FVM: edição e encadernação de livros e agendas

manuais para autonomia e independização. Como fazer as próprias: encadernações, livros, folhetos, livretos de bolso, agendas, etc. Indicação de programas para edição, mútua ajuda em problemas técnicos, discussões e recomendações de técnicas, ferramentas...

geral

encadernação

vídeos, dicas e tutoriais:

  • empastar livro: youtube.com/watch?feature=player_embedd... (pra quem encheu os ovários de ver o anterior, pode ver este sobre empastar livro. É juntar todas páginas e aí pegár-las com camadas de silicone, depois pôe uma capam suponha que as folhas são a4 cortadas, a capa será uma a4 inteira… e a capa pode fazer num material mais grosso, impressa, com serigrafia, gravado, stencil… que queiram…)

Costura: É possível cozer as páginas, podem ser dobradas (suponha, a4 dobrada ao meio) e juntadas várias, só que isso é um porre na hora da edição. Tem que organizar a impressão em grupos de folhas. Mas é legal também. Podem ser costuradas por dentro, depois pegadas com esse processo. Também me falaram que está bom pôr uma fitinha de tecido por cima antes de pegar a capa mas também já me falaram o contrário, que isso é pro caso de ser cosida.

  • Tem também outra técnica onde se fazem uns cortes com todas folhas juntas e aí se costura e também se pegam com cola, esse é bem legal também mas não sei se dá muita firmeza.

Furar as folhas: dá pra usar agulha de couro para máquina de costura e criatividade. Também tem um lance que criaram pra facilitar empurrar a agulha nas folhas que é uma agulha colada com superbonder ou mesmo com silicone, bem firme, na parte onde se pega o carimbo, assim você empurra com a parte onde há o selo do carimbo. Outra opção é usar uma furadeira com broca bem fina (0,5mm).

edição:

  • softwares livres: libreoffice (editor e diagramador de texto), GIMP (editor de imagem), inkscape (edição de imagens), scribus (diagramador de texto mais profissional) OBS: É possível fazer TODO o trampo de edição usando softwares livres. talvez vc tenha que aprender uma coisinha ou outra, mas é tudo bem simples, é só ter vontade de exercer os conceitos de liberdade e autonomia no pc. + informações em: Softwares livres para editoras independentes
  • softwares autoritários: word, photoshop, in design, ilustrator, adobe acrobatic pro
  • software que junta pdfs em um só, no caso de que você faça a edição da capa em um documento e o restante do texto em outro e queira juntar num arquivo só: www.pdfmerge.com

paginação
ordenamento de páginas:

  • planilha para imprimir em livreto em qualquer programa (duas pg A5 em cada A4): Ordenacao das páginas para impressão aqui com a fórmula eh só selecionar a ordem de paginas e copiar, colar na configuração de impressão>páginas selecionadas… e depois ao revés.
  • PDF (para quem for imprimir em fotocopiadoras e não em casa): escolher opção ‘impressão para folheto’ (en español, impresión para libreto). Se não há, se baixa um plugin.

número de páginas:

  • número de página em Libre Office: existe a opção ‘campos’, e formatação deste campo ‘número de página’. Na formatação, sobre onde começa, dependendo de onde quer que comece a paginação, colocar -x(número de páginas que quer em branco, por exemplo, introdução). Se, em vez do número, aparecer o texto “Número da página”, escolha Exibir – Nome de campos.

tamanho da página: para quem quer fazer um fanzine por exemplo, sempre lembrem de escrever livre por exemplo no libre office ou word, mas escolher o formato do documento como A5, que é metade da A4, gravar em pdf, na hora de imprimir como folheto (exemplo, nas propriedades de impressão do pdf) as letras não serão reduzidas. senão, em A6, cabem em cada folha A4 4 páginas de um livro ou fanzine, podem fazer livretitos e imprimir, e assim economizam papel e é mais difusão. :)

escaneamento

  • dica: ajustar o scanner para 300 DPI “Greyscale” (escala de cinzas). Diz o próprio programa: "200 DPI é o setting mínimo para alcançar resultados aceitáveis”.

softwares para OCR (reconhecimento de texto para imagens digitalizadas): KBookOCR (linux), FreeOCR, ABBY Finefinder e o Scansoft Textbridge.

manutenção de impressoras e cartuchos (tinta e toner): we.riseup.net/subta/manuten%C3%A7%C3%A3...

Sites úteis:

help.libreoffice.org/Writer/Page_Number...
www.ubuntero.com.br

manual da editora subta

Manual Subta para fazer livros

 

ainda não terminei, mas em pouco estará feito

 
 

massa

 
 

pronto!

 
 

www.softpedia.com/get/Office-tools/PDF/... foi este?

 
 

estou com dúvida na edição de cabeçalho. Quero que comece só a partir dum ponto. Tipo não quero q todo arquivo tenha cabeçalho com nome do livro tipo “Algunos Apuntes sobre Separatismo y Poder- Marilyn Frye”, não quero que tenha nas páginas iniciais, só onde começa o texto. Uma merda não consigo achar nenhuma info mimimi. Ajuda!! Beijas!

 
 

e para eliminar o ‘NÚMERO DE PÁGINA’ da última página?? ;(

 
 

não tem como fazer que nem no word, que se cria páginas distintas com a quebra de página, insertar nova página e desvincular das anteriores?

 
 

www.autoreseditores.com/guia-edicion-di... um guia para m$ office. Não consigo descobrir no M$ FuckOffice como diferencio márgens de páginas pares e ímpares :(( (para edição para livro)

 
 

Para que as páginas tenham numeração diferente tens que usar “quebra de seção”. Tanto pro OpenOffice quanto para qualquer outro vai lá em Inserir / quebra de seção. Aí nas opções do cabelho/rodapé tens que encontrar um botão que “desvilcula da seção anterior”.

Para diferenciar páginas pares das ímpares é em “configuração de página”/layout de página/espelhado. Para diferenciar o rodapé/cabeçalho da página direita e da esquerda vai em configuração de página/rodapé ou cabeçalho e desativa a opção “mesmo conteúdo na direta/esquerda”. Isso é pra OpenOffice. Pros outros deve ser parecido.

 
 

queria fazer cabeçalho só em algumas partes do documento

 
 

se ponho espelhado no word fica com bastabte margem dos lados direito e esquerdo. Eu queria pôr margem no lado esquerdo pras paginas impares e direito nas páginas pares, pra na hora de fechar o livro. Vou ver o tutorial do barba ruiva! valew chuy!

 
 

quebra de seção no libreoffice seria salto de linha?? ou inserir seção??

 
 

- não acho a opção de quebrar seção como no word, no libre office…
- não consigo tirar a numeração da última página. Consegui da primeira, mas na ultima nao consigo mmimimimimi

 
 

já fazem uns dois dias que to pesquisando essas coisas, já to cansada, devia ser algo simples. Inserir um salto de página que comece outra página e que não tenha nada haver com a formatação anterior.

 
 

deixo este pra quem se interesse, eh do m$fuckoff-ice www.autoreseditores.com/guia-edicion-di...

 
 

cara, pra ir acumulando conhecimento, é melhor usar apenas UM software. Senão a gente fica pulando do OpenOffice pro MSOffice loucamente sem necessidade. Sugiro abandonar o troço privado e ficar no livre.

Vou tirar umas fotos de como fazer o que queres e já mando.

 
 

Pronto: tá ali anexado a este wiki: we.riseup.net/assets/106990/Formatando%...

Pra começar, tens que criar diferentes estilos de formatação de página para que cada página ou conjunto de páginas saiam diferentes umas das outras.

Tem que ser bem organizado, pois senão é fácil se perder. Sugiro que use um que já existe (“padrão”) e crie os outros com nomes fáceis de lembrar (ex. “parte 1”, “capítulo 5”, etc.)

Tudo começa no menu “Formatar”/“Estilos e formatação”. Daí pra frente é só ver as figurinhas que tão no pdf anexado.

Depois de criados os estilos de formatação de página, dá para aplicá-los bem fácil: we.riseup.net/assets/106992/alterando%2...
Mas não esquece de sempre inserir quebra de página entre um estilo e outro.

 
 

te conto como venho indo!

muitisimas gracias pela mão!

 
 

limpeza de cartuchos, copiando do grupo subta: we.riseup.net/subta/manuten%C3%A7%C3%A3...

 
 

subi um manual do scribus aí ao lado.

poxa valeu consegui por a edição que queria de texto com essa manha do ‘aplicar formatação a partir da seleção’. Perfeito.

 
 

Que maravilha!!! :D

 
 

Ah, que massa esses materiais!!! Me piro nessas coisas, vou ver se ponho em prática qualquer hora.

 
 

muito legal! super útil!

 
   

Qué maravilla lo del encuadernado! gracias!