FAQ B12

retirado do grupo 'b12 na dieta vegetariana' no fa$ebook

- Quais exames devo fazer para saber se estou com deficiência de B12?

R: O exame mais comum é o exame B12 sérica que pode ser feito na maioria dos laboratórios a um preço muito acessível, mas este exame não é um marcador muito seguro, pois seu resultado pode ser afetado pelo consumo de análogos da B12, consumo de certas vitaminas e por algumas doenças. No entanto, por ser o mais barato é o mais solicitado.
O exame de Ácido Metil Malônico do sangue ou da urina é mais eficaz para diagnosticar a deficiência de B12 quando a pessoa consome fontes análogas de B12, mas outros exames como o de homocistaína e o hemograma completo podem ajudar na identificação de uma possível deficiência.
Já para realizar o tratamento da deficiência com alta dosagem de B12 é necessário fazer outros exames, pois a suplementação em doses muito altas pode comprometer o estoque de ferro no organismo e desequilibrar o ácido fólico.

- Mas, afinal, quantos exames devo fazer?

R: Quantos puder!

Para aqueles que estão com a grana curta sugerimos o básico:

- B12 sérica;
- Hemograma completo;
- Ferritina;
- Ácido fólico.

Se estiver em condições de fazer, faça também:

- Ferro sérico;
- Homocisteína;
- Holotranscobalamina;
- Ácido Metil Malônico;
- T3, T4 e TSH;
- Reticulócitos;
- TGO e TGP.

- Quanto devo suplementar de B12?

R: A B12 é algo muito individual. Depende de vários fatores, por exemplo, pessoas em condição de estresse precisam ingerir doses maiores porque o organismo consome mais B12 do que o normal. Outras podem ter uma baixa absorção da vitamina, ao passo que o organismo de outras absorva muito bem.
Para saber com exatidão só fazendo exames. Não existe uma regra geral. Todos devem fazer exames e ir acompanhando seus níveis de B12.

- Uso o suplemento de 2,4 da Unilife. É suficiente?

R: Não, não é! 2,4 mcg de B12 é a dosagem mínima recomendada e mesmo assim o corpo não absorve toda a vitamina ingerida. Muitas pessoas tiveram deficiência de B12 mesmo ingerindo suplementos de 2,4 mcg.
Confira a porcentagem de absorção da B12 por doses ingeridas:

VIA ORAL:

1 mcg absorve até 0,56 mcg (56%).
10 mcg absorve até 1,6 mcg (16%).
1.000 mcg absorve até 13 mcg (1,3%).

INJETAVEL:

10 mcg absorve até 9,7 mcg (97%).
100 mcg absorve até 55 mcg (55%).
1.000 mcg absorve até 150 mcg (15%).

Vale lembrar que isso varia de organismo para organismo de acordo com a capacidade de absorção de cada um.

- Sou ovolactovegetariano (a). Preciso suplementar?

R: Muitas pessoas acham que porque consomem ovos e laticínios não precisam suplementar B12, mas isso não é verdade! Esses “alimentos” possuem pouquíssima quantidade de B12. O leite possui apenas 0,70 mcg de B12 e o ovo cozido 0,49 mcg da vitamina. Sem contar que esses “alimentos” são altamente gordurosos, com elevado teor de colesterol e provocam inflamações que podem comprometer a absorção da vitamina. Deem uma olhada na tabela:
www.facebook.com/photo.php?fbid=1215788...

- Sou vegano (a) ou vegetariano (a) e não tenho deficiência da vitamina, pois não tenho sintoma algum e meus níveis séricos de B12 são elevadíssimos!

R: Da uma lida neste post:
www.facebook.com/groups/105016210843677.../

- Mas se suplementarmos B12 não estaremos mostrando para os carnistas que o vegetarianismo não é uma dieta ideal para o ser humano?

R: Já temos inúmeras publicações científicas que mostram que a dieta vegetariana é mais saudável e mais adequada para o ser humano. As populações mais longevas do mundo consumem muito pouco ou nenhum produto de origem animal. Se a suplementação de B12 invalidasse o vegetarianismo, a dieta onívora também seria automaticamente invalidada, pois a farinha que consumimos é enriquecida com ferro e ácido fólico, nosso sal é iodado, gestantes suplementam ácido fólico durante a gestação, crianças suplementam ferro durante os anos iniciais de sua vida, nos EUA todas as pessoas acima de 60 anos recebem suplementação de B12. Tudo isso foi estabelecido pensando nos carnistas e não nos vegetarianos! Então o argumento de que a suplementação de B12 inviabiliza o vegetarianismo não se sustenta, pois mesmo alguns carnistas suplementam B12 por terem deficiência e, em minha opinião, todos eles deveriam suplementar essa vitamina dada sua importância.

- Não é natural consumir a B12 em cápsulas porque as cápsulas são feitas em laboratórios e não pela natureza!

Nem proteína texturizada de soja, nem arroz industrializado e nem a agricultura não é! Aliás, luz elétrica não é natural! Comida cozida muito menos! A maioria das frutas que consumimos não é natural! Se você está na frente de um computador ou mexendo num aparelho celular também não é natural! Andar de carro, respirar o ar que respiramos hoje em dia, beber água encanada com cloro e flúor, comer pão francês, tomar água de garrafinha, nada disso é natural! Morar num local fixo também não! Natural é ir morar na selva com os índios!
A pessoa diz que ingerir B12 não é natural, mas não tem problema algum em consumir Levedura Nutricional que não é natural, pois é enriquecida com os nutrientes, come vegan fast food, batata frita, toma leite vegetal de caixinha, como verduras com agrotóxicos, ou orgânicos da agricultura e encana com um suplemento. Qual é a lógica disso?

- Mas a indústria lucra muito com a venda de suplementos de B12. A necessidade do consumo de B12 não seria uma mentira da indústria para ganhar dinheiro?

R: A indústria farmacêutica lucra muito mais com pessoas doentes por deficiência de B12 do que com um suplemento de B12.

REFERÊNCIAS

SLYWITCH, Eric. Tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegetariana. SVB. ?
_______. Virei vegetariano e agora? São Paulo: Alaúde Editorial, 2010.
_______. Alimentação sem carne: um guia prático para montar sua dieta vegetariana com saúde. 2. ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2015.
Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos. São Paulo: Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 2012.