sindrome do 'burnout' ativista

sindrome que ocorre muitas vezes com trabalhadores, é o desgaste psicológico gerado pelo ativismo. como ando vendo muita gente vivendo um estresse intenso e estados depressivos e ansiosos graças à militância, coisa não difícil num momento político emergente ao mesmo tempo em que estas se tornaram excessivamente tóxicas, talvez em sintonia com a guinada à direita mundial e à posmodernização e perda da tolerância com processos coletivos ou a propria perda da noção de coletividade, além da sobrecarga de trabalho político e a repressão política, estou postando os materiais que achei na net

artigo : everydayfeminism.com/2015/05/dealing-with-activist-burnout

Sintomas
Há diversos sintomas, que, em fase inicial, até se confundem com a depressão. Por isso, é importante um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho. Além disso, há relatos de sentimentos negativos, desconfiança e até paranoia.

É possível que o paciente sofra fisicamente com a doença, com dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. Em mulheres, é comum alterações no ciclo menstrual.

Além do tratamento, que inclui terapia e medicamentos, como antidepressivos, se faz necessária uma mudança no estilo de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, pois ajudam a controlar os sintomas. É importante que o médico observe se é o ambiente profissional a causa do estresse ou se são as atitudes da própria pessoa que geram a crise.

A qualidade de vida é uma das armas para prevenir a Síndrome de Burnout. E isso inclui cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa.