Galera, acho que temos que ter atenção pra tentar distinguir/reconhecer o que é sintoma o que é doença.
Na medicina tradicional chinesa, muitas coisas estão associadas: mau-humor e raiva com problemas no fígado, dor nas costas e cansaço geral com problema nos rins, etc.
Não sei muito de nenhum tipo de medicina, mas parece bem importante entender bem os sintomas para depois diagnosticar uma disfunção. O caso clássico no brasil é a dengue: tem cara de gripe, mas se tomar remédio de gripe a pessoa fica muito pior.
Então, entrando no tópico da discussão, gripe é vírus foda, constipação é um vírus meia-boca; ou se toma vacina antes para evitar ser contagiadx, ou trata apenas os sintomas quando pega (analgésico e anti-térmico, em comprimido ou ervas, tanto faz).
Dizem que por ser vírus, a prevenção mais eficaz é a física: uso de máscara, boa ventilação, higiene. Isso quer dizer que se o vírus tiver no ar e entrar no teu nariz, já era, não importa quantos quilômetros tu corres por dia ou se come um gengibre inteiro pela manhã. (Será?) (Tenho estudado QiGong para promoção de saúde, mas até agora não ouvi falar em como combater vírus ou a gripe.) Obviamente que se a imunidade tiver baixa, mais disfunções podem acontecer juntas e escangalhar mais ainda a pessoa. Por isso é importante comer aquele gengibre toda manhã! Mas não por causa da gripe.
Além dos sintomas parecidos (tosse, aguinha no nariz, coriza) as principais diferenças são:
- gripe é acompanhada de dor nos músculos e de cabeça (aí vai algum relaxante muscular), febre, tem um pico forte no 3 ou 4 dia, pode desembocar em pneumonia e também matar.
- resfriado ou constipação: nariz escorrendo/entupido, pode desembocar em faringite, rinite e sinusite (vias aéreas superiores congestionadas), ciclo de uns 10 dias e nunca matou ninguém.
No início, as duas são idênticas, mas a gripe logo torna a coisa bem pior. Dizem que tem remédio anti-viral para gripe, mas para resfriado não.
E dor de garganta pode ser várias coisas também… Será que não teria que diferenciar o tratamento para cada tipo de disfunção? Ver com que essa dor tá associada? Ou é muita pira cartesiana-ocidental?