experimentos

 

Introdução à escrita Coletiva de Ficção – Experimento de redação dialógica colaborativa com estilo e recursos de RPG.

 
 

Bloco 1: O que?Quem? Sinopse apresentação didático pedagógica do projeto/missão e sua importância
Saudações sobreviventes, alguém na escuta? – Meu nome é André Malaquias de Lima, sou educador do espaço de técnologias e Artes do Serviço Social do Comércio do Bom Retiro, aproveito esse período de quarentena para propor esse experimento de redação dialógica colaborativa com estilo e recursos de RPG. Vamos juntos nessa jornada? — Por favor se apresentem dizendo nome, profissão e dscrevendo um ponto fraco e forte de cada um…

— Meu nome é Altheia, muito prazer, sou de moçanbique, vim para o Brasil ainda pequena com minha mãe que se matou de trabalhar faznedo faxina para que eu pudesse estudar. Trabalho com auditoria eletrônica, sofri muito preconceito por ser negra e mulher e ter grandes aspirações,.Dizem que tenho traços da Sra. J. Walker, uma mulher a frente de seu tempo .
- Meu nome é Altheia, muito prazer vim de Moçambique sou Auditora, tenho facilidade com números, vi na auditoria uma forma de fazer justiça combatendo a corrupção por meio da fiscalização, sofro de ansiedade. – O meu é Rorina dizem que sou flutuante e apaixonada, meu pior problema é a timidez e dispersão uso interfaces de comunicação para me comunicar com as pessoas . — Meu nom é Dra. Patrícia, sou programadora . — Esses são Shankar, Lin Focus e Suroh.
- O que viemos fazer aqui?
- O objetivo é se adaptar e sobreviver em meio ao caos, juntando e resumindo o máximo de informações sobre combate ao vírus e manutenção da saúde e bem estar que conseguir. Organize este cenário bagunçado, listando tudo o que sabe que precisa e quer fazer, definindo horário para cada tarefa , separando informações por tipo e ordem de prioridade. Organize as linhas e colunas, as letras e palavras espalhadas por ai e monte uma agenda com base em sua rotina tradicional. Diferencie o ideal do real e vá mudando seus hábitos aos poucos, acordando mais cedo.. etc. Para uma visão otimista de mundo, liste as vantagens de ficar em casa. O que podera fazer agora que antes não tinha tempo?
- O que gerou esse caos ? – Um vírus de origem desconhecida que muda de nome, forma e função se espalhando rapidamente contaminando a mente e o corpo das pessoas e levando-as a troca de realidade, desencorando desse corpo para outro corpo e outra vida.

- O que temos que fazer?- O cenário está bagunçando tarefas e horários espalhados por todo lado, acorda-se tarde e há sempre mais coisas a fazer do que tempo, que foge como um coelho, a falta de diciplina e motivação somada ao isolamento dessa fase nos faz perder pontos, ter prejuizos emocionais e financeiros. – O cenario vai ficando cada vez mais bagunçado e dificil de organizar. – O que esta vendo agora é um reflexo de como sua mente está, por causa do virus… – Mas trazemos boas noticias: há como combatê-lo! Todos juntos nessa jornada?

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Bloco 2: Como será a jornada?

- Como combater esse vírus afinal? — Parece que os dois maiores sintomas nos humanos é a arrogância, a resistência a mudanças e o conformismo… — Precisamos ter a humildade e a coragem de nos adaptar propondo mundanças se quisermos sobreviver então..

— Isso, começem organizando a rotina de vocês… coloquem cada objeto em seu devido lugar, juntando o que é de todos e o que é individual de cada um, separando por forma e função. – Serão como uma familía nessa realidade, com uma missão comum, se não souberem conviver deverão arrumar um espaço individual por conta própria, mas lembrem-se de manter a mente sã buscando respostas para as perguntas difíceis desse tempo…
- Aqui vão algumas regras de colaboração:
- Você pode colocar seus problemas pessoais como desafios que fazem parte da jornada.
- Pesquisar a veracidade das informações usando fontes contrárias.
- Colocar seus problemas como desafios que fazem parte da jornada.
- Não se esqueçam de dar continuidade a um tema tratado pela ultima pessoa que escreveu dialogando com ela.
- Façam sempre perguntas nunca afirmações .
- Cada proposição ou ideia devera apresentar uma proposição contraria com argumentos, fontes e fatos.
- Assim estimulamos um rico debate baseado em fatos não opiniões. – Afinal, opiniões sem embasamento serão desconsideradas para que a atividade não entre no campo ideológico.
- Jogadores terão que pesquisar respostas as perguntas fazendo novas perguntas.
- Cada jogador-personagem terá que pesquisar respostas para perguntas fazendo novas perguntas.
- Lembrando que comentários de cunho ideológico ou ofensivo serão excluídos.
- Aceitamos a liberdade de expressão desde deque não firam os direitos de outros.
- Por onde começar? – Buscar respostas para essas e outras questões de interesse global e mais relavantes para o momento :
- Como manter e construir relaçãos afetivas remotamente?
- Como a humanidade pode passar a viver melhor?
- É verdade que as crises são o primeiro passo para mudança?
- Qual a melhor forma de lidar com entes queridos?
- Como manter e construir relaçãos afetivas remotamente?
- Como diminuir a ansiedade e sobreviver com qualidade de vida de dentro da sua casa?

/////////////////////////////////////////////////////////////////////

Bloco 4: Segunda parte da missão. Conclusão temporária da missão, objetivo alcançado, artefato recuperado, mudança obtida pela jornada, e retorno para casa.

- Isso ajuda a combater o vúrus mental, mas e o físico? – Lembro que um de nós falou sobre os agentes da desinfecção.
- Aqueles que usavam a água sagrada? Também chamada de água que arde, água sana, água que queima… ninguém ainda sabia o que continha.
- Tudo que eles tocavam com seus dedos que tinham tocado a água sagrada, causava desinfecção digital.
- Tudo que tocavam com suas mãos, seus pés, suas luvas ou suas botas era desinfetado.
- Tudo o que falavam, limpava o espiríto e acalmava a mente e o coração das pessoas, já que não tinha viés ideológico e parcial, tratava-se de necessidades universais e práticas dificeís de questionar…
- Por acaso eles bebiam água sagrada e tudo que eles comiam ou beijavam era desinfetado? De modo algum que eu saiba ! Foi isso que eu disse ? Eu disse isso? Isso é muito perigoso, pode destruir o corpo, eu não sei, eu não disse isso, isso não é outra coisa…?
- Tocavam a água sagrada gira do corpo, externo. Dentro do corpo, interno é outra coisa.
- O que era desinfetar para os agentes da desinfecção? – Olha parece que os fetos dos microrganismos e nanorganismos era retirado por adesão e levados para onde fossem positivos e não prejudicassem ninguém.
- Eles diziam cantando: eu desinfeto, tu desinfetas… – Alguns os chamavam de loucos por seus modos excentricos e seu estilo de vida alternativo outros os achavam geniais..
- E andavam pelo mundo desinfetando tudo com os pés os caminhos, pisos e passagens e levando fetos passageiros para outros lugares…onde fossem neutralizados e sua fome devoradora…
- E com as mãos, desinfetavam maçanetas, alças, corrimãos…
- E os copos e talheres? Não sei…parecem que sempre eram lavados com água sagrada antes e depois de serem usados…
- Mas primeiro eles mergulhavam as mãos na água sagrada e esfregavam uma na outra num ritual estranho…
- E esta história foi chamada por nós de Os Agentes da Água Sagrada…
Haviam mais dois componentes mágicos que eles usavam, um tal de ‘detergermes’ e as pedras sagradas da limpeza
- As pedras sap? – Isso.
- Estão indo muito bem! Esse é só o começo, a cada pergunta respondida com a devida fonte de pesquisa, será realizada uma avaliação e se for satisfatória para fins educacionais você ganha um ponto de imunidade ao vírus e felicidade ao poder ajudar outras pessoas, diminuindo simultâneamente um ponto de ansiedade e de solidão a cada dia. Por hoje é só pessoal, um bom descanso a todos e até a próxima semana!

 
 

Revisei um pouco o texto e acrescentei algumas partes, corrigi algumas e li o texto. Agora, amanhã continuamos para os personagens:

("— Saudações sobreviventes! Alguém na escuta? – Meu nome é André Malaquias de Lima, sou educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Serviço Social do Comércio localizado no Bom Retiro, aproveitrando esse período de quarentena proponho esse experimento de redação dialógica colaborativa com estilo e recursos de RPG. Vamos juntos nessa jornada?— Por favor se apresentem..

- Meu nome é Alteia. Muito prazer! - Prazer. Me chamo Rorina. E eles são Patricia. Shankar, Linfocus e Suroh…
— Estamos em seis então.

////////////
!!

Estamos em seis, então… isso é muito curioso. — Por quê? — Porque aqui tem metade da equipe que costumamos ter.

O que fazemos aqui?

Onde estamos?

Não reconheço esse lugar?

(OBJETIVO: Explicar para o leitor como funciona a zona de ansiedade.
E como ela é?:
Um local no qual as pessoas enxergam seus medos e ele é inteiro caótico, desequilibrado, as estruturas voam, as coisas se desintegram e nada é constante, nada é fixo. Tudo é incerto, tudo fica rodando e rodando e tudo fica meio quebradiço, como se faltasse algo nesse lugar…

O que precisa pra esse lugar funcionar?

Após um pouco de investigação, e alguns toques de inspiração, eles descobrem aos poucos que eles precisam:

Dos diários de cada um, dos arquivos de agenda de cada um. A agenda de cada um possui propriedades especiais que funcionam como uma costura mágica que ajuda a fechar as fissuras de instabilidade existentes nessa zona de incoerência, que por sua vez vai se fechando completamente conforme o equilíbrio existente nas agendas deles vai sendo juntado ao local. Então, os participantes devem se manter íntegros em suas agendas originais – não aquelas de compromissos desvinculados de seu objetivo original, mas aquelas que ajudam o cara a se relembrar de seu passado e de seu propósito – e através disso (dessa distinção inclusive) eles vão achando as ferramentas mágicas que permitem a eles consertar essa realidade até torná-la na Zona Perfeita que precisam para trabalhar e transmutar o mundo para construir O Mundo Dos Seus Sonhos

A Zona da Ansiedade – ZAn.

///

Os Seis Ansiosos:

Alteia:

Morena moçambicana, de seus 36 anos, possui uma estatura física alta e beleza invejável, especialmente pela força que carrega em seu olhar. Mulher forte, de caráter e nobreza, que é capaz de ler dentro das pessoas, buscando ajudá-las em seus anseios mais profundos, faz isso de forma natural. Sua crise de ansiedade é justamente relacionada a sentir que não é capaz de ajudar tanto quanto deseja, pois quando se esforça muito começa a sentir seus limites. Aconselha naturalmente os outros e seus conselhos tendem a ser muito sábios, mas se vê na fronteira quando tem de lidar com seu próprio interior, ainda confuso e inconstante para ela, ela o vê como uma névoa cinzenta que não consegue decifrar, não sabe de onde veio e para onde vai. Aprendeu a lidar com isso de forma a conviver com essa dúvida constantemente, mas vive buscando uma resposta para isso. Talvez por isso consiga ajudar tanto as pessoas à sua volta quando as vê lidando com dilemas similares, e sente que as ajudando consegue se aproximar mais de si mesma, do que ela é, do que acha que é, desejando sempre poder alcançar uma noção mais profunda de sua própria identidade. Come pouco, mas isso quando está em sua fase meditativa, mais durável. No entanto, em sua fase menos durável, que surge raramente, tem uma fome avassaladora e se entrega a todos os desejos, carnais, sexuais, e a todos os tipos de apetites. Busca apenas se controlar para não exagerar demais, pois no passado não tem boas memórias de momentos como esse nas suas fases anteriores. Apenas ela aprendeu a conviver com isso e hoje se enxerga, no passado era como se ela tivesse dupla personalidade e sequer fosse capaz de se enxergar. Mas hoje ela entende um pouco mais, e sabe que isso é necessidade dela para que ela possa se manter mais tempo equilibrada e ajudar os outros com mais eficiência… Mas a busca dela mesma para melhorar mais e mais ainda é constante, no que ela sente que pode a cada momento…
Profissão: Consultora, de aspectos gerais, psicóloga, gerencia a psiquê humana e dá conselhos para a pessoa gerenciar seus próprios impulsos. Ajuda as pessoas a controlarem sua ansiedade, e tem várias técnicas para isso, às vezes personalizadas de acordo com a necessidade do momento.

///

Dra. Patrícia:

Patrícia LaceLove, a visionária e programadora da turma. Ela possui uma vasta curiosidade sobre a procedência das coisas, e busca setorizar cada coisa em seu lugar, pois assim sente que pode entender melhor as coisas como um mecanismo, e isso a ajuda a enxergar melhor o universo. Ela definia as coisas por sistema, então cada coisa absoluta ela simplesmente isolava em porcentagens pois cada coisa.
Inclusive as pessoas, ela identifica por sistemas, como cada uma delas tendo sua função. Mas mesmo elas, ela sabe que não possuem uma função só.

///

Profissão: Programadora, de movimentos humanos e de interfaces gerais. Ela ajuda a gerenciar os aspectos mecânicos e métricos da interface programática da agenda. Programadora genética e mental também, lida com as coisas como sendo mecanismos, enxerga tudo como um grande sistema em que as coisas estão conectadas mas cada uma tem sua função, e delimita essas funções para cada coisa mesmo sabendo que as coisas não “são” apenas para uma função. Então, ela busca estimar porcentagens para as funções de cada coisa, jamais deixando a entender como se cada coisa servisse para uma função só.

Força, Fraqueza, Necessidade, Desejo.

///

Água Purificadora.

Previne contra a parte física do vírus. Todas as Formas Dessa Água possuem este simples propósito: combater de forma preventiva o vírus em diversas de suas formas.
Este também pode ser o Soro transformador, mencionado em nossa outra obra.

///

((("- O que viemos fazer aqui?
- O objetivo é se adaptar e sobreviver em meio ao caos, juntando e resumindo o máximo de informações sobre combate ao vírus e manutenção da saúde e bem estar que conseguir. Organize este cenário bagunçado, listando tudo o que sabe que precisa e quer fazer, definindo horário para cada tarefa , separando informações por tipo e ordem de prioridade. Organize as linhas e colunas as letras e palavras espalhdas por ai e monte uma agenda com base em sua rotina tradicional. Diferencie o ideal do real e vá mudando seus hábitos aos poucos, acordando mais cedo. Para uma visão otimista de mundo, liste as vantagens de ficar em casa. O que podera fazer agora que antes não tinha tempo?
- O que gera esse caos ? – Um vírus de origem desconhecida que muda de nome, forma e função que se espalha rapidamente contaminando a mente e o corpo das pessoas e levando-as a troca de realidade, desencorando desse corpo para outro corpo e outra vida.

- O que temos que fazer?- O cenário está bagunçando tarefas e horários espalhados por todo lado, acorda-se tarde e há sempre mais coisas a fazer do que tempo, que foge como um coelho, a falta de diciplina e motivação somada ao isolamento dessa fase nos faz perder pontos, ter prejuizos emocionais e financeiros. – O cenario vai ficando cada vez mais bagunçado e dificil de organizar. – O que esta vendo agora é um reflexo de como sua mente está, por causa do virus. – Mas trazemos boas noticias: há como combatê-lo! Todos juntos nessa jornada?
- Como combater esse vírus afinal? — Organizando a rotina de vocês… coloquem cada objeto em seu devido lugar, juntando o que é de todos e o que é individual de cada um, separando por forma e função. – Serão como uma familía nessa realidade, com uma missão comum, se não souberem conviver deverão arrumar um espaço individual por conta própria, mas lembrem-se de manter a mente sã buscando respostas para as perguntas difíceis desse tempo…
- Aqui vão algumas regras de colaboração:
- Você pode colocar seus problemas pessoais como desafios que fazem parte da jornada.
- Pesquisar a veracidade das informações usando fontes contrárias.
- Colocar seus problemas como desafios que fazem parte da jornada.
- Não se esqueçam de dar continuidade a um tema tratado pela ultima pessoa que escreveu dialogando com ela.
- Façam sempre perguntas nunca afirmações .
- Cada proposição ou ideia devera apresentar uma proposição contraria com argumentos, fontes e fatos.
- Assim estimulamos um rico debate baseado em fatos não opiniões. – Afinal, opiniões sem embasamento serão desconsideradas para que a atividade não entre no campo ideológico.
- Jogadores terão que pesquisar respostas as perguntas fazendo novas perguntas.
- Cada jogador-personagem terá que pesquisar respostas para perguntas fazendo novas perguntas.
- Lembrando que comentários de cunho ideológico ou ofensivo serão excluídos.
- Aceitamos a liberdade de expressão desde deque não firam os direitos de outros.
- Por onde começar? – Buscar respostas para essas e outras questões de interesse global e mais relavantes para o momento :
- Como manter e construir relaçãos afetivas remotamente?
- Como a humanidade pode passar a viver melhor?

“O Bom Escultor sabe valorizar a Pedra que Usa Para Trabalhar…”

Circus Angelicus (referência a Et Panis Circensis (Pão e Circo) + Panis Angelicus e o resultado também dá C.A., que lembra coisas interessantes…)

- É verdade que as crises são o primeiro passo para mudança?
- Qual a melhor forma de lidar com entes queridos?
- Como manter e construir relaçãos afetivas remotamente?
- Como diminuir a ansiedade e sobreviver com qualidade de vida de dentro da sua casa?

- Isso ajuda a combater o vúrus mental, mas e o físico? – Lembro que um de nós falou sobre os agentes da desinfecção.
- Aqueles que usavam a água sagrada? Também chamada de água que arde, água que sana, água que queima… ninguém ainda sabia o que continha.
- Tudo que eles tocavam com seus dedos que tinham tocado a água sagrada, causava desinfecção digital.
- Tudo que tocavam com suas mãos, seus pés, suas luvas ou suas botas era desinfetado.

- Além disso, combatiam o vírus mental também, quando esse se mostrava essencial para combater melhor o vírus físico. – Assim, tudo o que falavam, limpava o espírito e acalmava a mente e o coração das pessoas, já que não tinha viés ideológico e parcial, tratava-se de necessidades universais e práticas dificeís de questionar…

- Por acaso eles bebiam água sagrada e tudo que eles comiam ou beijavam era desinfetado? De modo algum que eu saiba ! Foi isso que eu disse ? Eu disse isso? Isso é muito perigoso, pode destruir o corpo, eu não sei, eu não disse isso, isso não é outra coisa…?
- Tocavam a água sagrada gira (??? aqui é outra coisa escrita, mas o quê?) do corpo, externo. Dentro do corpo, interno é outra coisa.
- O que era desinfetar para os agentes da desinfecção? – Olha parece que os fetos dos microrganismos e nanorganismos era retirado por adesão e levados para onde fossem positivos e não prejudicassem ninguém.
- Eles diziam cantando: eu desinfeto, tu desinfetas… – Alguns os chamavam de loucos por seus modos excêntricos e seu estilo de vida alternativo, outros os achavam geniais..
- E andavam pelo mundo desinfetando tudo com os pés os caminhos, pisos e passagens e levando fetos passageiros para outros lugares… onde fossem neutralizados em sua fome devoradora…
- E com as mãos, desinfetavam maçanetas, alças, corrimãos…
- E os copos e talheres? Não sei… parecem que sempre eram lavados com água sagrada antes e depois de serem usados…
- Mas primeiro eles mergulhavam as mãos na água sagrada e esfregavam uma na outra num ritual estranho…
- E esta história foi chamada por nós de Os Agentes da Água Sagrada…
Haviam mais dois componentes mágicos que eles usavam, um tal de ‘detergermes’ e as pedras sagradas da limpeza
- As pedras sap? – Isso.
- Estão indo muito bem! Esse é só o começo, a cada pergunta respondida com a devida fonte de pesquisa, será realizada uma avaliação e se for satisfatória para fins educacionais você ganha um ponto de imunidade ao vírus e felicidade ao poder ajudar outras pessoas, diminuindo simultaneamente um ponto de ansiedade e de solidão a cada dia. Por hoje é só pessoal, um bom descanso a todos e até a próxima semana!“)))
EEEEEE!”)

 
 

sescsp.org.br/ead

ead.sesc.digital/

 
 

Os vídeos semanais são feitos de duas formas: ou têm 4 minutos (e assim cada vídeo desses é dividido em quatro blocos / cada bloco tem um minuto), ou têm um minuto cada (e assim são feitos quatro por semana, cada um cobrindo um bloco).

Os blocos são os seguintes, essa é a explicação:

Vídeo 1 (Apenas na Primeira Semana segue essa sequência de blocos):

Bloco A: Apresentação do Projeto Completo;
Bloco B: Base do Roteiro;
Bloco C: Como Jogar o Roteiro;
Bloco D: Dados do Dia.

Dos Vídeos 2 em diante (segunda semana para o resto), segue a seguinte sequência de blocos:

D (os dados do dia vêm primeiro);
A (Apresentação do projeto completo, o mesmo resumo / teaser / VINHETA);
B (Base do Roteiro AMPLO – Vídeo que quase não muda, mas muda um pouco / sinopse semanal);
C (Como jogar – esse bloco de vídeo tem MUDANÇAS SEMANAIS – cada semana novas regras são enviadas para deixar dinâmico o modo de jogar).

Seguindo essa sequência, temos nossos vídeos semanais.

 
 

youtu.be/-zi19jGboxI

 
 

Vinheta roxa antiga https://share.riseup.net/#RN7M0lO_P9c69_FM_5ONAw

 
 

6 segundo de apresentação com a cara do educador
Nesse tempo durante os 4 primeiros segundos em que o educador diz seu nome a câmera está perto de seu rosto -
Depois a câmera se afasta e aparece uma escrita na parede com seu nome e profissão
Ele aparece novamente no 12 segundo até o 16 de costas trabalhando
Depois aparece ele de frente montando a mesa até 0 segundo 20
Depois começa a filmar sua mão até o 23 segundo
do 22 segundo em diante mostra ele de cima desenhando do 24 em diante temos as mãos deles pintando novamente
Segundo 27 mostra o rosto dele olhando para o papel enquanto desenha.
Segundo 28 mostra ele olhando para a prancheta
Segundo 29 mostra ele desenhando na prancheta
Segundo 31 mostra ele desenhando na mesa de novo e depois temos uma transição de vertical
segundo 32 mostra a cara do educador de novo e o nome da atividade sendo escrito na parede.
segundo 35 mostra o trabalho dele pronto sendo passado na tela de cima para baixo
segundo 39 mostra o rosto dele novamente, ele falando até o segundo 41
do segundo 41 passando para o 43 temos um desenho dele
do 43 até o 44 temos um métodos de transição onde se desconstrói o desenho rapidamente ele dá lugar ao nome da atividade escrito em formato de desenho

O foco nele e o que ele têm para ensinar é total do começo ao fim do vídeo
O slogan da atividade é feito em desenho, o nosso precisa usar uma fonte que dê a ideia de literatura com fundo de aventura RPG.

 
 

(("Vídeo dos quadrinhos:

Mostra a cara nos primeiros 6 segundos;
Mostra quadrinhos;

Intercala seu rosto e os quadrinhos.

Seu rosto aparece em 18 segundos do vídeo (ou seja, em aproximados 20% do vídeo).

“))

 
 

www.facebook.com/watch/?v=228812258229662&ref=external

www.facebook.com/watch/?v=562300847602673&ref=external

www.facebook.com/watch/?v=3069943283049029&ref=external

 
 

Mapeamento do vídeo do Kojima

segundo 0 ao 55 mostra o nome da atividade bem grande com a foto do produto final no fundo

segundo 55 até o 47 mostra a cara do Educador se apresentando com uma legenda com

 
 

Olá, você sabe qual a importância das árvores?

• As árvores nos conectam com nossos ancestrais. Exemplo: O pai de nosso pai sabia plantar abóboras, leguminosas, mandioca, e muito mais nessa nossa terra! E plantou limoeiro, abacateiro, cafeeiro e outras plantas ainda vivas. As plantas ainda nos trazem a energia dele, mesmo com ele fora do corpo faz algum tempo.
Isso acontece em todo meio familiar. As plantas plantadas pelos ancestrais dela – quando ela herda a casa – permanecem até hoje em contato com os vivos da família. Isso não muda.
Nos casos em que a casa muda de mãos, a energia dos ancestrais de uma família se conecta com a energia de outra família, e as árvores ajudam a equilibrar essas duas energias. E a conexão espiritual entre ambas tende a ocorrer de forma favorável no que depende dessas lindas plantinhas!
Assim, não só como veículo de sua própria energia, as nossas mães-árvores nos trazem a energia de nossos ancestrais! Isso é muito lindo!!

///

Nossa vida muda bastante por causa desses seres de luz que estão conosco. Suas folhas curam. Seus chás curam. Suas folhas acalmam. Trazem paz ao espírito, curam a ansiedade. Cada ser humano tem ligação com 78 árvores, por ser esse número de árvores que cada ser humano deveria plantar para poder gerar o oxigênio suficiente para sobreviver durante uma vida toda?

///

O que mais?
As árvores são nossas guias! São nossas mestras silenciosas! Cada transmissionário que estiver ligado às suas folhas, estará ligado ao Universo!

Da mesma forma, comer o fruto da árvore gerará o reconhecimento das luzes e das sombras existenciais. O ser que comer o fruto da luz poderá andar Por Entre As Sombras, entre as raízes das árvores, para entender a existência das árvores através de suas sombras, e quando alcançar o fruto das sombras, poderá entender a luz, e irá andar diretamente nela, através das copas das árvores mais altas…! Então, poderá entender como pode ser a árvore o ser que conecta diretamente as luzes às sombras…!

///

OK. Consegui falar um pouco sobre isso, sobre As Folhas Do Conhecimento, e elas me deram ideias bacanas! Vou conseguir conectá-las com todas as personagens-árvores interessantes que temos na história, vou poder conectar ao Por Entre As Sombras, ao Messias-Planta (e a Fheus e sua conexão com esses seres), aos minetais e anitais, aos caldeirões de Altharem, as ervas dos Homens da Terra, às plantas subterrâneas de 3 Mill e a vários outros núcleos que envolvem essa questão de vegetais e suas conexões profundas…!!! Viva os vegetais sagrados!!!

///

RASCUNHO INICIAL SAGRADO:

Nível de gradação da história:

1 – Ninguém sabe sobre as árvores – vamos falar uma frase pra quem vive com elas, mas nem lembra que elas existem ou o que elas fazem por eles;
2 – Alguém sabe um pouco sobre as árvores;
3 – Alguém sabe sobre as árvores, sabe que elas existem, mas não liga tanto para elas;
4 – Alguém sabe sobre as árvores, e ora liga e ora não liga para elas;
5 – Alguém sabe sobre as árvores, e liga para elas;
6 – Alguém sabe sobre as árvores, e se importa com elas;
7 – Alguém sabe sobre as árvores, e gosta delas, e quer preservá-las;
8 – Alguém não só sabe como ama árvores e o que mais quer é que elas estejam vivas, embora isso não seja sua tônica total;
9 – Alguém não só sabe como ama árvores e o que mais quer é que elas estejam vivas, custe o que custar…;

Para nós, acredito que seja bom usar só da primeira à sétima linha. Adiante mais, não precisa usar por ora…

///

RASCUNHO MAIS PRONTO, PARA REVISÃO E EDIÇÃO:

Cada árvore traz um conhecimento diferente;
Procuramos uma árvore em especial, com um conhecimento distinto que precisamos saber e lembrar;
Uma árvore numa curva;
Temos que achar uma árvore numa curva, e existem várias diferentes. Qual delas será a que procuramos que irá nos ajudar a recuperarmos o nosso conhecimento que queremos?

O Messias Planta;
Tem ligação com Fheus? É uma de suas 78 árvores sagradas?
É uma das árvores-matrizes?

É uma das árvores de Headven ou de Sumbreu?
Ou é uma que liga ambos?
De onde parte seus conhecimentos? De suas folhas, de suas flores ou de seus frutos? Ou de suas raízes? Seria seu tronco?
Onde fica essa curva em que ela está plantada? Liga o que com o quê?
Onde fica a estrada em que fica essa curva? Liga o que com o quê?
Quais as coordenadas geográficas em que está essa árvore no mundo? Tem como ser vista por satélite?
Os olhos podem ver essa árvore?
É possível tocar nessa árvore?
Suas raízes se estendem até onde?
Que cheiro vem dessa árvore? Qual o cheiro de suas folhas? Qual o cheiro de suas flores? E mesmo seus frutos, qual o cheiro deles?
Qual chá pode-se fazer com suas folhas? Quais delícias podem ser preparadas com seus frutos?
Que sons fazem as folhas dessa árvore do conhecimento? E qual conhecimento essa árvore nos passa?

Você sabia que as árvores podem se mover sim? Só que de um jeito mais lento que estamos acostumados a ver?
E assim, as árvores podem andar? Podem falar? Podem se movimentar? Giram? Abraçam? Mesmo chutam? Fazem coisas?
Cada coisa dessas uma árvore pode fazer, sob condições específicas…?
Sim!

Mas vamos explorando melhor, essas árvores do conhecimento…!
Por ora é só!

///

PRÉ-TEXTO, QUASE PRONTO:

///

TEXTO PRONTO / PROTÓTIPO. FICA ASSIM PARA EU, PAI E RAW (NÓS) REVISARMOS.

 
 

REFS

EEC

MICROMIDIA

FHEUS BRUDHAAS ALTHAREM POR ENTRE AS SOMBRAS BITCOINS UM VÍRUS DE UNIVERSOS ISÓPOLIS OS HOMENS DA TERRA OS PEREGRINOSLOBOS SOLITÁRIOS – LOBOS MONGESMONGES TIGRESTIGRES SOLITÁRIS - DAWNS E ADAWNS

REP
ISO
GEN
REF BANCO DE MADEIRA CADEIRA BLOCO CHAIR CHAIN
T 3

O PAPEL DAS PLANTAS

O PAPEL DAS ÁRVORES

ARVORADIAN

A ÁRVORE MÃE

ARVORADA MATRIZ

O PAPEL DA ARVORADA

QUANDO A ARVORADA VIRA ALVO
E A ALVORADA ILUMINA OS ARVOREDOS
E AS AVES ARVORAM SUAS REVOADAS

 
 

www.alemdaimaginacao.com/Noticias/os_mi...

 
 

ENQUANTO ESTÁVAMOS NO CIRCO
BITCOINS PARA O CIRCO 3000
TRILENIUM
ESTATHEUS
FHEUS / DILEMA DAS ERAS
BRUDHAAS
ALTHAREM
POR ENTRE AS SOMBRAS
MEMÓRIAS DE UM HOMEM COMUM
SENSAÇÕES / EMOÇÕES (SUROH)
SHANKAR E MAVINC (POLIELOS)

FORÇAS OCULTAS (C5 / ANTARES E ARTHEMIS)
SOLUNA (A TERRA DIVIDIDA) (SOLOS / BRÉA → SOLANA / NIGRO)

///////////

ISÓPOLIS
PROBABILÍSTICA
HOMENS DA TERRA
PEREGRINOS / NÔMADES / MONGES / LOBOS-SOLITÁRIOS
ROBÔS ANTI SERIAL KILLER
DAOWNS / ADAWNS
DRACONTES / TRANSIÇÃO DE SUMBREUM P/ ARQ HUMANOLITICUM
(LUXLENASMANIPULAM A LUZ PARA AJUDAR – E LAMPEREASMANIPULAM OS FOCOS DE LUZ NEGRA PARA LIVRAR DAS ATRAPALHAÇÕES)
FADUSHAS
HUMANEPHILINS
SMILODOOM
LETARMAQ E A TEORIA DAS CONQUISTAS / ERA DOS EXPERIMENTOS BIOLÓGICOS / ANON ARQA

///////

MARE CANTILIA
PELOS CAMINHOS DE FLEXIA
ZONA DE DESAMBIGUAÇÃO
ZONA DA ANSIEDADE
ZONA DO IMAGINÁRIO HUMANO
A CURVA
O VEÍCULO VIAJANTE (VOLKSTEIN) (NAVEHICULECTRICA BELICTRONICUM)

ÓLEO NEGRO E OURO TRANSPARENTE

///

AS 3 IRMÃS GUARDIÃS DE UMA DAS PLANTAS-ÁRVORES DO CONHECIMENTO:

LOIRA (MILHO) → ALVANE DALIZ (CHAMADA NORMALMENTE DE ‘ALVA’ – ALICE + DALI → ) (UMA OUTRABRANCA DE NEVE’?)

MORENA (FEIJÃO) (MENINA DA TERRA / CONEXÃO COM OS HOMENS DA TERRA) → EVANY DALIZ (CHAMADA NORMALMENTE DE ‘EVANIE’ -

RUIVA (COM OLHOS VERDES GRANDES BEM PUXADOS E PELE ALARANJADA BRONZEADA COMO A DE ÍNDIO E CABELO COM RAIZ RUIVA E PONTAS VERDES) (ABÓBORA) → (ARQADIANE DALIZ E ARVOH RADHIA / MENINA CONECTADA COM A ÁRVORE DO CONHECIMENTO, ÁRVORE QUE É LIGADA A TODOS OS TEMPOS E A MENINA É GUARDIÃ DELA E VICE-VERSA, A ÁRVORE A PROTEGE DOS PERIGOS DE FORA DA FLORESTA, LEVANDO A MENINA A PASSEAR EM SUAS RAÍZES E DESCOBRIR A HISTÓRIA DE TODOS OS SEUS ANCESTRAIS) (ARVORAR / ARVORADA)
AVÓS PATERNOS APACHE E TUPI E AVÓS MATERNOS RUIVOS-VIKINGS E JET-BAALS / FENÍCIOS (TEM GENTE DE ASCENDÊNCIA CHINESA E ORIENTAL FORTE EM SUA GENEALOGIA)
(A PIRATA CHINESAFLAGELO DO MARTERIA ENGRAVIDADO E DEIXADO UMA FILHA JUNTO COM ÍNDIAS AMAZONAS AQUI NO BRASIL…? ‘TERRA DA ABÓBORA’)

/////////

UMA DAS MENINAS SE TORNA O SMILODOOM (ALGO ESTILO MÉDICO E MONSTRO)
(O NAMORADO QUE CORRE DELA, E CHAMA-A DE ‘A LUZ PROMETIDA’ – O NOME DELA PODE SER VERA / NASCIDA EM VERA-CIDADE)

////

FAKE OLDS (AS MENTIRAS PROPAGADAS DE PAI PARA FILHO)
A NEBULOSA HEREDITÁRIA (NÉVOA QUE PASSA DE PAI PARA FILHO, OBSCURECENDO A PERCEPÇÃO DOS HOMENS).

///

“VOCÊ TEM QUE SEGUIR PELOS CAMINHOS CERTOS” – CONSELHO DADO ÀS 3 IRMÃS PARA QUE ELAS NÃO SE PERCAM DE SI MESMAS, QUE QUANDO ELAS O FAZEM, A TERRA SECA, E ELAS INFLUENCIAM NAS PLANTAÇÕES DE FEIJÃO, ABÓBORA E MILHO.

 
 

Duvidas: Como os personagens entram nessa história? Qual a importãncia deles serem escolidos ou inventados se não estamos lidando com suas habilidades mas sim com dados sobre os ancestrais dos próprios jogadores?

De que forma essa pesquisa sobre as plantas e nomes dos ancestrais, se relaciona a todo o projeto?
Como as árvores podem ajudar a combater as crises auais como o coronavírus?
Como nossos ancestrais podem ajudar a combater as crises atuais como o coronavírus?
O que colocar em dados do dia?
Quem teve melhor desempenho?Pontuação de cada jogador?

 
 

Qual o ambiente de interação no jogo?

 
 

Articulação lúdica e científica da cultura tecnológica livre por meio da iniciação à Engenharia Colaborativa.

 
 

usada nas estruturas e redes de comunicação, manutenção e … humanas.

 
 

“estruturas e redes de comunicação, manutenção e ORGANIZAÇÃO humanas.”

 
 

cubuc → pode 60 caracteres, 15 linhas;
grubuc → 40 a 50 caracteres (60 é possível, ficando lá no fim), x linhas (testar a seguir).

 
 

Esquemática
4 minutos de vídeo
12 fases
3 fases de fundo cada vídeo na sequência

Vídeo 1: 60 segundos 4 segundos vinheta 6 segundos apresentação André Malaquias 50 segundos de vídeo – 4 segundos por linha 13 linhas de conteúdo – 50 segundos

Projeto no contexto atual?
educação complementar
extracurricular
cultura livre
cursos livres
educação informal
fomento cultural
cultura
educação tecnológica e artística

iniciação artística e tecnológica

iniciação para a iniciação artística e tecnológica

educação para iniciação artística, ecológica e tecnológica

cultura digital livre

Articulação da cultura tecnológica livre. e responsável

Iniciação cientifica

Ciência livre

Articulação lúdica da cultura tecnológica livre.

Articulação lúdica e cientifica da cultura tecnológica e computação livres por meio da iniciação à engenharia colaborativa usada no desenvolvimento das redes mundiais de comunicação

Articulação lúdica e cientifica por meio da cultura da tecnologia e computação livres, para iniciação à engenharia colaborativa usada no desenvolvimento das redes mundiais de comunicação

Estou convidando pessoas para estudos, trabalhos de pesquisa e diversão por meio de interfaces colaborativas da rede mundial de comunicação.

sala digital destinada a atividade

versão digital do ETA

se você já conhece ou já jogou

se você já participou de jogos com estilo de roteiro para grupo

críticas e sugestões ao jogo devem ser feitas em área destinada

colaboração organizada

desenvolvimento colaborativo organizado

DCA – documento de comunicação administrativa

Desenvolvimento colaborativo organizado

DCO – keep

personagem mutante só pode mudar a cada 10 semanas

regras para criação de personagens

personagens proibidos

não haverá vampiro arqueiro, elfo, bruxo,

personagem que não mata. com habilidade apelativas.

personagem cenário.

personagens já criados que são muito poderosos não podem ser escolhidos devendo ser apenas NPC

todo processo é colaborativo, todos devem tentar se ajudar

só se eleva de nível ajudando os outros e competindo consigo mesmo

O QUE TẼM QUE FAZER NESSE JOGO? DESCOBRIR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO

DESVIAR DAS CAMADAS DE FALSIDADE? NÉVOAS DA ILUSÃO? NEBULOSAS ILUSIONISTAS?

DESCOBRIR QUAL FOI A REALIDADE ALTERNATIVA ORIGINAL

QUE PISTAS VOU TER

QUE PISTAS TEREI DE QUE ESTA REALIDADE É FALSA?

A CADA MOMENTO QUE INVESTIGAMOS

NOSSA REALIDADE É MUDADA, COPIADA,

E CADA UMA DE SUAS IMAGENS VIRTUAIS

FUNCIONA COMPLETAMENTE MAS COM DEFEITOS GRAVES

FUNCIONA MAS COM DEFEITOS GRAVES

 
 

média de legendas SRT: 10 por minuto (600 por hora, 150 a cada 15 min);
mínimo de legendas por minuto: cerca de 5 (muito tempo sem fala);
máximo de legendas por minuto: cerca de 20 (praticamente falando a toda hora).

 
 

legendas SRT, também têm:
máximo de 33 caracteres;
média de 15 caracteres;
mínimo visto: 4 caracteres (varia da frase);

Sendo de 10 a 20 por minuto, média de 15 caracteres (porém quase sempre em 2 linhas), temos cerca de 10 frases de 30 caracteres a cada minuto. Isso dá 300 caracteres por minuto, ou uma média de 5 por segundo (uma média de 6 segundos a cada frase). (sendo que cada frase tende a ser lida / falada em 4 segundos, numa média).

 
 

Então, 10 legendas por minuto – média de 6 segundos para cada legenda, sendo 2 linhas de 15 caracteres a cada legenda, numa média, e sendo 4 segundos de leitura e 2 de pausa.
Quando tem 20 falas por minuto, aí são frases mais curtas, sendo falas de 3 segundos (2 de fala e 1 de pausa).
Mais métricas depois…

 
 

Criei essa página para ajudar a definir as regras

we.riseup.net/rnaal/regras

Fontes que estou usando: pt.wikihow.com/Escrever-Regras-para-o-s...

social.stoa.usp.br/articles/0048/5806/N...

rpg-escolamitica.weebly.com/regras-gera...

 
 

we.riseup.net/rnaal/narrativas-para-jogos

 
 

www.google.com/url?q=http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais4asjornadas/q_l_generos/ana_lucia_mendes_antonio.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwi1hrPxnofpAhVPI7kGHdUBA H4QFjAFegQIBBAB&usg=AOvVaw3PzKWuYoFpd4nDBJRR-63b

 
 

Narrativas Translineares – Pesquisa:

www.google.com/search?client=firefox-b-...
www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Narrativas+translineares
www.dicio.com.br/translinear/
www.revistadeletras.ufc.br/rl22Art02.pdf
br.pinterest.com/pin/433049320409980549/

///

Esse Jogo é Baseado na Realidade Cotidiana

// Esse Jogo é Baseado na Parte Oculta da Realidade Cotidiana

/// Esse Jogo vai ser baseado por todos os participantes na Realidade Cotidiana

/// Esse jogo foi projetado para que todos os participantes possam se basear na realidade cotidiana para criar suas narrativas interativas

Referência ao Ficcional-Documental
bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_71d3c6...

Artigo de Talita Cruz Bastos – UERJ

“Documentário e ficção estiveram separados por longo tempo. A produção documental contemporânea tem explorado a relação que sempre existiu entre documental e ficcional apesar de ambos serem vistos como opostos. A obra do documentarista Eduardo Coutinho é um exemplo de como a mudança de ponto de vista em relação à ficção tem mudado no documentário. Elementos como a narrativa subjetiva indireta livre, a noção de fabulação, a visão do documentário como um dispositivo relacional e os deslocamentos no campo que apontam para um documentário expandido são desenvolvidos neste texto. A descrição e análise de três filmes de Eduardo Coutinho representativos dos deslocamentos do documentário em relação a si mesmo, à ficção e ao experimental é realizada a fim de exemplificar o desenvolvimento de uma outra linguagem para o documentário. A combinação da base teórica apresentada com as análises dos filmes confirmam essa tendência à experimentação do documentário contemporâneo, constituindo novas estéticas e poéticas de realização do documentário.”

O QUE UNS VIVEM EM UM DIA OUTROS VIVEM EM 1000 ANOS

a cada semana ou aventura publicada
a cada semana ou roteiro de aventura publicado

ALTERNATIVA METAFISICA

ALTERNATIVA MUNTIFUNCIONAL

cada jogador inicia um novo ciclo de desafios

O JOGO VAI PROPONDO DESAFIOS INTELECTUAIS CADA VEZ MAIORES PARA O GRUPO RESOLVER JUNTO

cada vez que uma nova parte do roteiro for publicada, inicia uma

cada jogador tem uma nova oportunidade de se divertir e aprender, de aprender e se divertir

como o jogador participa? descobrindo coisas indicadas e publicando para todos

encontradas e achadas

cada fato da vida humana que for descoberto, deve ser compartilhado com todos os times

tudo o que for escrito por ti, pode ser aproveitado para ajudar os outros desde que sigas as regras.

explorando pistas deixadas e comportilhando-as

CADA UM DOS SEUS APONTAMENTOS NESSE ROTEIRO PODE SER VALIOSO PARA TODOS OS DEMAIS

O JOGO DA POSTAGEM SAGRADA

A IDEIA TEM FOCO NO ESTIMULAR O SABER COLETIVO.

A IDEIA É TER FOCO EM PROMOVER CONHECIMENTOS NOVOS PARA TODOS

AMBIENTE MULTIPLATAFORMAS

AMIL-
AMPLOAMBIENTES MULTIPLATAFORMAS PARA LITERATURA ONISCIENTEONIPRESENTE

PERSONAGEM E ESCRITOR AO MESMO TEMPO. UMA EXPERIENCIA ONDE VOCE É O PERSONAGEM E O ESCRITOR DA HISTÓRIA, DRIBLAR AS MANIFESTAÇÕES VIRAIS
SOMOS CIENTISTAS ESTUDANDO A HUMANIDADE

narrativas translineares – Pesquisa Google
www.google.com/search?q=narrativas+tran...

 
   

www.fabricadejogos.net/posts/artigo-nar.../

catracalivre.com.br/quem-inova/jogos-na.../

www.catarse.me/terra_devastada