaço para um pensamento sofisticado e ético."

 

q massa blavatski!

 
   

radfeminismo.noblogs.org/post/2015/01/1.../