Ordenacao das páginas para impressão

Para impressão de livretos, eis a sequência segundo o número de páginas do livreto.
Mime oo spreadsheet
57 KB, OpenDocument Spreadsheet (.ods)
Preview: small, medium, large

Other Formats: pdf, ods, csv
Updated by lulhu 11:54AM
 

agora que to com debian me faz necessario isso.

 
 

como que faz pra selecionar mesmooooo

 
 

ixi, tenho que te mostrar ao vivo…

 
 

malta, não percebi nada. Se quisesse diagramar um livreto de 70 e poucas páginas, como fazia pa imprimir? gostava de fazer um em A6, na verdade…

 
 

Essa planilha te dá a ordem das páginas para imprimir um livreto, ou seja, um conjunto de páginas de texto em tamanho A5 que será impresso em folhas tamanho A4. Aqui estamos falando de impressão, então já tens que ter diagramado tudo certo levando em conta que tipo de impressora tens disponível (com frente-e-verso manual ou automática) e o tamanho do papel. (A relação do tamanho dos papeis tem que ser consecutiva, por exemplo: folhas A4 → texto em A5; folha A5 → texto em A6. Essa planilha não resolve o caso de folha A4 → texto A6.)

Do jeito que a planilha tá aqui, a ordem das páginas está feita para montar qualquer quantidade de páginas em tamanho A6 em livretos de 16 páginas, ou seja, quatro folhas A4 impressas frente-e-verso com texto diagramado em tamanho A6 (como nos livros). Se quiseres a impressão de apenas um livreto de 70 e poucas páginas terás que fazer duas coisas:
1) mexer um pouquinho na tabela (o que não consigo explicar por aqui)
2) e ter um número total de páginas múltiplo de 4 (uma folha A4 contém (frente-e-verso) 4 páginas A5).

Tentei dar uma introdução do drama que é imprimir pela primeira vez. Com o tempo a gente pega o jeito.

Dá pra entender alguma coisa do que descrevi? Senão, só ao vivo mesmo.

 
 

Sim, obrigado pela resposta! Olha, deu pra perceber um pouco, entretanto, se fosse pra imprimir um livreto mesmo em tamanho A5, com 40 páginas, como a planilha me ajudaria na diagramação?

Estou tentando diagramar uma zine, mas tenho bué dificuldades com a numeração das páginas. Por exemplo: tenho 40 páginas, começo a imprimir uma folha A4 com o A5 da primeira página, e ao lado, na mesma folha, metes um A5 de qual página?

 
 

Vamos pensar o seguinte:
temos a folha A4-número 1, a primeira que vai entrar na impressora. Esta folha tem dois lados, a frente e o verso. Na frente e no verso cabem duas páginas A5, uma à esquerda, outra à direita (vendo a folha no sentido ‘paisagem’, ou deitada). Assim, temos todas as referências para falar de impressão: A4-n1 (primeira folha A4), A4-n1-FD (primeira folha, frente, direita), etc.
== Tranquilo essa primeira parte?

Então vamos para a impressão de um zine. Ele será feito com apenas um livreto (não haverá divisões em vários bloquinhos), contendo 40 páginas A5, impresso em folhas A4:
Na A4-n1 temos que colocar a última página à esquerda (n.40) e a primeira à direita (n.1), ou seja, A4-n1-FE = p.40 e A4-n1-FD = p.1
No verso, teremos: A4-n1-VE = p.2 e A4-n1-VD = p.39.
No verso da página A4-n1, teremos que colocar a página 2 logo atrás da p.1 e a página 39 logo atrás da p.40.
== Tranquilo essa segunda parte?

Assim, temos que na FRENTE das folhas, a numeração do lado direito (D) vai subindo de dois em dois (1,3,5,…), e a numeração no lado esquerdo (E) vai diminuindo de dois em dois (40, 38, 36,…). No VERSO das folhas, temos agora no lado direito (D) a numeração diminuindo de dois em dois (39, 37, 35,…) e no lado esquerdo (E) a numeração subindo (2, 4, 6,…).
== Tranquilo essa terceira parte?

 
 

Acho que sim. Muito obrigado! Vou tentar imprimir uma primeira versão.

 
 

A tabela de ordenação de páginas foi feita pra facilitar nossa vida, mas ela em si não é muito fácil, haha.
A grande vantagem dela é que não precisamos de um programa especial para fazer esse tipo de ‘formatação de impressão’, como o ‘booklet’ ou qualquer outro, seja em windows, linux, mac ou celular. O enfoque da Subta sempre foi trabalhar com softwares livres. Então vamos à tabela!

A tabela tem três partes:
1) número de páginas por livreto, célula amarela
2) tabela da esquerda, para impressão frente e verso manual, com a célula para escolher o lado (f=frente, v=verso)
3) tabela da direita, para impressão frente e verso automática (sem nada de especial)

Vamos a cada parte:
Primeira. A célula ‘páginas por livreto’ é o que o nome diz e vai definir o tamanho dos livretos que o livro final vai ter. Um livro geralmente ou é composto de páginas individuais (sendo colado) ou de livretos ou cadernos (booklets) a serem costurados um no outro. Olhando os livros feitos por aí, descobri que um livreto de 4 folhas era o mais comum (o que dá 16 páginas: cada folha possui 4 páginas, duas na frente, duas no verso). Com livretos menores, ao fazer manualmente, temos mais trabalho, e com livretos maiores, a diferença de altura entre a parte dobrada (centro da folha) e a margem externa é muito grande, fazendo com que a lombada fique muito grossa em comparação com a borda da página (parte que a gente folheia).

No caso de um zine, tradicionalmente eles são feitos de apenas um livreto. Assim, temos que pensar sempre que o arquivo final deve sempre possuir um total de páginas que seja um número múltiplo de quatro (4, 8, 12, 36, 240, etc.). No caso aqui do nosso colega Zeca Afonso, 40 páginas dá certinho.

A planilha que subimos aqui está preparada para livretos com 16 páginas. Caso alguém queira usar mais ou menos páginas num livreto (como num zine) teremos que fazer algumas alterações nas tabelas da esquerda e da direita, dependendo do tipo de impressora.

A diferença entre a tabela da esquerda e da direita é simplesmente que uma tabela está completa (frente-verso automática) e a outra está pela metade (frente-verso manual). A tabela da esquerda mostra o conjunto dos números de páginas referentes ao que vai ser impresso na frente ou no verso (escrever ‘f’ ou ‘v’ na célula azul). Como ela está pensada para o processo manual de impressão, primeiro temos que imprimir um lado da folha, e depois o outro. Assim, como expliquei mais acima, o lado da frente das folhas, num zine de 40 páginas, deverá estar com as páginas 40-1, 38-3, 36-5, etc. E o verso, com as páginas 2-39, 4-37, 6-35, etc.

Se olharmos a tabela como está agora, ela tá mostrando a sequência das páginas para impressão de vários livretos de 16 páginas. Ou seja, a célula ‘páginas por livreto’ (em amarelo) está com o número 16, e primeira linha da tabela da esquerda em negrito (pintada de cinza claro) tem os números de 1 a 16. Logo abaixo dela, temos a numeração das páginas, e ao lado esquerdo, temos uma coluna (em cinza claro) com o número da página que começa cada livreto (1, 17, 33, …).

Quem for imprimir livros usando vários livretos, sugiro que use 16 páginas por livreto. Não vou explicar aqui especificamente como usar a tabela para vários livretos com outro número de páginas. Mas dá para depreender da explicação a seguir, que é para apenas um livreto com mais páginas.

No nosso caso aqui, de um livreto de 40 páginas, teremos primeiro que mudar a célula amarela (páginas por livreto) de 16 para 40. Só lembrando novamente, tem que ser múltiplo de 4. Se o zine tem 7 ou 21 páginas, então acrescenta páginas em branco (ou outra coisa) até fechar 8 ou 24 páginas. Isso é exigência do papel: numa folha A4, cabem 4 páginas A5. Não tem como mudar isso.

Ao mudar a célula amarela para ‘40’, as tabelas da esquerda e da direita mudarão automaticamente. Como neste caso vamos imprimir apenas um livreto, então só nos importa a numeração da primeira linha da tabela (da primeira linha não pintada de cinza claro), aquela que conterá os número 40,1, … 38,3, … 36,5, etc.

Só que tem um detalhe. Do jeito que foi construída a tabela, precisamos alterar manualmente a linha do número de páginas do livreto, aquela que antes ia de 1 a 16 e está pintada de cinza claro. Esta linha deverá agora ir de 1 a 40. Temos que expandir essa linha ao mesmo tempo que estendemos as fórmulas da linha debaixo junto. Quem não sabe mexer com software de tabelas, talvez isso seja meio complicado. E não sei se consigo explicar bem aqui (posso explicar mal, sabendo que vai dar errado, hehe).

Enfim, pra quem sabe estender as fórmulas para células contíguas, é só ir arrastando até chegar em 40, NAS DUAS TABELAS, sem sobrepô-las. Como a tabela da esquerda (frente-verso manual) depende da tabela da direita (frente-verso automática), então deve-se estender as fórmulas e o número de páginas do livreto nas duas.

Pronto, agora já temos os números das páginas A5 para impressão em folhas A4 de um zine de 40 páginas. Se a impressora não tiver fernte-verso automático, copiamos e colamos primeiro os números da tabela da esquerda com a opção ‘f’ (frente) escrita na célula azul (‘lado’), que são as páginas da frente. Depois, viramos as folhas na impressora e imprimimos as páginas ‘v’ (verso). Lembrar de imprimir duas páginas por folha.

Se a impressora tiver a opção de frente-verso automática, é só copiar e colar a numeração da tabela da direita.

Ufa, deu!

 
 

E pra facilitar a vida, aí vai a numeração!!!

automático (40, 1, 2, 39, 38, 3, 4, 37, 36, 5, 6, 35, 34, 7, 8, 33, 32, 9, 10, 31, 30, 11, 12, 29, 28, 13, 14, 27, 26, 15, 16, 25, 24, 17, 18, 23, 22, 19, 20, 21)

frente (40, 1, 38, 3, 36, 5, 34, 7, 32, 9, 30, 11, 28, 13, 26, 15, 24, 17, 22, 19)
verso (2, 39, 4, 37, 6, 35, 8, 33, 10, 31, 12, 29, 14, 27, 16, 25, 18, 23, 20, 21)

 
 

Se alguém usa o Scribus/Linux posso ajudar em uma forma de já exportar direto o PDF pronto pra impressão. A imposição das páginas é feita automaticamente.

 
 

Atualizei a planilha:
- tinha um erro na fórmula da segunda linha
- deixei visível apenas a numeração completa (escondi a tabela de frente e verso separado)

 
 

E aproveitei para deixá-la ainda mais prática:
Só precisa mudar a célula amarela, colocar o número de páginas do bloco (por exemplo, 40) e a tabela se transforma sozinha, deixando só uma linha visível com o que importa.

 
   

Me falaram que a tabela não faz sozinha a paginação para livretos com outros números de páginas. É verdade. Ela funciona automaticamente para dois casos apenas:
- vários livretos de 16 páginas
- um livreto com qualquer número de páginas (múltiplo de 4)

Porém, as fórmulas tão lá embutidas. É só “arrastar” para fazer vários livretos com outro número de páginas que não 16.
Por exemplo, aqui tá uma tabela com a paginação para livretos com 20 páginas.