Public Wiki
“Acreditamos que, como a maioria dos anarquistas acreditam, as prisões não tenham nenhuma função útil (exceto para o benefício das classes dominantes) e devem ser abolidas, juntamente com o Estado. Somos diferentes dos reformistas liberais e grupos como a Anistia Internacional em duas formas principais: em primeiro lugar, acreditamos na abolição tanto do sistema prisional quanto da sociedade que o cria, e iniciamos todas as nossas ações com isso em mente; em segundo lugar, acreditamos na resistência direta para alcançar uma sociedade sem Estado e sem classes. Grupos como Anistia Internacional se recusam a apoiar qualquer pessoa acusada dos chamados atos violentos, insinuando assim que qualquer um que resiste a opressão e pega em armas em defesa própria, ou durante uma insurreição revolucionária, não é digno de apoio. A mensagem é clara: não resistir. Nossa mensagem é exatamente o oposto, e é isso que nós trabalhamos para apoiar. Nós compartilhamos um compromisso no anarquismo revolucionário, em oposição ao liberalismo e individualismo ou legalismo.” Lorenzo Kom’boa Ervin
A Cruz Negra Anarquista se esforça para fazer o levantamento de todxs xs presxs que participam em movimentos de protestos ou de guerra de classe, bem como qualquer atuação fora da legalidade local que vise a destruição do Estado e do Capital.
Nosso objetivo é a destruição das prisões e estamos dispostxs a empregar todos os meios necessários como dizia Malcolm X, o abolicionismo penal, a criminologia crítica e toda teoria anarquista revolucionária são ferramentas conceituais para a nossa luta anti-carcerária entendida como parte indissociável da luta contra o Estado e o Capital. Enquanto houver prisões haverá Estado, toda luta anti-estatista é uma luta anti-carcerária.
Muitxs são aquelxs que por falta de conhecimento sobre a realidade da luta social no Bra$il afirmam que não temos presxs políticxs, isso é muita alienação! Pretendemos com nosso levantamento trazer a público o nome, um pouco da história e se possível uma forma de contato com aquelxs que se encontram sofrendo a tortura do cárcere. Queremos assim quebrar a imagem de país democrático do Bra$il, ou a imagem de um “governo de esquerda”, escancarando as arbitrariedades cometidas para a manutenção da dominação capitalista.
Todxs xs presxs da guerra de classes tem o nosso apoio, independente da natureza de suas ações, desde que não colaborem com as forças da repressão. X9 não merce nosso apoio ou nossa solidariedade, entregar xs irmãs e irmãos em luta para benefício próprio é uma atitude covarde, egoísta e que vai contra tudo o que sempre defenderam xs anarquistas.
LIBERDADE
Não ficarei tão só no campo da arte,
e, ânimo firme, sobranceiro e forte,
tudo farei por ti para exaltar-te,
serenamente, alheio à própria sorte.
Para que eu possa um dia contemplar-te
dominadora, em férvido transporte,
direi que és bela e pura em toda parte,
por maior risco em que essa audácia importe.
Queira-te eu tanto, e de tal modo em suma,
que não exista força humana alguma
que esta paixão embriagadora dome.
E que eu por ti, se torturado for,
possa feliz, indiferente à dor,
morrer sorrindo a murmurar teu nome
Carlos Marighella. São Paulo, Presídio Especial, 1939.
Textos
PORTUGUÊS:
- CNA na wikipédia
- Lorenzo Kom’boa Ervin – Um projeto de proposta para uma Rede da Cruz Negra Anarquista
- Verbetes do Abolicionismo Penal
- Vigiar e Punir – Foucault
- As prisões – Kropotkin – também em quadrinhos
- Por que resisti à prisão – Marighella
- a aposta por uma teoria da abolição do sistema penal
- sobre a fundamentação metodológica do enfoque abolicionista do sistema de justiça penal — uma comparação das idéias de Hulsman, Mathiesen e Foucault
- Anarco-abolicionismo penal: uma proposta para estancar a mentalidade punitiva – Acácio Augusto
- Prisioneiros políticos, prisões e libertação negra – Angela Davis (1971)
INGLÊS:
- diversos textos anarquista sobre prisões
- A Draft Proposal for an Anarchist Black Cross Network – Lorenzo Kom’boa Ervin
- A New Draft Proposal for an Anarchist Black Cross Network – Zabalaza
- The Abolitionist Toolkit
- prison radio – programa de rádio do Mumia Abu Jamal
- ABOLITION NOW! TEN YEARS OF STRATEGY AND STRUGGLE AGAINST THE PRISON INDUSTRIAL COMPLEX
- Yalensky’s fable a history of the anarchist black cross
ESPANHOL:
- revista mexicana Destruye las prisiones 1 & 2
-
LA HIDRA PENITENCIARIA – La verdadera historia de la Cruz Negra Anarquista/Anarchist Black Cross
- Anarquistas de Bialystok 1903-1908
- Anarquistas_de_Bialystok_1903-1908 Folleto_historiaCna
- Abolicionismo-Penal-Latinoamericano-Postay-Avila-libre